Planejamento diário:
1° dia
Objetivo da aula: Instigar a imaginação e a criatividade, explorar materiais de diferentes texturas, através das brincadeiras estimular e conscientizar da importância da reciclagem, trabalhar com pintura e colagem desenvolvendo motricidade fina.
· Cantiga de roda
Metodologia: Iremos todos juntos cantar e dançar a cantiga da dona aranha, logo após iremos confeccionar com pet aranhas que iremos pendurar no teto com uma cordinha para puxar (fazendo com que ela suba e desça).
Objetivo: estimular a linguagem para conversar, cantar, brincar, comunicar-se, que cantem e dancem.
Intencionalidade pedagógica: fazer com que todos junto através da música consigam expressar-se desenvolvam a expressão corporal e a linguagem oral.
A Dona Aranha subiu pela parede
Veio a chuva forte e a derrubou
Já passou a chuva
O sol já vai surgindo
E a dona aranha continua a subir
Ela é teimosa e desobediente
Sobe, sobe, sobe e nunca está contente.
A Dona Aranha desceu pela parede
Veio a chuva forte e a derrubou
Já passou a chuva
O sol já vai surgindo
E a dona aranha continua a descer
Ela é teimosa e desobediente
Desce, desce, desce e nunca está contente.
A Dona Aranha subiu pela parede
Veio a chuva forte e a derrubou
Já passou a chuva
O sol já vai surgindo
E a dona aranha continua a subir
Ela é teimosa e desobediente
Sobe, sobe, sobe e nunca está contente.
· Organização da turma para o momento da mamadeira.
Metodologia: as mamadeiras são trazidas da cozinha devidamente identificadas com os nomes dos alunos, todas as crianças pegam suas mamadeiras e deitam no colchão, após terminarem depositam no recipiente para o recolhimento.
Objetivo: saciar as crianças.
Intenção pedagógica: conscientizar o aluno sobre a importância da independência e organização.
· Fazendo o seu próprio brinquedo.
Metodologia: com materiais recicláveis pets, caixas de leite, caixas de fosforo, caixas de sabonete, caixas de creme dental, rolos de papel higiênico etc... Iremos confeccionar brinquedos que eles irão usar para fazer as brincadeiras na pracinha.
Objetivo: conscientizar sobre a importância da reciclagem, de reutilizar os materiais, e que não somente um brinquedo comprado tem valor.
Intenção pedagógica: desenvolver a imaginação, criatividade e motricidade fina com colagem e pintura.
· Brincando na pracinha.
Metodologia: Os alunos irão brincar com os brinquedos confeccionados por eles mesmos.
Objetivo: Que cuidem do seu brinquedo, e valorizem o mesmo.
Intenção pedagógica: Conscientização da reutilização de materiais que iriam para o lixo.
· Avaliação do dia.
Metodologia: Objetivo: No decorrer das atividades, será observado o desenvolvimento motor como também a concentração dos alunos.
Intenção pedagógica: identificar o que as crianças conseguiram aprender com a aula, registrando por escrito os novos acontecimentos assim com as conquistas e mudanças ocorridas individualmente e coletivamente.
2° dia
Objetivo da aula: Criar gosto pela arte e pela leitura, que ampliem a sua capacidade de compreensão, interpretação e raciocínio.
· Hora do conto: A centopeia e os seus sapatinhos.
Metodologia: vamos contar a história, dramatizando junto com eles, logo após cada um irá confeccionar uma centopeia de caixa de ovos pintadas com tinta.
Objetivo: fazer com que usem a imaginação e reconheçam diferentes texturas.
Intenção pedagógica: desenvolver a capacidade de interpretação e raciocínio, noções de quantidades e cores.
Naquela manhã, a centopeia acordou mais cedo era dia de comprar sapatos e ela adorava fazer compras.
Levantou, arrumou a sua caminha e foi para a sala tomar café. O café estava quentinho e havia uns bolinhos que ela gostava muito.
- Menina ande logo, se não vamos chegar muito tarde e não vai dar tempo de comprar todos os sapatos que precisamos.
Dona centopeia e sua filha pegaram o seus chapéus e suas sombrinhas, porque estava um sol muito forte, e pediram uma carona para o senhor mosquitaxi.
Quando chegaram à loja, a Dona Joaninha veinho atendê-las:
- Bom dia, dona centopeia, como sua filha esta bonita, fazia tempo que a senhora não aparecia.
A centopeinha e sua mãe foram olhar os sapatos que estavam na vitrine.
A centopeia pediu um sapato vermelho, muito bonitinho.
A joaninha subiu e desceu a escada, subiu e desceu , subiu e desceu várias vezes para trazer os pares de sapatos.
A joaninha colocou todos os pares na centopeia e ela andou um pouco para ver se eles não apertavam os seus pezinhos.
- - Dona joaninha estão muito apertados, não tem um número maior? – pediu a centopeia.
E a joaninha subiu e desceu novamente a escada, subiu e desceu, subiu e desceu diversas vezes para buscar os sapatos maiores.
