CARDAPIO DE LEITURA
Ler e escrever com eficiência é o resultado esperado no final do processo de alfabetização, mais que precisa ser construído durante o ano escolar, dia a dia, mediante ações planejadas, acompanhadas e avaliadas.
Ler deve ser um ato prazeroso. Precisa ser desenvolvida como hábito salutar a ser praticadas durante toda a vida.
Cada turma deverá ter a sua disposição um acervo adequado aos diferentes momentos da alfabetização, ou seja, o nível de cada série por isso, na rotina da aula, é reservado este momento para trabalhar o Curtindo a leitura.
A cada dia, as estratégias devem ser variadas: leitura em voz alta pelo professor / aluno, individual, em dupla, coletiva, silenciosa, dramatizada, reconto de histórias dentre outras. O professor deve também aproveitar esse tempo para avaliar o desempenho da leitura dos alunos.
Sugestões de prêmio que serão distribuídos para os alunos sorteados nas apresentações do s livros lidos: (Confeccionado pela Professora)
Coroas (rei e rainha)
Crachás (prender com clips no uniforme do aluno): Círculo de Leitura
Faixas: “Curtindo as Leituras”
Chapéu (Dobradura): Campeão na leitura
Medalha: “Honra ao Mérito” – Curtindo as Leituras!
Cartaz de um Pergaminho (Prender no pescoço do aluno - Mensagem sobre o momento)
Viseira na cabeça: “Grande leitor”
Cartaz: Silêncio! Estamos curtindo as leituras (colocar na porta no horário da leitura)
Ler e escrever com eficiência é o resultado esperado no final do processo de alfabetização, mais que precisa ser construído durante o ano escolar, dia a dia, mediante ações planejadas, acompanhadas e avaliadas.
Ler deve ser um ato prazeroso. Precisa ser desenvolvida como hábito salutar a ser praticadas durante toda a vida.
Cada turma deverá ter a sua disposição um acervo adequado aos diferentes momentos da alfabetização, ou seja, o nível de cada série por isso, na rotina da aula, é reservado este momento para trabalhar o Curtindo a leitura.
A cada dia, as estratégias devem ser variadas: leitura em voz alta pelo professor / aluno, individual, em dupla, coletiva, silenciosa, dramatizada, reconto de histórias dentre outras. O professor deve também aproveitar esse tempo para avaliar o desempenho da leitura dos alunos.
Sugestões de prêmio que serão distribuídos para os alunos sorteados nas apresentações do s livros lidos: (Confeccionado pela Professora)
Coroas (rei e rainha)
Crachás (prender com clips no uniforme do aluno): Círculo de Leitura
Faixas: “Curtindo as Leituras”
Chapéu (Dobradura): Campeão na leitura
Medalha: “Honra ao Mérito” – Curtindo as Leituras!
Cartaz de um Pergaminho (Prender no pescoço do aluno - Mensagem sobre o momento)
Viseira na cabeça: “Grande leitor”
Cartaz: Silêncio! Estamos curtindo as leituras (colocar na porta no horário da leitura)
HORA DOS RELATOS: todos os alunos sentados, em formato de um círculo, para a realização do Curtindo as Leituras. Será convidada uma pessoa da comunidade (pais) para recontar um relato pessoal.
Em seguida as crianças recontam no caderno de Produção de texto.
MOMENTO LITERÁRIO: todos os alunos sentados em círculo, após a leitura do livro, fará um sorteio de duas crianças para fazer apresentação do livro lido no “Palanquinho Literário”. Sugestões de questões para a apresentação (A Professora entrega para o aluno as questões abaixo):
Capa: título, autor, ilustrador e editora;
Número de páginas;
Parte que mais gostou e justificar sua resposta;
Parte que não concordou e justificar a sua resposta;
Em seguida a outra criança apresenta e no final elas serão coroadas. (Elas ficarão até o final da aula com as coroas.
Em seguida as crianças recontam no caderno de Produção de texto.
MOMENTO LITERÁRIO: todos os alunos sentados em círculo, após a leitura do livro, fará um sorteio de duas crianças para fazer apresentação do livro lido no “Palanquinho Literário”. Sugestões de questões para a apresentação (A Professora entrega para o aluno as questões abaixo):
Capa: título, autor, ilustrador e editora;
Número de páginas;
Parte que mais gostou e justificar sua resposta;
Parte que não concordou e justificar a sua resposta;
Em seguida a outra criança apresenta e no final elas serão coroadas. (Elas ficarão até o final da aula com as coroas.
