Páginas

sexta-feira, 20 de março de 2015


Competências em situação de leitura - Área de Linguagem


TEMA 1: RECONSTRUÇÃO DAS CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO E RECEPÇÃO DE TEXTOS

COMPETÊNCIAS DE ÁREA
CONTEÚDO
1 – Interpretar textos relacionando-os aos seus contextos de produção e recepção (interlocutores, finalidade, espaço e tempo em que ocorre a interação),  considerando os fatores como gênero, formato do texto, tema, assunto, finalidade, suporte original e espaços próprios de circulação social:
  • Identificar esferas discursivas, suportes de circulação original, gêneros, temas, finalidades, público-alvo, possíveis objetivos de produção e leitura, espaços próprios de circulação social, formas, constituintes e recursos expressivos em textos.
  • Identificar os possíveis elementos constitutivos da organização interna dos gêneros.
Discurso, texto e textualidade. Gêneros discursivos: conceituação, classificação, transformação e representação histórica. Os vários suportes de textos. Os gêneros e os princípios tecnológicos de informação e comunicação. Natureza e função dos textos. O ponto de vista do autor/leitor. O discurso e seu contexto de produção: jogo de imagens, historicidade e lugar social. Condições de produção, circulação e recepção. Os agentes específicos do discurso escrito (autores, editores, livreiros, tipográficos, críticos, leitores).



TEMA 2 – RECONSTRUÇÃO DOS SENTIDOS DO TEXTO

COMPETÊNCIAS DE ÁREA
CONTEÚDO
2 – Recuperar informações em textos:
  • Inferir tema ou assunto principal do texto
  • Identificar o sentido de vocábulos ou expressões, selecionando a acepção mais adequada ao contexto em que estão inseridos.
  • Localizar informações explícitas em textos
  • Sequenciar informações explícitas dos e textos.
  • Inferir informações pressupostas ou subentendidas em textos.
  • Estabelecer relações entre imagens (fotos, ilustrações) , gráficos, tabelas, infográficos e o corpo do texto.
Mecanismo de coesão lexical (sinônimos, hiperônimos, repetição, reiteração). Fatores de coerência. Estrutura e organização do texto. Construção de sentido e significado. Processos de leitura. Teorias e métodos de leitura. Funções da leitura. Modalidades de leitura. Leitura compreensiva e interpretativa.


TEMA 3 – RECONSTRUÇÃO DA TEXTUALIDADE
COMPETÊNCIAS DE ÁREA
CONTEÚDO
3 – analisar os elementos que concorrem para a progressão temática e para a organização e estruturação de textos:
  • Estabelecer relações entre segmentos do texto, identificando repetições ou substituição que contribuem para a continuidade
  • Estabelecer relações de causa/conseqüência entre segmentos do texto.
  • Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato
  • Identificar no texto os elementos constitutivos da argumentação.
  • Estabelecer relação lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc.
  • Estabelecer relações entre recursos expressivos e efeitos de sentido.
Mecanismos coesivos – coesão referencial: coesão lexical (sinônimos, hiperônimos, repetição, reiteração); e coesão gramatical (uso de conectivos, tempos verbais, pontuação, seqüência temporal, relações anafóricas, conectores intersentenciais, interparágrafos. Intervocabulares). Fatores de coerência. Estrutura e organização do texto. Aspectos semânticos pragmáticos, estilísticos e discursivos da argumentação. Operadores discursivos. Operadores argumentativos. Processos persuasivos. Argumentação. Interlocução e interação. As categorias da enunciação: pessoa, tempo e espaço. Sistema temporal da enunciação e sistema temporal do enunciado. Construção de sentido e significado. O tom do discurso: valor expressivo das formas linguísticas.



TEMA 4 – RECONSTRUÇÃO DA INTERTEXTUALIDADE E RELAÇÃO ENTRE  TEXTOS
COMPETÊNCIAS DE ÁREA
CONTEÚDO
4 – Avaliar criticamente os discursos e confrontar opiniões e pontos de vista em diferentes textos:
  • Comparar textos
  • Identificar referências intertextuais
O discurso no texto – “vozes” implícitas e memória discursiva. Texto, contexto, hipertexto e intertexto. Intertextualidade em diferentes linguagens. Intertextualidade, citação, paráfrase e paródia. Amplitude de repertório e decodificação da intertextualidade. Intertextualidade e originalidade. Enunciação e construção dos sentidos. O outro no discurso e no texto. O discurso metafórico e irônico. Dialogismo cultural e textual. O auditório universal. Diálogo, dialogismo, polifonia e alteridade.



TEMA 5 – REFLEXÃO SOBRE OS USOS DA LÍNGUA FALADA E ESCRITA
COMPETÊNCIAS DE ÁREA
CONTEÚDOS DE ESTUDO DA ÁREA
5 – Analisar fatos linguísticos para compreender os usos da linguagem em textos:
  • Identificar marcas linguísticas que evidenciem o locutor e o interlocutor de um texto.
  • Identificar, em textos, marcas de uso de variação linguística.
  • Identificar aspectos morfossintáticos e semânticos nos usos da língua.
Gramática da norma-padrão do português escrito ( norma gramática: sintaxe de concordância, regência, colocação e flexão; convenções da escrita: escrita das palavras – ortografia, acentuação -, minúsculas/maiúsculas etc).Gramática textual (coerência textual, coesão lexical – sinônimo, hiperônimo, repetição etc. –e coesão gramatical – uso dos conectivos , tempos verbais, pontuação, seqüência temporal, relações anafóricas, conectores intervocabulares, intersentenciais, interparágrafos etc). Gramática do estilo ( variação linguística, adequação de registro, variante adequada ao tipo/gênero de texto e à situação de interlocução ). Usos e regras do sistema de escrita ( a segmentação de palavras e frases; os sinais de pontuação – o parágrafo, o ponto-final e as marcas do discurso direto etc). Concepção  de norma e variante. Variante individual, interindividual e social. Variações fonológicas, morfológicas, sintáticas, semânticas e discursivas. Variação de modalidades: a fala e a escrita. Variação estilística: graus de formalidade e informalidade. Diacronia e sincronia.





TEMA 6 – COMPREENSÃO DE TEXTOS LITERÁRIOS
COMPETÊNCIAS DE ÁREA
CONTEÚDOS DE ESTUDO DA ÁREA
6 – Compreender o texto literário como objeto artístico, cultural e estético gerador de significação e integrador da organização do mundo e da própria:
  • Identificar os possíveis elementos constitutivos da organização interna de gêneros literários ( contos tradicionais, fábulas, mitos, lendas, crônicas narrativas, novelas, canções ou poemas).
- Estabelecer relações, em uma narrativa literária, entre formas de organização dos episódios; papéis das personagens; caracterizações das personagens e do ambiente; pontos de vista do narrador; marcas do discurso direto, indireto e indireto livre.
- Identificar os mecanismos de construção do poema.
-  Identificar os mecanismos de construção da argumentação em fábulas e cartas literárias.
  • Recuperar a intertextualidade em textos literários.
As teorias explicativas sobre os gêneros dos textos literários de estrutura narrativa em prosa – personagem, ponto de vista do narrador, descrição, enredo, tempo, espaço etc.;  em versos – poemas – rima, ritmo, figuras de estilo e linguagem etc. Elementos constitutivos e intertextuais da prosa, da poesia e do teatro. Gêneros literários. Teoria literária. Fortuna crítica. História da literatura. Autores da literatura lusófona.

Nenhum comentário:

Postar um comentário