O Papel da Rotina na Disciplina em sala de aula
Adultos costumam considerar rotina algo , enfadonho e desinteressante, não é verdade?
Já explico...
Você, como professor já deve ter observado que as crianças tendem a repetir brincadeiras e pedem para ver um mesmo desenho inúmeras vezes sem jamais se cansarem.
Rir da mesma piada, cantar a mesma música, realizar o mesmo giro até cair no chão, etc...
Organizei abaixo algumas perguntas e respostas que podem te ajudar a entender melhor O Papel da Rotina na Disciplina em sala de aula
O que acontece numa sala sem rotina?
Quando a criança adentra a sala de aula e não tem definida uma rotina costuma ficar estressada e desconfortável sem saber o que esperar da aula.
Importante salientar que ninguém está apoiando a tarefa de cair no marasmo, deixar de inovar e tornar as aulas mecânicas e chatas. O que se tenta é fazer compreender que criança não apenas precisa de rotina como aprecia.
Esta estratégia já foi testada e aprovada por milhares de professores.
Ao chegar em sala de aula liste no quadro as atividades do dia, tá legal?
Por qual motivo utilizar tarefas de rotina?
Todos sabemos da dificuldade de iniciar uma aula sem uma tarefa de rotina.
Situar o aluno no espaço tempo e conseguir colocar em prática uma aula costuma ser o pesadelo de muitos colegas.
Então, se você utilizar tarefas de rotina como: Calendário,quantos somos,chamada etc , deixará as crianças relaxadas e confortáveis preparando-as para o que virá a seguir.
Quer dizer que criança não gosta de novidade?
Ninguém aqui afirmou isso!
Criança gosta sim de novidade, mas mesmo a novidade precisa ter elementos que deem a ela segurança e conforto
A Rotina pela Rotina?
De forma alguma...
É importante considerar a rotina como parte da aula, momento também de aprendizagem dos educandos e não como forma de passar o tempo fazendo dela um ato mecânico e desinteressante.
O que podemos fazer para não tornar esta rotina mecânica?
Simples... Basta mesclar elementos novos à ela considerando habilidades serem trabalhadas.
Ex: Em turmas de Educação Infantil é sempre importante utilizar metodologias para o trabalho com o nome na rotina diária.
Esta roda de nomes com recitação de parlendas é muito interessante e envolvente podendo ser repetida sempre que as crianças desejarem. E elas vão desejar muito!
Na estratégia de mesclar o trabalho com os nomes à rotina da roda a professora trabalha desde o conhecimento do próprio nome e o dos colegas até o aperfeiçoamento na pronúncia das palavras.
Deste modo ela pode trazer um elemento novo, favorecendo assim o processo de ensino e aprendizagem e continuar tendo uma turma relaxada, confortável e disciplinada.
Se você é um professor que gosta de inovar, certamente encontrará meios de fazer esta mesclagem entre rotina e novidades e ter um desempenho excelente frente à sua turma.
Ah, não esqueça de ter sempre em mente que:
Realizar tarefas de rotina não é perder tempo é ganhá-lo.
Gi Barbosa
Me atrevo a dizer que este pensamento costuma atravancar o de muitos colegas esforçados que costumeiramente enchem o dia dos pequenos de grandes novidades e acabam se perguntando o que estão fazendo de errado já que o esforço diário criar e levar novidades à sala de aula não tem dado muito certo.Muitos podem não ter considerado que este turbilhão de novidades não só não ajuda como atrapalha no processo de ensino e aprendizagem e é fator que contribui potencialmente para o crescimento da indisciplina em sala de aula.
Já explico...
Você, como professor já deve ter observado que as crianças tendem a repetir brincadeiras e pedem para ver um mesmo desenho inúmeras vezes sem jamais se cansarem.
Rir da mesma piada, cantar a mesma música, realizar o mesmo giro até cair no chão, etc...
Organizei abaixo algumas perguntas e respostas que podem te ajudar a entender melhor O Papel da Rotina na Disciplina em sala de aula
O que acontece numa sala sem rotina?
Com as crianças especiais, como autistas esta rotina é o grande diferencial e jamais pode ser desconsiderada devendo ser apoiada por pictogramas, ou seja, representações de objetos e conceitos traduzidos em uma forma gráfica extremamente simplificada.A rotina mantêm a criança relaxada e confortável!
Uma das grandes estratégias em manter uma turma disciplinada , por exemplo, consiste em dar um norte aos alunos tão logo estejam em sala de aula listando no quadro as tarefas que serão realizadas no dia de forma sequenciada.Isso vale para Educação Infantil e também Fundamental I.
Esta estratégia já foi testada e aprovada por milhares de professores.
Ao chegar em sala de aula liste no quadro as atividades do dia, tá legal?
Por qual motivo utilizar tarefas de rotina?
Todos sabemos da dificuldade de iniciar uma aula sem uma tarefa de rotina.
Situar o aluno no espaço tempo e conseguir colocar em prática uma aula costuma ser o pesadelo de muitos colegas.
Então, se você utilizar tarefas de rotina como: Calendário,quantos somos,chamada etc , deixará as crianças relaxadas e confortáveis preparando-as para o que virá a seguir.
De forma alguma...
É importante considerar a rotina como parte da aula, momento também de aprendizagem dos educandos e não como forma de passar o tempo fazendo dela um ato mecânico e desinteressante.
O que podemos fazer para não tornar esta rotina mecânica?
Simples... Basta mesclar elementos novos à ela considerando habilidades serem trabalhadas.
Ex: Em turmas de Educação Infantil é sempre importante utilizar metodologias para o trabalho com o nome na rotina diária.
Esta roda de nomes com recitação de parlendas é muito interessante e envolvente podendo ser repetida sempre que as crianças desejarem. E elas vão desejar muito!
Nenhum comentário:
Postar um comentário