Projeto: Livro um objeto mágico
Eva Furnari
Estudando o livro: Nós
Objetivos:
- Ampliar a visão de mundo e inserir o leitor na cultura letrada;
- Estimular o desejo de outras leituras,
- possibilitar a vivencia de emoções, o exercício da fantasia e da imaginação;
- permitir a compreensão do funcionamento da escrita: escreve-se para ser lido;
- expandir o conhecimento a respeito da própria leitura.
- compartilhar seu conhecimento com o outro, respeito e harmonia,
- aproximar o leitor dos textos e os tornar familiares, condições para a leitura fluente e produção de textos.
- Pro fim, possibilitar produções orais e escritos e em outras linguagens. (PCN, 1997)
☻ Conteúdo:
Leitura e escrita
Desenvolvimento:Atividades
- Antes de lerem o livro, escrevam sobre o que vocês acham que é a história,
- apenas sabendo o título e a ilustração da capa.
- Interpretação da história (em duplas)
- Estudando a história, interpretação.
- Desenho
- Leitura coletiva.
LEITURA-DESCOBERTA
INTENÇÃO: RESGATAR A LEITURA DO ALUNO
1ª PARTE
1- Observe o livro e responda as frases abaixo:
· Descreva o que você vê na capa do livro:
· Qual o título do livro?
· Escreva o nome do autor do livro:
· Escreva o nome da pessoa que ilustrou o livro:
· Na primeira folha do livro há informações importantes sobre ele. Responda:
Em qual editora e cidade em que o livro foi lançado:
2- As informações contidas no título da história e na ilustração nos permitem dizer que a personagem:
( ) está se sentindo leve e feliz
( ) está voando
( ) participa de um jogo de pula-pula
( ) está nadando.
3- Responda com atenção: Na 1ª imagem do livro o narrador
nos apresenta Mel. Quais informações nós recebemos sobre Mel?
4- Caso não estivesse escrito na 2ª imagem do livro que os moradores da cidade achavam graça e se divertiam às custas de Mel, apenas com a ilustração, daria para você perceber o fato? Por quê?
5- Podemos perceber no texto, que Mel passou por momentos de tristeza e de medo, mas também de felicidade e de emoção quando conhece Kiko.
· Copie do texto, uma frase que mostre um momento de tristeza e outro de felicidade que Mel sentiu.
· Por que você acha que Mel achava que o pior nó de todos era o do pescoço?
REGISTRO DOS ALUNOS FAZENDO ATIVIDADES.
Projeto: Leitura 2011.
TEMA: O SABOR DA LEITURA COM MONTEIRO LOBATO
APRESENTAÇÃO
É impossível encontrar uma criança que goste da hora do conto. Foi pensando exatamente nisso que surgiu o tema: OS SABOR DA LEITURA COM MONTEIRO LOBATO, levar os alunos a conhecer esse mundo de Lobato onde tudo é possível, boneca de pano falante e divertida, sabugo de milho sábio, crianças ouvindo histórias fantásticas. E não podemos parar por ai, esse sítio do pica pau- amarelo e para os todos os adultos que ainda tem sensibilidade de contar histórias.
Com base no tema pode-se ampliar a linguagem oral e escrita, para que os educando possam fazer o uso da leitura e da escrita na sua vida cotidiana, criando histórias, escrevendo cartas e tantas outras coisas e saborear essa leitura com Monteiro Lobato.
- Ampliar o repertório literário,
- saber quem foi Lobato,
- em que época viveu, o que escreveu e a importância dele para a literatura brasileira; desenvolver a capacidade de comentar o que leu e identificar características de cada personagens do sítio.
MATERIAL NECESSÁRIO
- Livros de Lobato como: Minhas memórias de Lobato/A reforma de Emília/ Caçada de Padrinho e Reinações de Narizinho.
- Cd, com as música do sítio e da Emília.
- Cartas que Lobato escreveu para os pequenos.
- Receitas de Tia Anastácia.
DESENVOLVIMENTO
1º ETAPA: levar uma foto de Monteiro Lobato, logo em seguida pedir para os alunos colete dados sobre o autor.
Produção de texto: biografia de Lobato - texto coletivo ( 2 aulas). Apresentação do site do sítio:http://www.mundodositio.com.br/ e http://www.museumonteirolobato.com.br/ .
2ºETAPA: ler uma história por dia, já que o livro e grande, pare no momento em que você perceber que eles estão com aquela "carinha não pare agora", os alunos ficaram bem curiosos. Que tal ensinar a música do sítio e da Emília.
3ºETAPA: descrever com os alunos os personagens do sítio e , depois reescrever uma história no caderno. (ver depois em anexo).
4ºETAPA: cada aluno deverá fazer o desenho do personagens que mais chamou atenção. Motivar a escrita de uma legenda para os personagens escolhido. Colocar no mural da sala.
5ºETAPA: confeccionar um livrinho de receita. Coletar receita bem fácil da vovó e partir para a montagem do livrinho. No mínimo 5 aulas.
