Trabalhando a Leitura e a Escrita - Criação de Jogos
TRABALHANDO A LEITURA E A ESCRITA
PROCESSO:
ACERTE NA ESCRITA
META PRIORIZADA: LEITURA – ESCRITA
PASSOS:
1- Confeccionar tabuleiro e fichas com várias palavras em papel sulfite ou cartolina.
2- Preparar marcadores em cores diferentes.
3- Explicar os procedimentos aos alunos.
4- Dividir a turma em grupos.
5- Entregar o material para cada grupo.
6- Cada jogador do grupo deverá posicionar seu marcador de acordo com a cor correspondente.
7- Pedir aos alunos que retire uma ficha e permaneça com ela voltada para baixo.
8- Em cada rodada, um dos jogadores deverá ler a palavra de sua ficha.
9- Os demais jogadores deverão fazer o registro no caderno da palavra lida.
10- Apresentar a ficha com a palavra para que os colegas façam a correção.
11- O aluno que acertar, andará uma casa no tabuleiro.
12- Vencerá que chegar ao final da trilha primeiro.
13- Trabalhar: ditado, produção de texto, etc.
PROCESSO: TRILHA DO S OU Z
META PRIORIZADA: LEITURA – ESCRITA
PASSOS:
1- Preparar trilha com palavras com “S” ou “Z”.
2- Explicar os procedimentos aos alunos.
3- Dividir a turma em grupos.
4- Pedir a um aluno que lance o dado e avance o número de casas indicadas;
5- Escolher a letra que complete corretamente a palavra;
6- Usar o dicionário para confere as respostas;
7- Passar a vez para o próximo jogador se acertar a palavra, mas não perderá
a vez na próxima rodada. Se errar, passa a vez e não joga na próxima
rodada;
8- Lançar o dado novamente caso a casa já tenha sido sorteada;
9- Vencerá quem chegar ao final da trilha primeiro;
10- Registrar as palavras no caderno para fixação ;
11- Trabalhar: ditados, frases, textos, classificação, tonicidade.
PROCESSO: ALFABETO CORPORAL
META PRIORIZADA: EXPRESSÃO ORAL E INTERAÇÃO
PASSOS:
1- Confeccionar um tapete de forma circular contendo as letras do alfabeto;
2- Iniciar o processo com três crianças começando o percurso juntas.
3- Percorrer todas as letras contornando uma a uma, quando os três
tiverem acabado o percurso, saem mais três, e assim por diante, até que
todos os alunos façam esse percurso.;
4- Orientar as crianças de formas diferentes
5- Contornar as vogais pulando num pé só;
6- Andar sobre as letras e tentar identificar a 1ª letra do nome. Quando
reconhecer agachar e contar até 10;
7- Pular com os pés juntos de letra em letra até o final do alfabeto;
8- Caminhar sobre as letras falando a que souberem;
9- Caminhar sobre o alfabeto e falar palavras que comece ou termine com
aquela letra;
10- Diversificar as ações.
PROCESSO:
CALCULANDO COM OS DADOS
META PRIORIZADA: CÁLCULO
PASSOS:
1- Confeccionar 3 dados sendo 2 com números de a à 5 e outro com os sinais
da adição e subtração;
2- Explicar o processo aos alunos;
3- Pedir a um aluno que lance os dados, um de cada vez;
4- Observar que sinal apareceu;
5- Calcular a operação indicada;
6- Escrever a operação no quadro e resolver mentalmente;
7- Avaliar o processo com o positivo/delta
PROCESSO:
BRINCANDO COM A IMAGEM
META PRIORIZADA: LEITURA E ESCRITA
PASSOS:
1- Confeccionar cartazes com diferentes temas, contendo o maior número de
palavras possíveis;
2- Confeccionar roleta com o alfabeto;
3- Dividir os alunos em equipe;
4- Pedir a um dos participantes que gire a roleta;
5- Orientar que terão um minuto para visualizarem as palavras do cartaz;
6- Virar o cartaz quanto o tempo esgotar;
7- Solicitar aos alunos que escrevam o maior número de palavras que
lembrarem do cartaz e que comecem com a letra sorteada;
8- Pontuar cada palavra escrita com 10 pontos, caso seja repetida valerá 5
pontos;
9- Divulgar como vencedora a equipe que fizer o maio número de pontos;
10- Trabalhar com as palavras: escrita de frases, textos, etc.
PROCESSO:
ÀLBUM DE LEITURA
META PRIORIZADA: Leitura e Escrita
PASSOS:
1- Explicar o processo aos alunos;
2- Selecionar livros ou textos para serem utilizados;
3- Pedir aos alunos que escolham um livro para lerem em casa;
4- Pedir ao aluno que faça o reconto da história no dia seguinte;
5- Solicitar que após o reenconto faça um pequeno texto e poderá ilustrá-lo;
6- O professor irá avaliar o desempenho dos alunos;
7- Entregar adesivos para serem afixados no álbum conforme critérios
estabelecidos;
8- Premiar com um presente ao final do mês o aluno que obtiver o maior
número de adesivos em seu álbum.
PROCESSO:
LAÇANDO OS FATOS
META PRIORIZADA: Cálculo e Interação
PASSOS:
1- Confeccionar material ( garrafas pet com operações);
2- Explicar o processo aos alunos;
3- Organizar os alunos em grupos de 4;
4- Cada aluno deverá comprar 4 fichas, sendo que cada ficha dará direito a
duas argolas;
5- Cada jogador deverá jogar a argola nas garrafas e fazer os cálculos
indicados.
6- Marcar dois pontos para cada fato acertado;
7- Adicionar os pontos ao lançar todas as argolas;
8- Declarar como vencedor a equipe que obtiver o maior número de pontos;
9- Avaliar no consenso grama.
