Páginas

quarta-feira, 22 de abril de 2015

A Palavra Mágica 
Carlos Drumond de Andrad


Certa palavra dorme na sombra
de um livro raro.
Como desencantá-la?

É a senha da vida
a senha do mundo.
Vou procurá-la.
Vou procurá-la a vida inteira
no mundo todo.
Se tarda o encontro, se não a encontro,
não desanimo,  procure sempre.
Procuro sempre, e minha procura
ficará sendo
minha palavra.

Fábrica de Asas 

"Adubar a terra
com número e letras
asas e poemas.
Para colher lírios,cravos e alfazemas.
Agricultor,
o bom mestre sabe,
que espinhos e pétalas
fazem parte da primavera.
Porque ensinar
é regar a semente sem afogar a flor ."
                                                      Sérgio Vaz



SEQUÊNCIA DIDÁTICA

INICIO DO PROJETO:MAIO DE 2015
PÚBLICO ALVO: Mini Maternal, Maternal e Jardim I e II.
DURAÇÃO: Durante todo o ano letivo
ÁREA DE CONHECIMENTO: Linguagem Oral e Escrita

TEMAS ABORDADOS:
Histórias com lobo, rei – rainhas – príncipes e princesas, fadas, bruxas, animais e contos de várias versões da Chapeuzinho Vermelho.

OBJETIVOS GERAIS:
Oferecer situações ao educando que possibilitem o desenvolvimento de oralidade e da escrita, através da leitura de histórias e canções despertando assim sua fantasia.
Relacionar aspectos de sua vida com a história.

JUSTIFICATIVA:
 O tema foi escolhido por permitir a elaboração de atividades que contemplam o diálogo e aguçam a curiosidade em relação a escrita e a leitura e também por incentivar atividades positivas.

CONTEÚDO:
Práticas de leitura em voz alta de histórias, fábulas, poesias, músicas, lendas, parlendas;
Práticas de escrita individual e coletiva de portadores de texto diversificados de significado relevante ao grupo.

PROCEDIMENTOS:
Problematização: Levantamento de conhecimentos prévios;
Apresentação da história e seus personagens;
Leitura da história: com o portador, com CD;
Desenho da história;
Roda de leitura com diversos portadores de texto;
Roda de apreciação de ilustrações e personagens;
Situações de leitura simultânea;
Roteiro de leitura;
Jogos diversificados de memória, bingo de palavras e nomes;
Registro coletivo de histórias mais significativas.

RECURSOS MATERIAIS:
Papeis diversos, livros, CDs, Dvds, figuras, receitas, ingredientes culinários, sucatas, tintas, pincel, tesoura, cola, lápis de cor, canetinha, giz de cera, vídeo, aparelho de DVD, televisor, aparelho de som, fantoches, tnt, pistola de cola quente, refil de cola quente.

AVALIAÇÃO:
A avaliação do professor se dará a partir dos resultados obtidos em sala de aula, tais como seguindo abaixo sugestões de alguns critérios para a avaliação:
- Participação e envolvimento educadores e educandos nas atividades;
- Interação entre todos do grupo;
- Apresentação pontual dos materiais solicitados (pesquisa e textos produzidos);
- Observação sobre o comportamento do aluno em relação à leitura, deixando explícitos quais são os títulos preferidos;
- Verificar se a turma tem comportamento leitor no manuseio das obras e na postura para escutá-los.

PRODUTO FINAL:
Contação de histórias quinzenais, no qual as turmas do período se reúnem para ouvi-las;
Sessão simultânea de leitura a cada fechamento do mês (última sexta-feira);
Para mostra cultural, confecção de livrão coletivo que fará parte do acervo da escola com registro de histórias recontadas e ilustradas pelos alunos.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo: Cortez, 1982.
GERALDI, João Wanderley. A leitura na sala de aula: as muitas faces de um leitor. Série Idéias n.5. São Paulo: FDE, 1988.
KOCH, Ingedore Villaça & ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender: os sentidos do texto. 2ª ed. - São Paulo: Contexto, 2006.
PEROTTI, Edmir. Confinamento Cultural, Infância e Leitura. 2ª ed. – São Paulo: Summus, 1998.
REVISTA NOVA ESCOLA. Edição especial: Tudo sobre leitura. Ed. Abril: 2010.
SOARES, Magda. Letramento: Um Tema em Três Gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.
ZILBERMAN, Regina. LAJOLO, Marisa. A formação da leitura no Brasil. São Paulo: Ática, 1996.

Nenhum comentário:

Postar um comentário