REPORTER POR UM DIA: todos os alunos sentados, em formato de um círculo, para a Leitura dos livros Literários. Será escolhida uma criança para ser o repórter por um dia. As perguntas deverão ser direcionadas para o questionamento do livro lido pelo entrevistado. Sugestões de perguntas:
Qual é o título do livro que você leu?
Quais são os personagens? O que fazem dentro da história?
Como é a personagem mais importante?
Qual é a parte que mais lhe chamou atenção? Por quê?
Em seguida as crianças partem para a Produção de texto:
Mostre três cenas importantes, por escrito ou por desenhos em quadrinhos, com legendas.
Copie da leitura um parágrafo de que você mais gostou.
Transcreva o significado de três palavras novas que você aprendeu.
Você gostou da leitura? Justifique a sua resposta.
EXPOR NOTICIA: as crianças trazem de casa uma “Notícia da Semana”. A Professora faz um sorteio entre as crianças que irão apresentar (três crianças). Uma das Crianças escolhida será o Apresentador do Jornal das “Notícias de Última Hora”.
Em seguida as outras duas crianças apresentam.
Depois as noticias serão exposta no mural da sala para apreciação de todos os alunos.
Sugestões de perguntas (Digitar e colocar em uma caixa):
De qual fonte você retirou a notícia?
Em que data foi publicada?
Qual é a manchete da notícia?
Em que seção ela se encontrava?
Qual é o assunto tratado nela?
Por que essa notícia lhe chamou atenção?
Qual é o editor responsável pelo jornal ou revista de que você tirou a notícia?
Conte a seus colegas o que se fala na notícia que você selecionou.
HORA DO CAUSO: No momento integração do “Curtindo as Leituras”, fará um sorteio para que duas crianças apresentem esse momento. A Professora faz as inferências e em seguida todas as crianças registram no Caderno de Produção.
CAUSO: História inventada ou verdadeira que pode se contada de uma forma maior.
Qual é o título do livro que você leu?
Quais são os personagens? O que fazem dentro da história?
Como é a personagem mais importante?
Qual é a parte que mais lhe chamou atenção? Por quê?
Em seguida as crianças partem para a Produção de texto:
Mostre três cenas importantes, por escrito ou por desenhos em quadrinhos, com legendas.
Copie da leitura um parágrafo de que você mais gostou.
Transcreva o significado de três palavras novas que você aprendeu.
Você gostou da leitura? Justifique a sua resposta.
EXPOR NOTICIA: as crianças trazem de casa uma “Notícia da Semana”. A Professora faz um sorteio entre as crianças que irão apresentar (três crianças). Uma das Crianças escolhida será o Apresentador do Jornal das “Notícias de Última Hora”.
Em seguida as outras duas crianças apresentam.
Depois as noticias serão exposta no mural da sala para apreciação de todos os alunos.
Sugestões de perguntas (Digitar e colocar em uma caixa):
De qual fonte você retirou a notícia?
Em que data foi publicada?
Qual é a manchete da notícia?
Em que seção ela se encontrava?
Qual é o assunto tratado nela?
Por que essa notícia lhe chamou atenção?
Qual é o editor responsável pelo jornal ou revista de que você tirou a notícia?
Conte a seus colegas o que se fala na notícia que você selecionou.
HORA DO CAUSO: No momento integração do “Curtindo as Leituras”, fará um sorteio para que duas crianças apresentem esse momento. A Professora faz as inferências e em seguida todas as crianças registram no Caderno de Produção.
CAUSO: História inventada ou verdadeira que pode se contada de uma forma maior.
CÍRCULO DE LEITURAS: todos os alunos sentados, em formato de um círculo para a realização da leitura.
Serão sorteadas duas crianças para apresentem esse momento. A Professora faz as inferências e as crianças recontam a história no caderno de Produção de Texto.
“Observação: Como prêmio de participação as crianças sorteadas usarão até o final da aula um “crachá” escrito “Círculo de Leitura”.