PROCESSO:
QUAL É A PRÓXIMA CENA?
META PRIORIZADA: Leitura e Expressão Oral
PASSOS:
1- Selecionar gravuras para serem usadas nos textos;
2- Criar pequenas histórias usando as gravuras selecionadas;
3- Escolher uma cor para a montagem de cada história;
4- Confeccionar seis fichas para cada história;
5- Digitar e imprimir textos;
6- Montar a história (cada cena em uma ficha seguindo a seqüência, tempo,
personagem, fato ocorrido, local em que se passa a trama, conflito e
desfecho);
7- Providenciar um pacote para guardar as fichas;;
8- Executar o processo nas aulas de leitura;
9- Explicar o processo aos alunos;
10- Pedir aos alunos que escolham uma cor;
11- Após a escolha os alunos deverão montar a história e em seguida fazer a
leitura oral;
12- Avaliar no +/��.
PROCESSO:
MARCANDO OS DIAS
META PRIORIZADA: Leitura e Expressão Oral
PASSOS:
1- Confeccionar calendário em forma de prisma;
2- Confeccionar fichas contendo números de 0 à 9;
3- Usar cores diferentes para cada número;
4- Confeccionar fichas com os dias da semana, meses e ano em inglês e
português;
5- Apresentar e explicar os procedimentos aos alunos;
6- Expor na sala e pedir que um aluno monte o calendário;
7- Explorar os conteúdos estudados oralmente e escritos semanalmente;
8- Avaliar a atividade utilizando o + /�� e o consenso grama.
PROCESSO:
AVENTAL DO SABER
META PRIORIZADA: Leitura, Escrita e Cálculo
PASSOS:
1- Confeccionar dois aventais de cores diferentes contendo três bolsos com as
identificações: correto, incorreto e perguntas;
2- Dividir a turma em duas equipes, identificadas pela cor do avental;
3- Escolher uma criança de cada equipe para vestir o avental com as
perguntas sobre o conteúdo que será estudado;
4- Decidir quem começará através do par ou ímpar;
5- Escolher um aluno para retirar uma pergunta e responder;
6- Guardar a pergunta no bolso correspondente;
7- Trocar as crianças a cada pegunta respondida;
8- Terminar a brincadeira quando não houver mais perguntas;
9- Verificar pontuação de cada equipe;
10- Fazer a correção das perguntas respondidas incorretamente, esclarecendo
todas as dúvidas;
PROCESSO:
O VALOR DO SER HUMANO
META PRIORIZADA: EXPRESSÃO ORAL E INTERAÇÃO
PASSOS:
1- Espalhar pela sala recortes de revistas ou jornais com comerciais de
brinquedos, roupas, computadores, jogos eletrônicos e outros produtos que
fascinam as crianças e recortes de figuras de pessoas em situações
precárias;
2- Pedir que circulem pela sala e escolham aquele que mais lhe chamou a
atenção e observem bem o recorte escolhido;
3- Induzir um diálogo fazendo questionamentos como: Qual o valor que a
figura transmite. Se traz felicidade duradoura ou momentânea;
4- Falar sobre a importância dos valores da vida;
5- Montar um painel com um baú, cada aluno escreverá um valor e irá colar
dentro do baú dos valores;
6- Expor o bau na escola;
7- Montar junto com os alunos, sugestões de atitudes que devemos praticar
no nosso dia-a-dia, para uma convivência melhor;
8- Ler e interpretar o texto: Sou a mais importante;
9- Apresentar o texto em forma de teatro para toda a escola.
PROCESSO:
ESPELHO MÁGICO
META PRIORIZADA: INTERAÇÃO
PASSOS:
1- Confeccionar espelhos com várias expressões faciais;
2- Expor os espelhos para todos possam ver e identificar as expressões;
3- Pedir aos alunos que escolham o espelho que mais está demonstrando o
que ele está sentindo naquele dia;
4- Registrar o dia e o espelho (nome da expressão) que ele escolheu naquele
dia;
5- Montar gráfico com os resultados;
6- Expor e analisar os gráficos com os alunos;
7- Comparar gráficos com turmas similares.
PROCESSO:
ENCAIXE E ACHE
META PRIORIZADA: LEITURA – ESCRITA
PASSOS:
1- Confeccionar cartelas em forma de cruzadinha com palavras estudadas;
2- Reproduzir as letras que formam as palavas e recortá-las;
3- Explicar o processo aos alunos;
4- Dividir a turma em grupos;
5- Distribuir cartelas e letras para cada grupo;
6- Encaixar as letras formando palavras na cartela;
7- Distribuir cópia das cartelas para serem coloridas e coladas no caderno;
8- Trabalhar: cores, números, adjetivos, etc.
PROCESSO:
ALFABETO CORPORAL
META PRIORIZADA: EXPRESSÃO ORAL E INTERAÇÃO
PASSOS:
11- Confeccionar um tapete de forma circular contendo as letras do alfabeto;
12- Iniciar o processo com três crianças começando o percurso juntas.
13- Percorrer todas as letras contornando uma a uma, quando os três tiverem acabado o percurso, sai mais três, e assim por diante, até que todos os alunos façam esse percurso;
14- Orientar as crianças de formas diferentes;
15- Contornar as vogais pulando num pé só;
16- Andar sobre as letras e tentar identificar a 1ª letra do nome. Quando reconhecer agachar e contar até 10;
17- Pular com os pés juntos de letra em letra até o final do alfabeto;
18- Caminhar sobre as letras falando a que souberem;
19- Caminhar sobre o alfabeto e falar palavras que comece ou termine com aquela letra;
Nenhum comentário:
Postar um comentário