Quando acabou de colocar os sapatos nos pés da centopeia, a joaninha não tinha mais força para levantar.
Dona centopeia, então, abriu a sua bolsinha, pegou os sapatos e disse para a Dona Joaninha:
- Você, hoje, está muito cansada amanhã, eu volto para comprar os meus sapatos.
E a joaninha desmaiou...
· Trabalho da coruja.
Metodologia: iremos cantar e dançar juntos a música da coruja e após confeccionar corujas com rolos de papel higiênico, botões e lã..
Objetivo: fazer com que desenvolvam a criatividade e divirtam-se.
Intenção pedagógica: desenvolvimento corporal e linguístico, motricidade fina.
No meio da floresta
Morava uma coruja
E nas noites de festa
Ouviam-se seus gritos
Tui-tui,tui-tui,tui-tui,tui-tui
Tui-tui,tui-tui,tui-tui,tui-tui
O grilo escutava
O grito da coruja
E ele então cantava
E ao longe se ouvia
Tui-tui,cri-cri,tui-tui,cri-cri
Tui-tui,cri-cri,tui-tui,cri-cri
O sapo ouvia tudo
E também aprendeu
E os três cantavam juntos
Formaram uma orquestra
Uoh-Uoh,tui-tui,uoh-uoh,tui-tui,cri-cri
Uoh-uoh,tui-tui,uoh-uoh,tui-tui,cri-cri
Fofa!
· Brincando na pracinha.
Metodologia: Iremos levar as corujas confeccionadas para juntos brincarem.
Objetivo: Que cuidem do seu brinquedo, e valorizem o mesmo.
Intenção pedagógica: Conscientização da reutilização de materiais que iriam para o lixo.
· Avaliação do dia.
Metodologia: Objetivo: No decorrer das atividades, será observado o desenvolvimento motor como também a concentração dos alunos.
Intenção pedagógica: identificar o que as crianças conseguiram aprender com a aula, registrando por escrito os novos acontecimentos assim com as conquistas e mudanças ocorridas individualmente e coletivamente.
3° dia
Objetivo da aula: Mostrar a eles o carinho e afetividade que criamos por cada um, o quanto eles foram importantes nessa nossa caminhada.
· Conversa em roda
Metodologia: Iremos conversar com eles sobre os trabalhos desenvolvidos, o que mais gostaram, iremos mostrar um vídeo de agradecimento, onde faremos uma montagem de todas as fotos tiradas durante o período de estágio.
Objetivo: fazer com que eles se sintam amados.
Intenção pedagogia: edificar a autoestima, melhorar a interação e a afetividade.
· Jogos pedagógicos
Metodologia: Os alunos irão brincar com jogos de quebra cabeça e montagem.
Objetivo: Que consigam através das figuras, fazer a montagem do quebra cabeça.
Intenção pedagógica: através do lúdico, desenvolver raciocínio lógico, coordenação motora e socialização.
· Avaliação do dia.
Metodologia: em sala de aula iremos conversar sobre as atividades desenvolvidas durante o dia e o período de estágio.
Intenção pedagógica: identificar o que as crianças conseguiram aprender com a aula, registrando por escrito os novos acontecimentos assim como as conquistas e mudanças ocorridas individualmente e coletivamente.
Conferir os registros feitos durante o estágio e dialogar sobre as mudanças.
4º dia
Objetivo da aula: Mostrar a eles o carinho e afetividade que criamos por cada um, o quanto eles foram importantes nessa nossa caminhada.
· Organização da turma para o momento da mamadeira.
Metodologia: as mamadeiras são trazidas da cozinha devidamente identificadas com os nomes dos alunos, todas as crianças pegam suas mamadeiras e deitam no colchão, após terminarem depositam no recipiente para o recolhimento.
Objetivo: saciar as crianças.
Intenção pedagógica: conscientizar o aluno sobre a importância da independência e organização.
· Conversa em roda
Metodologia: Iremos conversar com eles sobre os trabalhos desenvolvidos, o que mais gostaram, iremos mostrar um vídeo de agradecimento, onde faremos uma montagem de todas as fotos tiradas durante o período de estágio.
Objetivo: fazer com que eles se sintam amados.
Intenção pedagogia: edificar a auto estima, melhorar a interação e a afetividade.
· Jogos pedagógicos
Metodologia: Os alunos irão brincar com jogos de quebra cabeça e montagem.
Objetivo: Que consigam através das figuras, fazer a montagem do quebra cabeça.
Intenção pedagógica: através do lúdico, desenvolver raciocínio lógico, coordenação motora e socialização.
Objetivo: Conscientizar sobre a importância dos hábitos de higiene.
· Avaliação do dia.
Metodologia: em sala de aula iremos conversar sobre as atividades desenvolvidas durante o dia e o período de estágio.
Intenção pedagógica: identificar o que as crianças conseguiram aprender com a aula, registrando por escrito os novos acontecimentos assim como as conquistas e mudanças ocorridas individualmente e coletivamente.
Conferir os registros feitos durante o estágio e dialogar sobre as mudanças.
Nenhum comentário:
Postar um comentário