6ºETAPA: Jogo do sítio
1ºPasso: fazer um banco de palavras com o nome de todos os personagens do sítio: Emília, Visconde, Pedrinho, Narizinho, Quindim, Rabicó, Tia Nastácia, Dona Benta, Burro falante, Tio Barnabé, Príncipe Escamoso, Doutor Caramujo, saci, cuca e tantos outros.
2ºPasso: entregue uma cartela para os alunos colorido com 3 colunas e 2 linhas, os alunos escolhe os personagens e pedir para eles não copiar do amigo, cada um escolhe o seu personagens.
3ºPasso: a professora deverá ter todos os nomes dos personagens no saquinho para ser sorteado. Ganha quem preencher a cartela primeiro.
CULMINÂNCIA
Fazer uma apresentação com a dança da Emília e a música do Sítio.
Exposição das atividades realizada durante o projeto: mostrar o joguinho, livrinho de receita, desenhos, histórias, e tudo que for acrescentando durante o projeto.
Confeccionar um convite para a família.
Tudo será registrado com fotos e filmagens.
AVALIAÇÃO
Durante todo o processo observar o desempenho de cada aluno: participação, interesse, prazer e curiosidade. Avaliar o desempenho dos alunos de acordo com os seguintes indicadores.
- Identificação dos personagens,
- Reconhecer características dos personagens,
- trouxe os materiais solicitados, fez os registro pedidos.
- Observar as tentativas de escritas e os avanços.
- Registrar as observações sobre a participação dos alunos nas atividades, como estão realizando o uso da leitura e da escrita.
18 de abril dia do livro
DIA DO LIVRO 18 DE ABRIL
Nasceu no dia 18 de Abril um grande escritor: José Bento Monteiro Lobato. Por isso, nesta data comemora-se o Dia do Livro.
Foi Monteiro Lobato que escreveu o Sítio do Pica-pau Amarelo.
Nos livros aprendemos sobre tudo e sobre o mundo em que vivemos,encontramos sonhos, fantasia e emoções. O bom livro é um insubstituível de cultura e prazer.
O valor de um homem é aumentado pelos livros que lê. Não há maior emprego de economia do que a compra de um livro. Além do prazer de entrar num mundo imaginário, a leitura iniciada na infância é chave para um bom aprendizado escolar. Por isso, contar história é o primeiro passo para a conquista de um novo leitor.
Quando a criança ouve história atraentes, ela com certeza pedirá outros livros para que alguém leia para ela e, mais tarde, para que ela mesma os leia.
No início, escolha a histórias, mas depois deixe que a criança faça sua própria escolha.
Á medida em que vai crescendo adquire o gosto pela leitura, deixa à sua disposição livros com ilustrações, com pequenos ou grandes textos, livros variados em cima de um mesinha bem arrumada atrativa, para chamar atenção dos pequenos.Foi Monteiro Lobato que escreveu o Sítio do Pica-pau Amarelo.
Nos livros aprendemos sobre tudo e sobre o mundo em que vivemos,encontramos sonhos, fantasia e emoções. O bom livro é um insubstituível de cultura e prazer.
O valor de um homem é aumentado pelos livros que lê. Não há maior emprego de economia do que a compra de um livro. Além do prazer de entrar num mundo imaginário, a leitura iniciada na infância é chave para um bom aprendizado escolar. Por isso, contar história é o primeiro passo para a conquista de um novo leitor.
Quando a criança ouve história atraentes, ela com certeza pedirá outros livros para que alguém leia para ela e, mais tarde, para que ela mesma os leia.
No início, escolha a histórias, mas depois deixe que a criança faça sua própria escolha.
É importante ensiná-la a apreciar e cuidar dos livros sendo seu ou não.
A história é lazer, é divertimento, mas é também oportunidade para a criança desenvolver-se no sentido ético, estético e de formação.
É através das histórias que a criança projeta o seu próprio mundo e, ao representá-las, ela encontra maneiras de expressar o que sente, o que cria, o que inventa.
A professora anuncia, canta que vai contar uma história,mostra a capa, os personagens, diz também o nome do autor, se possível a foto do mesmo.
Leia, não se canse de ler nem para você, muito menos para os seus, filhos, alunos, sobrinhos, netos entre tantos outros.
Dia Internacional do livro infantil-juvenil
Hans Christian Anderson nasceu em 2 de Abril de 1805 e venho a falecer em 1875.
Escritor e poeta dinamarquês, escreveu canções de amor à pátria, peças de teatro, histórias e contos de fadas, sendo assim conhecido mundialmente.
Escreveu entre tantas histórias: O patinho Feio, O soldado de chumbo, A pequena vendedora de fósforo, princesa e a ervilha, A roupa nova do rei, entre outros.
Seu pai foi o grande responsável pela sua imaginação e criatividade, pois, apesar de pobres ele gostava de contar história para o seu filho e deixou-o aprender a ler.
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