PROJETOS
“As pessoas não se precisam, elas se completam...
Não por serem metades, mas por serem inteiras,
dispostas a dividir objetivos comuns, alegrias e vida.”
(Mário Quintana)
Imagem de Okayama Shinya
“BRINCAR É COISA SÉRIA”
META:
COMPETÊNCIAS VISADAS
Diretor e Coordenador Pedagógico
Educadores
Operacionais
Crianças
Conteúdos
Indicadores de Resultado
Etapas prováveis
BIBLIOGRAFIA
Não por serem metades, mas por serem inteiras,
dispostas a dividir objetivos comuns, alegrias e vida.”
(Mário Quintana)
PROJETO INSTITUCIONAL
Imagem de Okayama Shinya
“BRINCAR É COISA SÉRIA”
Brinque, cante e encante a infância vivida ontem, hoje e amanhã...
Desperte a criança que existe em você!
JUSTIFICATICA
Sabe-se que a brincadeira é de suma importância na Educação Infantil, contribui para o desenvolvimento emocional, cognitivo, afetivo e social, pois ela não é só fonte de prazer, mas também de conhecimento.
Sendo assim, este projeto tem como meta oferecer às crianças um ambiente estimulante, organizado e alegre, no qual a aprendizagem aconteça de forma lúdica e prazerosa proporcionando aos educadores formação que prime a participação efetiva do adulto no brincar infantil, a organização e execução do projeto “brincar”, visa suprir e atender necessidades no ambiente escolar e oferecer subsídios para que educadores, pais e comunidade se sensibilizem e conscientizem da importância para a criança, resgatando brinquedos e brincadeiras infantis para a vivência dessa experiência por nossos alunos.
META:
- Resgatar brinquedos e brincadeiras tradicionais e folclóricas;
- Apurar o olhar pedagógico para aprimorar atividades lúdicas no desenvolvimento dos conteúdos propostos na educação infantil e inserir o educador no brincar da criança.
- Organizar um portfólio com registros das experiências vivenciadas.
COMPETÊNCIAS VISADAS
Diretor e Coordenador Pedagógico
- Organização do espaço físico;
- Aquisição e confecção de brinquedos;
- Sensibilização da equipe sobre a importância do brincar na educação infantil e o papel do educador;
- Adequação das brincadeiras com o espaço físico e faixa etária;
- Buscar junto aos pais e comunidade, parcerias para realização do projeto;
- Subsidiar os educadores, investindo na Formação dos mesmos nos encontros do H.T.P.C.
Educadores
- Planejar as brincadeiras e executar as mesmas;
- Apresentar brinquedos novos para as crianças e construir com elas os combinados;
- Adequar a utilização dos brinquedos à faixa etária;
- Conhecer a importância do brincar na educação infantil;
- Observar e avaliar a sua prática.
- Adequação das brincadeiras com o espaço físico e faixa etária
Operacionais
- Compreender o conceito do brincar;
- Oferecer suportes, contribuindo com o desenvolvimento do brincar;
- Sugestões de brincadeiras;
- Comprometimento com a organização dos espaços e pela manutenção dos brinquedos;
Crianças
- Brincar de forma autônoma;
- Resgatar brincadeiras antigas e vivenciá-las no cotidiano escolar;
- Ampliar repertório de brincadeiras;
- Interagir com outras crianças em situações diversas;
- Superar desafios apresentados nos novos brinquedos e brincadeiras.
Conteúdos
- Conceito do brincar;
- Como garantir o cuidado no brincar no parque;
- Planejar as brincadeiras de parque;
- Interação do adulto com a criança.
Indicadores de Resultado
- Indicadores Quantitativos: Nº de salas que realizam o trabalho com cantos.
- Indicadores Qualitativos: Organização dos cantos – qual (is) avanço(s).
Etapas prováveis
- Apresentação da proposta e planejamento coletivo;
- Reunião de pais para apresentação do projeto;
- Reflexão sobre: como o brincar acontece em nossa U.E. e o que é preciso para brincar?
- Análise do vídeo: “Como e do que as crianças brincam?”;
- Planejamento das brincadeiras;
- Construção aquisição de novos materiais;
- Registros das etapas do Projeto, com fotos, vídeos, relatos de educadores, pais...
BIBLIOGRAFIA
Referencial curricular nacional para a educação infantil / Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1998. Vol. 3
São Paulo é uma escola – Manual de Brincadeiras/ Secretaria Municipal de Educação. –São Paulo: SME / DOT, 2006.
Brincar na pré-escola / Gisela Wajskop, 6.ed. – São Paulo : Cortez, 2005. – (Coleção Questões da Nossa Época; v.48).
Jogo, Brinquedo, brincadeira e a educação / Tizuko M. Kishimoto (Org.); - 8. ed. – São Paulo : Cortez, 2005.
Jogos em grupo na educação infantil: implicações da teoria de Piaget / Constance Kamii e Retha DeVries; tradução Marina Célia Dias Carrasqueira; prefácio Jean Piaget. –São Paulo:
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