Dr. Içami Tiba, Médico Psiquiatra, palestrante, membro eleito do Board of Directors of the International Association of Group Psychotherapy. Conselheiro do Instituto Nacional de Capacitação e Educação para o Trabalho "Via de Acesso". Professor de cursos e workshops no Brasil e no Exterior.
Em pesquisa realizada em março de 2004, pelo IBOPE, entre os psicólogos do Conselho Federal de Psicologia, os entrevistados colocaram o Dr. Içami Tiba como terceiro autor de referência e admiração - o primeiro nacional.
1º- lugar: Sigmund Freud;
2º- lugar: Gustav Jung;
3º- lugar: Içami Tiba.
1. A educação não pode ser delegada à escola. Aluno é transitório. Filho é para sempre.
2. O quarto não é lugar para fazer criança cumprir castigo. Não se pode castigar com internet, som, tv, etc...
3. Educar significa punir as condutas derivadas de um comportamento errôneo. Queimou índio pataxó, a pena (condenação judicial) deve ser passar o dia todo em hospital de queimados.
4. É preciso confrontar o que o filho conta com a verdade real. Se falar que professor o xingou, tem que ir até a escola e ouvir o outro lado, além das testemunhas.
5. Informação é diferente de conhecimento. O ato de conhecer vem após o ato de ser informado de alguma coisa. Não são todos que conhecem. Conhecer camisinha e não usar significa que não se tem o conhecimento da prevenção que a camisinha proporciona.
6. A autoridade deve ser compartilhada entre os pais. Ambos devem mandar. Não podem sucumbir aos desejos da criança. Criança não quer comer? A mãe não pode alimentá-la. A criança deve aguardar até a próxima refeição que a família fará. A criança não pode alterar as regras da casa. A mãe NÃO PODE interferir nas regras ditadas pelo pai (e nas punições também) e vice-versa. Se o pai determinar que não haverá um passeio, a mãe não pode interferir. Tem que respeitar sob pena de criar um delinqüente.
7. Em casa que tem comida, criança não morre de fome. Se ela quiser comer, saberá a hora. E é o adulto quem tem que dizer QUAL É A HORA de se comer e o que comer.
8. A criança deve ser capaz de explicar aos pais a matéria que estudou e na qual será testada. Não pode simplesmente repetir, decorado. Tem que entender.
9. É preciso transmitir aos filhos a idéia de que temos de produzir o máximo que podemos. Isto porque na vida não podemos aceitar a média exigida pelo colégio: não podemos dar 70% de nós, ou seja, não podemos tirar 7,0.
10. As drogas e a gravidez indesejada estão em alta porque os adolescentes estão em busca de prazer. E o prazer é inconsequente.
11. A gravidez é um sucesso biológico e um fracasso sob o ponto de vista sexual.
12. Maconha não produz efeito só quando é utilizada. Quem está são, mas é dependente, agride a mãe para poder sair de casa, para fazer uso da droga. A mãe deve, então, virar as costas e não aceitar as agressões. Não pode ficar discutindo e tentando dissuadi-lo da idéia. Tem que dizer que não conversará com ele e pronto. Deve 'abandoná-lo'.
13. A mãe é incompetente para 'abandonar' o filho. Se soubesse fazê-lo, o filho a respeitaria. Como sabe que a mãe está sempre ali, não a respeita.
14. Se o pai ficar nervoso porque o filho aprontou alguma coisa, não deve alterar a voz. Deve dizer que está nervoso e, por isso, não quer discussão até ficar calmo. A calmaria, deve o pai dizer, virá em 2, 3, 4 dias. Enquanto isso, o videogame, as saídas, a balada, ficarão suspensas, até ele se acalmar e aplicar o devido castigo.
15. Se o filho não aprendeu ganhando, tem que aprender perdendo.
16. Não pode prometer presente pelo sucesso que é sua obrigação. Tirar nota boa é obrigação. Não xingar avós é obrigação. Ser polido é obrigação. Passar no vestibular é obrigação. Se ganhou o carro após o vestibular, ele o perderá se for mal na faculdade.
17. Quem educa filho é pai e mãe. Avós não podem interferir na educação do neto, de maneira alguma. Jamais. Não é cabível palpite. Nunca.
