Sequência didática - Plano para uma semana
O Plano de aula é um aliado do professor, uma vez que é por intermédio do planejamento que o professor vai delinear suas ações para alcançar seus objetivos ao longo de um período. Ele é feito para uma única aula, mas pode estar inserido em uma sequência didática ou em um projeto.
Exemplo de Sequência didática:
Semana de __a __ de abril
1. 1. Objetivos:
- Socializar as crianças ao novo ambiente;
- Interagir por meio de brincadeiras, músicas, histórias, roda de conversa e atividades relacionadas ao seu nome.
- Elaborar os combinados da classe.
2. 2. Conteúdos:
§ Conversas, relatos de vivências.
§ Nomes dos colegas, da professora.
§ Crachá e cartaz de nomes;
§ Alfabeto;
§ Histórias infantis de livros;
§ Regras de convivência e valores;
§ Observação dos diferentes ambientes do espaço escolar.
§ Brincadeiras
§ A família do aluno.
3. Procedimentos:
2ª feira – Recepção das crianças. Minha apresentação e das crianças.
Entrega dos crachás e dinâmica de grupo (Quebra-gelo)
Passeio na escola e suas dependências. Na sala, discussão sobre os combinados.
Leitura pelo professor: Camila e a volta às aulas.
3ª feira – Roda de conversa sobre o primeiro dia de aula.
Brincadeiras por meio de cantigas de roda.
Jogos com os crachás de nomes.
Leitura pelo professor: O batalhão das letras e música do alfabeto.
4ª feira – Roda de conversa sobre a rotina da escola e dos combinados.
Leitura pelo professor: Curiosidade premiada
Atividade envolvendo as expectativas das crianças com relação à escola.
Brincadeiras de mímica.
5ª feira – Roda de conversa sobre a família da criança.
Representação da família em forma de desenho.
Atividade com cartaz com os nomes das crianças
Brincadeiras de roda.
Roda de leitura livre.
6ª feira - Leitura pelo professor: E eu com isso? (respeito)
Roda de conversa sobre valores.
Dinâmica de grupo. ( O amor)
Revisão dos combinados (cartazes)
Brincadeiras de roda.
4. Recursos :
- Crachá com o nome;
- Brincadeiras
-cantigas de roda
-jogos
- Hora do Conto –
- Literatura infantil que explore a diversidade e o respeito
- Cartaz coletivo – nomes das crianças
-Cartaz dos combinados
5. Avaliação:
A avaliação será contínua, observando o interesse e a participação nas atividades propostas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário