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sexta-feira, 10 de abril de 2015

Revisão dos textos pelos alunos



Para preparar a atividade, revise o texto de cada dupla para marcar as seguintes questões:
-Palavras que contiverem erros de ortografia;
-Questões relacionadas à separação entre palavras;
-Nas questões relacionadas à linguagem, marque o parágrafo todo e escreva pequenos bilhetes sugerindo alterações.

Conte para os alunos que você revisou os textos escritos por eles e marcou o que encontrou de errado. Distribua os textos e explique suas anotações. Diga que sempre há algum erro nas palavras que você sublinhou, e cada dupla precisa pensar bem e discutir entre si, para descobrir a escrita correta – se for preciso, podem consultar o dicionário para ter certeza. Explique que quando os erros são na forma de separar as palavras você escreveu um número em
cima, para indicar quantas palavras existem naquele trecho.
À medida que as duplas forem terminando, oriente para que releiam todo o texto. Faça em seguida uma nova leitura junto com as crianças e, se já tiverem corrigido tudo, proponha que ajudem outras duplas.

Uso do rascunho e passando a limpo o texto

Entender a importância da apresentação do texto – a diagramação, a limpeza, o traçado e a legibilidade das letras – na comunicação com o leitor.
Oriente os alunos para que passem a limpo o texto já revisado.
À medida que as duplas forem terminando, sugira que façam mais uma leitura; a seguir, leia o texto juntamente com as crianças.

Reescrita de textos coletiva










Para preparar a atividade, escolha previamente um texto produzido que cumpra as seguintes condições:
-Esteja bom do ponto de vista da linguagem, com clareza na exposição das informações.
-Escolha um aspecto que queira trabalhar: ortografia, pontuação, segmentação, coerência, coesão etc.
Exemplo: Se o objetivo é trabalhar com a ortografia apresente um texto com erros ortográficos.

No início da aula, informe que os textos produzidos contem erros e comente que tais erros são esperados, já que os autores são alunos do 2º ano, que ainda estão aprendendo a escrever. No entanto, como o texto ficará exposto no mural e será lido por quaisquer pessoas que circulem pela escola, é preciso corrigir os erros, de modo a facilitar sua leitura e manifestar respeito pelos
futuros leitores.
Converse com os alunos, explicando que você escolheu um texto que está bem escrito, com idéias expostas de maneira clara e linguagem adequada. No entanto, foram cometidos erros tanto na escrita das palavras.
Todos vão ler, tentar apontar os erros e indicar as correções que você deve fazer no texto que está na lousa.
Leia o texto, linha por linha, e deixe sugerirem correções. Se apontarem erros ortográficos, peça-lhes que expliquem qual ou quais letras devem ser substituídas, acrescentadas ou suprimidas.
Ao ler cada linha, marque as alterações sugeridas pelos alunos e, se houver erros ortográficos que eles não perceberam, indique a palavra e diga para observarem com atenção, porque há algo errado. 

Se ainda assim não descobrirem, dê a informação correta e faça a alteração necessária.

Como trabalhar com os textos produzidos pelos alunos já alfabéticos?


Olá!!!





Após a produção dos alunos alfabéticos, que já leem e
escrevem convencionalmente, mas que possuem muitos erros, como corrigir o texto destes alunos?

Em vez de considerar os erros como faltas, corrigindo-os um a um, procure olhar para a produção dos alunos como fonte de informação para pautar o planejamento do que ainda precisa ser ensinado.
Fazendo isso, é possível prever que, em breve, ao menos alguns desses erros deixarão de ser cometidos. E sem que o aluno perca algo que nos mostra já ter conquistado: a disponibilidade para produzir textos completos e coerentes.
Faça um levantamento dos principais erros dos alunos, que podem ser ortográficos, textos emendados, questões que precisam ser abordadas para que a turma escreva cada vez melhor, aproximando-se da escrita convencional.
Textos sem segmentação

Um fato freqüentemente observado pelos professores é a escrita das palavras emendadas, sem espaços entre elas.
Por que isso ocorre? Um primeiro aspecto a considerar é que a separação entre palavras é uma necessidade da linguagem escrita. Quando falamos, as palavras fluem, soam ligadas umas às outras. É só no contato com o texto escrito, muitas vezes pela leitura, que o aprendiz de escritor se dá conta de que é preciso separar as palavras com espaços.

