Histórias Infantis
A leitura do professor deve fazer parte da rotina das atividades diárias.
Podemos ler para nossos alunos diversos livros, notícias, poemas, contos, etc.
A hora da leitura é um momento de alegria para as crianças, é aquela famosa frase que já conhecemos:
"Senta que lá vem a história!!!"
Neste momento, professor pode usar um recurso bastante criativo e que as crianças adoram: o CD com as histórias infantis para ouvir.
Estou disponibilizando o CD com 15 histórias infantis:
1. Cinderela
2. Chapeuzinho Vermelho
3. O Patinho Feio
4. Os Três Porquinhos
5. Pinóquio
6. A Cigarra e a Formiga
7. Dona Baratinha
8. A Galinha dos Ovos de Ouro
9. A Lebre e a tartaruga
10. O Leão e o Ratinho
11. A Bela Adormecida
12. A Bela e a Fera
13. Rapunzel
14. Branca de Neve
15. A Pequena Sereia
Sequência didática: Contação de história
Objetivos:
Despertar o gosto pelas histórias infantis;
Desenvolver a criatividade confeccionando um espelho mágico;
Desenvolver a atenção, raciocínio e a imaginação;
Expressar-se oralmente.
Apropriar-se de sua identidade.
Conteúdos:
- Livro com a história "Branca de Neve e os sete anões".
Procedimentos:
· Confeccionar um espelho “mágico”:
A professora irá fazer uma moldura para um espelho grande com cartolina branca. As crianças vão participar pintando a moldura do espelho com tinta guache.
· Com o espelho pronto a professora irá dizer que o espelho é mágico e se alguém gostaria de dizer alguma coisa para ele. Pode ir até o espelho uma ou duas crianças por vez.
· Sentados em círculo, a professora vai perguntar se eles conhecem alguma história que aparece um espelho mágico.
· Os alunos ouvirão a história A BRANCA DE NEVE E OS SETE ANÕES contada pela professora que irá mostrar o livro durante a leitura.
· Conversa sobre a história.
· Com a frase “ Espelho, espelho meu...” os alunos poderão conversar com o espelho, reinventando a história. Pode-se também fazer dramatizações.
· Com cópias de um espelho, as crianças vão desenhá-las no espelho da folha. Para isso, elas vão se olhar em espelhos menores.
Material:
- Um espelho grande;
- cartolinas brancas;
-Tintas guache de várias cores;
- Livro e CD da história;
-Cópias de espelho em uma folha de sulfite;
-Espelhos de rosto menores.
Avaliação:
- Observação direta e contínua da participação e interesse dos alunos durante a realização das atividades.
Como contar histórias?
Contar histórias é saber criar um ambiente de encantamento, suspense, surpresa e emoção, onde enredo e personagens ganham vida, transformando tanto narrador como ouvinte. Deve impregnar todos os sentidos, tocando o coração e enriquecendo a leitura do mundo na trajetória de cada um.
As técnicas de contar histórias se mesclam com as qualidades necessárias ao contador ou narrador.
Podemos citar as que mais se destacam:
- verificar o local, horário e as acomodações;
- conhecer o público a que se destina e ter o dom de encantar e dominar o auditório;
- conhecer o enredo com absoluta segurança;
- narrar com naturalidade, sem afetação, com voz clara e expressão viva;
- enfatizar os pontos emocionantes da história através das variações de tonalidades de voz e pausas oportunas;
- sentir/viver a história, emocionando-se com a própria narrativa;
- não romper o fluxo da narrativa com conselhos e explicações;
- não perder o fio da meada quando estiver fazendo uso do livro ou outro elemento ilustrativo;
- tirar partido de pequenos incidentes, sem interromper a história;
- evitar tiques e cacoetes;
- tratar o ouvinte com simpatia e camaradagem, sem adotar um ouvinte predileto;
- não demonstrar irritação com a presença de ouvintes desinteressados ou irrequietos;
- chegar aos desfecho sem apontar a moral ou aplicar lições;
- estar aberto para comentários após a narrativa.
ABRIL, MÊS DO LIVRO INFANTIL
Aqui está uma sequência didática com Monteiro Lobato e o famoso Sítio do Pica-Pau Amarelo:
No início do ano é importante fazer os combinados com os alunos e conversar muito sobre valores como respeito e amizade entre os colegas. Existem vários livros sobre estes assuntos.
Precisamos incentivar a leitura de nossos alunos!
Uma das maneiras de incentivar o gosto pela leitura dos alunos é o projeto que incluem as sacolinhas para as crianças levarem um livro para casa.
A hipótese alfabética parece ser um fim de um longo trabalho, mas é o começo de mais uma longa fase.
Características:
1. Escreve compondo sílabas foneticamente corretas;
2. Desconsideram a segmentação entre palavras;
3. Hipercorreção: exagera no uso de acentos e pontuação.
Intervenções:
1. Consultar dicionário;
2. Revisão de textos;
3. Quadro de regularidades;
4. Forca;
5.Segmentar pequenos textos (parlendas, quadrinhas etc).
6.Pintar lacuna entre palavras em pequenos textos (segmentação).
1. Escreve compondo sílabas foneticamente corretas;
2. Desconsideram a segmentação entre palavras;
3. Hipercorreção: exagera no uso de acentos e pontuação.
Intervenções:
1. Consultar dicionário;
2. Revisão de textos;
3. Quadro de regularidades;
4. Forca;
5.Segmentar pequenos textos (parlendas, quadrinhas etc).
6.Pintar lacuna entre palavras em pequenos textos (segmentação).
Como trabalhar com a hipótese silábico-alfabética?
Hipótese silábico-alfabética
Características:
1. Fase de transição - silábico e o alfabético.
2. Ora compõe sílabas, ora não compõe na mesma palavra.
3. Faz maior uso de consoante.
4. Acredita que algumas consoantes se bastam para a composição da sílaba. Ex: B = BE.
Intervenções:
1. Cruzadinhas;
2. Forca;
3. Texto lacunado;
4. Pedir para a criança ler o que escreveu;
5. Ler para a criança o que ela escreveu do modo que ela escreveu.
Como trabalhar com a hipótese de escrita silábica?
Hipótese silábica
Características:
1. Percebe a relação entre a oralidade e a escrita.
2. Usa uma letra para cada som.
3. Pode ou não fazer uso de valor sonoro
4. Determina mínimo de letras.
Intervenções:
Trabalhar com nomes dos alunos.
Textos de memória (parlenda, cantigas, listas etc).
Cruzadinhas e textos lacunados para perceber o número de letras das palavras.
Atividades para contar as letras e as sílabas das palavras.
Atividade para alterar vogais e manter as consoantes. Ex: BOLA- BOLO -BELA
Como trabalhar com a hipótese da escrita pré-silábica?
Hoje vou publicar as características de uma das hipóteses de escrita e quais intervenções do professor.
HIPÓTESE PRÉ-SILÁBICA
Características:
1. Utilizam números, letras e psedo-letras.
2. O critério de qualidade é forte.
3. Não compreendem que a escrita é a representação da fala.
4. Realismo nominal (quanto maior o objeto representado, maior o número de caracteres) Ex: A formiga é pequena por isso escrevem com menos letras, enquanto que o boi é grande então eles escrevem com mais letras.
Intervenções:
1.Trabalhar com o o nome próprio e dos outros
2. Leitura de textos que saibam de memória pelo professor e pelo aluno (parlendas, cantigas, trava-línguas etc)
3. Oferecer lista de palavras com lacunas/ figuras
4. Cruzadinhas com banco de palavras e/ou com imagens
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