18. Muitas mães são desequilibradas ou mesmo loucas. Devem ser tratadas. (palavras dele).
19. Se a mãe engolir sapos do filho, ele pensará que a sociedade terá que engolir também.
20. Videogames são um perigo: os pais têm que explicar como é a realidade, mostrar que na vida real não existem 'vidas', e sim uma única vida. Não dá para morrer e reencarnar. Não dá para apostar tudo, apertar o botão e zerar a dívida.
21. Professor tem que ser líder. Inspirar liderança. Não pode apenas bater cartão.
22. Pais e mães não pode se valer do filho por uma inabilidade que eles tenham. 'Filho, digite isso aqui para mim porque não sei lidar com o computador'. Pais têm que saber usar o Skype, pois no mundo em que a ligação é gratuita pelo Skype, é inconcebível pagarem para falar com o filho que mora longe.
23. O erro mais frequente na educação do filho é colocá-lo no topo da casa. O filho não pode ser a razão de viver de um casal. O filho é um dos elementos. O casal tem que o deixar, no máximo, no mesmo nível que eles. A sociedade pagará o preço quando alguém é educado achando-se o centro do universo.
24. Filhos drogados são aqueles que sempre estiveram no topo da família.
25. Cair na conversa do filho é criar um marginal. Filho não pode dar palpite em coisa de adulto. Se ele quiser opinar sobre qual deve ser a geladeira, terá que mostrar qual é o consumo (KWh) da que ele indicar. Se quiser dizer como deve ser a nova casa, tem de dizer quanto isso (seus supostos luxos) incrementará o gasto final.
26. Dinheiro 'a rodo' para o filho é prejudicial. Mesmo que os pais o tenham, precisam controlar e ensinar a gastar.
Edcar com os olhos
Ele dedicou seus ultimos meses de vida a deixar meios para que seus filhos, o mantivessem vivo em suas memórias por alguns anos depois de sua partida.
Em novembro de 2009, aos 45 anos, Paul morreu por causa do melanoma, deixando a mulher, Mandy, e seus filhos: Thomas, então com 5 anos, e Lucy, de 1 ano e meio.
Passados 2 anos, a vontade de Paul segue sendo realizada, através de bilhetes, fotos, cartas...os filhos seguem tendo a companhia do Pai.
Há poucos dias a família teve mais uma surpresa, a esposa Mandy, encontrou no computador pessoal de Paul, um arquivo intitulado: “Sobre encontrar a realização”.
Mandy ao ler o arquivo percebeu que era um legado de como viver bem consigo e com o próximo!
Chegamos ao final da caminhada desse ano de 2011 e temos que soltar sua mão, porém sabemos que outras mãos estarão aguardando pra continuar caminhando sempre em frente. Mil caminhos se abrirão pra você, siga em frente e cada vez que olhar pra trás, verá que estaremos aqui a te olhar, a Escola e toda a nossa equipe estará sempre com as portas abertas pra você e chegarão aos seus ouvidos as canções que juntos ouvimos, dançamos e cantamos !
E teu olhar sonhador
Que sejas a paz
Que sejas bem mais
Que uma canção de amor
São tantos nomes a te procurar
Pedro, João, Gabriel
És como um sonho no azul desse céu
Prá Paula e Bel
Que a estrela te guie como ao Redentor
E proteja teus passos
Com muita atenção embale teu sono
Num acalanto de amor.
APENAS BRINCANDO
e apenas UMA BRINCADEIRA.
correr e movimentar meu corpo,
Se bem que o computador seja uma excelente fonte complementar de aprendizagem, é necessário compreender que a criança precisa de outros estímulos que passam pelo contacto com a Natureza e pelo exercício físico.
Durante as suas brincadeiras e jogos, com uma orientação adequada, a criança pode ser estimulada a desenvolver aspectos importantes para o seu crescimento:
. desenvolvimento físico
. raciocínio lógico
. percepção sensorial
. socialização
. comunicação
. criatividade
É papel dos pais estimular o ato de brincar. Estimular o potencial da criança para que desenvolva uma série de capacidades que lhe são inatas. Infelizmente, nem todas as crianças têm acesso a um ambiente que estimule e favoreça o seu desenvolvimento.
No entanto, como em tudo, o excesso de estímulos, em qualquer idade, pode confundir a criança.
Cada uma tem o seu próprio ritmo que deve ser respeitado.
Em Suma:
Brincar estimula os reflexos perceptivos, motores, intelectuais e sociais da criança, ajuda-a a conhecer-se a si mesma e a explorar as suas emoções. Por outro lado, auxilia a criança a tomar noção do "eu" e do "outro", e desenvolve a linguagem.
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