TRANSMISSÃO VIA TV (TV GRANDE DE PAPELÃO – Confeccionada pela Professora): Crianças sentadas em círculo, para a realização da leitura.
A Professora fará um sorteio de seis crianças para apresentarem esse momento que será apreciado pelas as demais crianças.
Serão formadas três duplas (entrevistador/entrevistado). No final da apresentação cada dupla receberá uma medalha confeccionada pela Professora escrita “Honra ao mérito” – Curtindo as Leituras!
O entrevistado faz as inferências (As perguntas serão repassadas pela Professora).
§ Qual é o título do seu livro?
§ Em que lugar aconteceu à cena?
§ O que você mais gostou no livro? Por quê?
§ O que não gostou? Por quê?
§ Se você fosse vender esse livro o que diria para os leitores?
Faça o mesmo com as outras duplas.
RECEITA CULINÁRIA: Solicitar para os alunos trazerem de casa livros de culinárias ou receitas. Em seguida solicitar para cada aluno escolher sua receita predileta, escrever no caderno de Produção de texto e socializar com a turma.
Se for possível, faça o dia da culinária, execute com a turma uma receita.
PAINEL DE TEXTO: O professor pedirá aos alunos que tragam de casa textos variados, façam a socialização com a turma ( sortear os alunos) em seguida deverão ser fixados os textos em mural para que os alunos tenham conhecimento..
LENDO E ESCREVENDO: O Professor solicita a leitura dos livros do Cantinho de Leitura. Em seguida solicita aos alunos que escrevam no caderno de produção de texto um parágrafo que mais gostou justificando a sua resposta. Ilustre o texto.
COLETÂNEA DE TEXTOS (CADERNO DE LEITURA): O Professor pedirá aos alunos que tragam de casa textos que serão lidos naquele dia (Leitura Individual e silenciosa).
Em seguida socializarão os textos com os colegas, depois a Professora recolhe e cola no caderno que ficará a disposição dos alunos no “Cantinho de Leitura”.
Sugestões de textos: Gêneros trabalhados no Fluxo das Aulas
PALAVRAS IGUAIS (TRABALHANDO INFERÊNCIA): O Professor lê um livro do Cantinho de Leitura para os alunos.
Em seguida a Professora indicará dois alunos para explicar ou comentar o que foi lido e destacar as palavras repetidas. Depois as crianças irão ditar as palavras iguais para os demais colegas que irão registrar no Caderno de Produção de texto.
CONTRA OU A FAVOR? A Professora escolhe um livro do Cantinho de Leitura e ler para os alunos em seguida solicitar do aluno argumenta a favor ou contra do livro.
Logo após a argumentação solicitar para os demais registrarem no caderno de Produção de Texto.
PARECER DO LIVRO LIDO: todos os alunos sentados, em formato de um círculo para a realização da leitura.
Serão sorteadas três crianças para apresentarem esse momento. A Professora solicita um aluno para explicar a Introdução do livro lido, o outro a conclusão e o terceiro explica se houve ou não relação entre a introdução e a conclusão.
LEITURA COMPARTILHADA: a Professora apresenta para os alunos os livros do Cantinho de Leitura e solicita para os alunos escolherem um.
Em seguida a Professora tira cópia e distribui para todos os alunos lerem. Todos os alunos sentados, em formato de um círculo.
A Professora inicia a apresentação do livro: capa, páginas e ilustração. Depois cada criança ler a sua parte (seqüência).
Cada aluno recorta o seu texto e cola no caderno de Produção, justificando o que mais gostou ou não. No texto sublinhe as palavras desconhecidas e procura o sinônimo no dicionário. No final a Professora faz as inferências e as considerações finais.
PESCANDO LEITURA (A Professora deverá confeccionar um aquário: caixa cheia de pó de serragem, peixinhos feitos de EVA e numerados de acordo com os grupos)
Os alunos serão divididos em grupos (três) para a realização da leitura, cada grupo recebe um número.
A Professora convida um aluno para sortear os grupos que irão apresentar.
Um aluno apresenta a capa, o segundo a introdução e o terceiro a conclusão.
Serão sorteadas duas crianças para apresentem esse momento. A Professora faz as inferências e as crianças recontam a história no caderno de Produção de Texto.
