sexta-feira, 11 de março de 2016

SEQUÊNCIA DIDÁTICA


Percebendo a necessidade alguns professores em montar planos de aula sobre os diferentes tipos de Gêneros Textuais, organizei essa sequência didática que auxiliará na criação desses planos, com algumas atividades que poderão ser trabalhadas nas séries inciais do ensino fundamental.

Abaixo podemos relacionar atividades dos seguintes tipos de texto: texto informativo, convite, bilhete, carta e piada (texto informal com o intuito de entreter o leitor).

*Objetivo Geral:

-  Promover a compreensão dos gêneros textuais.

*Objetivo Específico:

- Conhecer a importância dos gêneros textuais nas situações comunicativas;
- Produzir diversos tipos de textos a partir dos gêneros estudados;
- Incentivar a pesquisa, debates e troca de ideias.

*Estratégia e Recursos para a Aula:

- Faça uma explicação sobre os diferentes gêneros textuais apresentando as características de cada um. Não é necessário explicar todos de uma vez, você pode escolher somente um deles, como um bilhete, uma carta ou um convite e planejar a aula em cima dele.

- Busque modelos diferenciados do gênero textual que escolheu  para apresentar aos alunos. Você poderá buscar esses modelos na internet, jornais ou revistas. Monte um painel com os modelos e deixe a mostra para os alunos observar e pesquisar quando sentirem necessidade.

- Trabalhe as atividades abaixo relacionadas, utilizando a metodologia e linguagem necessária de acordo com sua classe.

* Atividades:






*Avaliação:

A avaliação ocorrerá de forma contínua, tendo em vista a participação ativa dos educandos nas atividades propostas, o envolvimento, o interesse, a assiduidade e as relações interpessoais.


***Lembrando que o Armário do Professor é um site de educação onde os professores podem buscar auxílio de planos de aula online, tudo visando a melhoria da educação. Na aba de contatos vocês podem dar sugestões ou ideias de planejamentos para a educação infantil e ensino fundamental 1, aulas de inglês, lembrancinhas, jogos e brincadeiras etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário