domingo, 27 de novembro de 2016


Projeto: Brincadeiras Antigas


Justificativa:
Hoje as crianças só pensam em brincar de videogames, jogos eletrônicos, computadores. As brincadeiras tempos atrás eram bem mais divertidas e além de tudo muito saudáveis e criativas. Brincar de Bolinhas de Gude, Carrinhos de rolimãs, pega-pega, passa- anel, roda pião, soltar pipa, pular corda eram brincadeiras de antigamente. Mas hoje não se vê mais as crianças fazendo essas brincadeiras. A tecnologia e também a violência restringiram as brincadeiras e fazendo que as crianças fiquem horas e horas na frente do computador ou mesmo da televisão.Jogos eletrônicos estão sendo o meio mais utilizado pelas crianças e jovens. Ficam ocupados em passar fases e vencer obstáculos, disputar corridas alucinantes.Tudo isto sem a criança sair do lugar, ficando assim a cada dia mais no sedentarismo. Pensando nisto, resolvi resgatar as brincadeiras e jogos da nossa cultura popular inserindo essas brincadeiras, que são de suma importância para o desenvolvimento físico da criança. Estes jogos e brincadeiras são atividades que poderão ser compartilhadas até com seus familiares, colegas e amigos de sua comunidade.

O brincar e o jogar são atos indispensáveis à saúde física, emocional e intelectual e sempre estiveram presentes em qualquer povo desde os mais remotos tempos. Através deles, a criança desenvolve a linguagem, o pensamento, a socialização, a iniciativa e a auto-estima, preparando-se para ser um cidadão capaz de enfrentar desafios e participar na construção de um mundo melhor.

Este projeto envolverá um conjunto de fatores que devem existir para uma vida melhor e saudável. Isso é, que para se ter uma boa qualidade de vida, é necessário mudança de comportamento, vivência de novos valores, disciplina, respeito mútuo, atenção a saúde, solidariedade, entre muitos outros.

OBJETIVOS:
Resgatar valores, socializar brincadeiras que eram realizadas no passado, ampliar seu círculo de brincadeiras, tornar as crianças mais solidários e participativas, incentivar o trabalho de equipe.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

• Competições de brincadeiras ( Corrida do Saco, Corrida da batata na colher, Dança das cadeiras, Taco, Amarelinha, Batata Quente, Cabo de Guerra, Pé de Lata, Elástico, Peteca, Queimada, etc );
• Reconhecer semelhanças e diferenças da criança de hoje e de outros tempos; 
• Identificar o cotidiano de uma criança nos tempos atuais; 
• Pesquisar com as crianças, quais brincadeiras que mais gostam; 
• Descobrir as principais manifestações folclóricas em nosso país; 
• Confeccionar de Pipas ( a mais engraçada, Original, Diferente ); 
• Identificar e reconhecer Músicas Folclóricas,cirandas; 
• Utilizar Trava-Línguas, parlendas; 
• Resgatar jogos, canções, danças de rodas e brincadeiras de antigamente. 




METODOLOGIA e ESTRATÉGIAS:

• Material didático 
• Livros de histórias 
• Gravuras e Cartazes 
• Textos e leituras variadas 
• Atividades xerocopiadas e dirigidas 
• Criações diversas 
• Vídeos 
• Pesquisa com pais, familiares, vizinhanças sobre brincadeiras/jogos do tempo deles em criança; 
• Diálogos e relatos 
• Músicas 
• Recreações, jogos e brincadeiras 
CONTEÚDOS:
• Uso da linguagem oral para conversar e expressar idéias e opiniões; 
• Leitura de pequenos textos como: Trava-Línguas, Parlendas, Canções,etc; 
• Cantigas, danças de roda, brincadeiras antigas e brinquedos utilizados pelos nossos pais e avós; 
• Participação em jogos, brincadeiras de antigamente; 
• Participação nos jogos. 



AVALIAÇÃO: Acontecerá no decorrer do processo através da observação e execução das atividades aplicadas. O presente projeto será aplicado de Outubro à Novembro. 

É através das crianças que se perpetuam as brincadeiras tradicionais, sendo, estas, preservadas e recriadas a cada nova geração. Portanto, resgatar a tradição das brincadeiras é uma forma de ampliar o universo lúdico e cultural das crianças, além de promover uma interação com outras gerações. Assim como nossos pais e avós, com certeza temos uma história pra contar sobre nossos brinquedos prediletos e uma brincadeira a ensinar.  




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