Atividade para a separação de palavras:

Depois de ouvir o poema “Chatice”, de José Paulo Paes, lido por sua
professora, reescreva cada verso, observando a separação entre as
palavras. Os números entre parênteses indicam quantas palavras há em
cada verso.

JACARÉ (1) _________________________________________________
LARGADOMEUPÉ (4) _________________________________________
DEIXADESERCHATO! (4) ______________________________________
SEVOCÊTEMFOME, (4) ________________________________________
ENTÃOVÊSECOME (4) ________________________________________
SÓOMEUSAPATO, (4) ________________________________________
ELARGADOMEUPÉ, (5) ________________________________________
EVOLTAPROSEUMATO, (5) ____________________________________
JACARÉ! (1) ______________________________________________

Como trabalhar com textos? Parte II


Olá!!!

Hoje vou dar continuar a postagem anterior que se refere a como trabalhar com a Interpretação e Produção de textos.




Pode-se trabalhar com modelos de textos?

Todos nós sabemos que as grandes mudanças de um ou outro aspecto do conhecimento parte justamente domodelo. É a partir do modelo, de seu conhecimento e domínio que surge a possibilidade de se re-inventar outro. 

Para uma mesma estrutura de texto, por exemplo, uma carta, existe vários modelos e assim, podemos oferecer aos alunos a possibilidade de estabelecerem comparações, identificando semelhanças e diferenças e o que tem ou não em comum, sendo então possível fazer generalizações sobre cada estrutura textual.

Assim, fica claro que não falando em “modelos” no sentido de impedir e limitar a criação, mas sim, na função e na forma de como utilizar os modelos que cumprem um papel importante no processo de aprendizagem. No papel do modelo enquanto identificação de estruturas características à ampla variedade de tipologias textuais. No reconhecimento de que os modelos nos conferem a possibilidade de transgredir em direção à novas criações e re-invenções.

Como trabalhar com diversos tipos de textos?

Ao longo de toda a escolaridade, é importante interagir com uma ampla variedade de textos, principalmente literários. 

Os alunos estão desenvolvendo inúmeras competências e dentre elas, algumas adquirem um papel prioritário, tais como:
- utilização de diferentes linguagens como meio de expressão e comunicação de suas idéias, interpretando e usufruindo as produções do patrimônio cultural;
- utilização da Língua Portuguesa para compreender e produzir registros escritos ou orais, em diferentes contextos, atendendo às diferentes intenções e situações de comunicação;


Se, na escola, o aluno deve aprender a utilizar linguagens variadas em distintos contextos, é preciso desenvolver um intenso trabalho com diferentes tipos de texto, tanto para a compreensão como para a produção.

Quais textos são mais adequados às faixas etárias?

Nas situações em que o professor faz a leitura, praticamente todo texto é adequado, pois o professor atua como mediador entre o texto e os alunos. Mas se o texto se destinar à leitura feita pelos próprios alunos, é preciso considerar a capacidade deles de compreendê-lo de forma autônoma, condição para qualquer pessoa se dispor a ler um texto inteiro.

Se a situação for de produção de texto, então as possibilidades se restringem um pouco mais, pois não se pode produzir bem textos com os quais não se tenha familiaridade. Isto requer a coordenação de procedimentos complexos relacionados tanto com o planejamento do que se pretende expressar quanto com a própria escrita.


Como organizar o trabalho sistemático com texto em cada ano escolar?
Garantir a diversidade de textos não significa propor aos alunos que desenvolvam todos os tipos de atividade com todos os tipos de texto. É preciso ter critérios de seleção, considerando, por exemplo:
- a complexidade do gênero;
- o nível de dificuldade da atividade em relação ao gênero;
- a familiaridade dos alunos com o gênero;
- a adequação do conteúdo do texto à faixa etária;
- a importância do gênero em função de determinados projetos de trabalho.


Na Apostila de Interpretação e Produção de texto você irá encontrar diversos tipos de textos para utilizá-los do 2º ao 5º ano do ensino fundamental, selecionando-os de acordo com seus critérios. 

Como trabalhar com textos?