“Observação: Como prêmio de participação as crianças sorteadas usarão até o final da aula um “crachá” escrito “Círculo de Leitura”.
TRANSMISSÃO VIA TV (TV GRANDE DE PAPELÃO – Confeccionada pela Professora): Crianças sentadas em círculo, para a realização da leitura.
A Professora fará um sorteio de seis crianças para apresentarem esse momento que será apreciado pelas as demais crianças.
Serão formadas três duplas (entrevistador/entrevistado). No final da apresentação cada dupla receberá uma medalha confeccionada pela Professora escrita “Honra ao mérito” – Curtindo as Leituras!
O entrevistado faz as inferências (As perguntas serão repassadas pela Professora).
§ Qual é o título do seu livro?
§ Em que lugar aconteceu à cena?
§ O que você mais gostou no livro? Por quê?
§ O que não gostou? Por quê?
§ Se você fosse vender esse livro o que diria para os leitores?
Faça o mesmo com as outras duplas.
RECEITA CULINÁRIA: Solicitar para os alunos trazerem de casa livros de culinárias ou receitas. Em seguida solicitar para cada aluno escolher sua receita predileta, escrever no caderno de Produção de texto e socializar com a turma.
Se for possível, faça o dia da culinária, execute com a turma uma receita.
PAINEL DE TEXTO: O professor pedirá aos alunos que tragam de casa textos variados, façam a socialização com a turma ( sortear os alunos) em seguida deverão ser fixados os textos em mural para que os alunos tenham conhecimento..
LENDO E ESCREVENDO: O Professor solicita a leitura dos livros do Cantinho de Leitura. Em seguida solicita aos alunos que escrevam no caderno de produção de texto um parágrafo que mais gostou justificando a sua resposta. Ilustre o texto.
COLETÂNEA DE TEXTOS (CADERNO DE LEITURA): O Professor pedirá aos alunos que tragam de casa textos que serão lidos naquele dia (Leitura Individual e silenciosa).
Em seguida socializarão os textos com os colegas, depois a Professora recolhe e cola no caderno que ficará a disposição dos alunos no “Cantinho de Leitura”.
Sugestões de textos: Gêneros trabalhados no Fluxo das Aulas
PALAVRAS IGUAIS (TRABALHANDO INFERÊNCIA): O Professor lê um livro do Cantinho de Leitura para os alunos.
Em seguida a Professora indicará dois alunos para explicar ou comentar o que foi lido e destacar as palavras repetidas. Depois as crianças irão ditar as palavras iguais para os demais colegas que irão registrar no Caderno de Produção de texto.
CONTRA OU A FAVOR? A Professora escolhe um livro do Cantinho de Leitura e ler para os alunos em seguida solicitar do aluno argumenta a favor ou contra do livro.
Logo após a argumentação solicitar para os demais registrarem no caderno de Produção de Texto.
PARECER DO LIVRO LIDO: todos os alunos sentados, em formato de um círculo para a realização da leitura.
Serão sorteadas três crianças para apresentarem esse momento. A Professora solicita um aluno para explicar a Introdução do livro lido, o outro a conclusão e o terceiro explica se houve ou não relação entre a introdução e a conclusão.
LEITURA COMPARTILHADA: a Professora apresenta para os alunos os livros do Cantinho de Leitura e solicita para os alunos escolherem um.
Em seguida a Professora tira cópia e distribui para todos os alunos lerem. Todos os alunos sentados, em formato de um círculo.
A Professora inicia a apresentação do livro: capa, páginas e ilustração. Depois cada criança ler a sua parte (seqüência).
Cada aluno recorta o seu texto e cola no caderno de Produção, justificando o que mais gostou ou não. No texto sublinhe as palavras desconhecidas e procura o sinônimo no dicionário. No final a Professora faz as inferências e as considerações finais.
PESCANDO LEITURA (A Professora deverá confeccionar um aquário: caixa cheia de pó de serragem, peixinhos feitos de EVA e numerados de acordo com os grupos)
Os alunos serão divididos em grupos (três) para a realização da leitura, cada grupo recebe um número.
A Professora convida um aluno para sortear os grupos que irão apresentar.
Um aluno apresenta a capa, o segundo a introdução e o terceiro a conclusão.