Olá!!!
É importante e necessário que o professor se pergunte quais conhecimentos os alunos já possuem. Esta investigação inicial, orienta o professor para o que se pretende construir. Além disso, passa a conhecer os interesses, expectativas e vivências, pois assim o professor poderá prever se um texto ficará ou não além das possibilidades dos alunos, se deve substituí-lo ou articular algum tipo de ensino prévio.

Quando o professor tenta dar algumas pistas sobre o texto, está ajudando a construir contextos mentais compartilhados. Desta forma, pode-se garantir uma compreensão compartilhada, os alunos passam a possuir, antes de iniciar a tarefa solicitada, um esquema que lhe diz o que tem que fazer e o que ele sabe ou não sobre o que vai ler ou escrever.
Em cada ocasião pode-se escolher o que parecer mais adequado, como por exemplo:
Dar uma explicação geral sobre o que será lido. A explicação sobre o que será lido é importante desde que não se pretenda explicar o conteúdo, mas sim indicar sua temática. Podemos considerar que informar aos alunos sobre o tipo de texto e sua estrutura é uma forma de lhes proporcionar conhecimentos úteis.
Ajudar os alunos a identificarem determinados aspectos do texto pode ativar seus conhecimentos prévios. Em função do texto que vai ser trabalhado, pode-se explicar por exemplo a função das ilustrações, quando acompanham o texto, os títulos, os subtítulos, as numerações, os sublinhados, as mudanças de letras, e etc. Estes são aspectos que os ajudarão a saber do que se trata o texto e em cada caso.
Incentivar e motivar os alunos a exporem o que já sabem muda significativamente os procedimentos do ensino, relativizando o lugar do professor e dos alunos numa determinada situação de ensino e aprendizagem.
Quando se deixa os alunos falarem, estamos promovendo um papel ativo na aprendizagem e o papel do professor será a de reconduzir as informações e centrá-las no tema em questão. A discussão sobre as contribuições dos alunos é um dos melhores meios de atualizar o conhecimento prévio, mas deve-se atentar para cuidar da condução na hora da discussão sobre o tema, e evitar o desvio da temática ou dos aspectos principais do texto, proporcionando uma organização clara antes de defrontarem-se com o trabalho.
Para concluir, vale lembrar que toda leitura e escrita são processos contínuos de formulação e verificação de hipóteses sobre o que sucede no texto. As previsões são estabelecidas antes do trabalho em relação aos aspectos sobre a estrutura textual, títulos, subtítulos, numerações, ilustrações, cabeçalhos e etc. Naturalmente, estes índices ou indicadores textuais nos permitem inferir ou antever conteúdos do texto.
Acredita-se que lidar com variedade de textos sobre cada tipologia textual, assim como vários modelos de tipologias diferenciados, podem confundir os alunos. Diria que ao contrário, pois os alunos estão em suas vidas cotidianas, interagindo com uma ampla variedade de informações, veiculadas pelos mais diversos meios de comunicação. Então o que acontece, de forma natural, é um processo de seleção dos tipos de textos num determinado momento, do que interessa, do que desperta a curiosidade, do que atende às necessidades iminentes.


Apostila de Interpretação e Produção de textos


Já estou disponibilizando a Apostila de Interpretação e Produção de Textos.
Elaborei esta Apostila com o objetivo de atender às solicitações de professores interessados em um ensino de qualidade.



A base pedagógica mais importante atualmente no trabalho dos professores é autilização da escrita verdadeira nas diversas atividades pedagógicas, isto é, a utilização da escrita, em sala, correspondendo às formas pelas quais ela é utilizada verdadeiramente nas práticas sociais. Nesta perspectiva, assume-se que o texto é caracterizado pela unidade de sentido que se estabelece em diversas situações que envolvem a leitura e a escrita.
Pensando nas considerações acima, as atividades da apostila foram elaboradas voltadas ao Letramento, ou seja, os textos envolvem situações de práticas de leitura e escrita como seguir instruções(receitas, manuais de jogo), comunicar-se (recado, bilhete, carta, anúncio, convite), divertir e emocionar-se (poema, conto, fábula, lenda), informar (notícia), orientar-se no mundo (tabela, mapa) e outros.


Nas palavras de Emilia Ferreiro:
"A escrita é importante na escola, porque é importante fora dela e não o contrário". 

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