Páginas

sexta-feira, 20 de março de 2015

TRABALHANDO DIFERENTES GÊNEROS TEXTUAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL I JUSTIFICATIVA: Ler e interpretar é a base para aquisição de todo e qualquer conhecimento. Com a necessidade de o aluno desenvolver a leitura fluente, escrita, interpretação e o gosto pela leitura, vimos a necessidade de desenvolver este projeto. Sabe-se que, o aluno que possui contato com livros e leituras realizadas e incentivadas por educadores, terá um melhor rendimento escolar onde o hábito de ler transforma em verdadeiro prazer. Partindo deste princípio compreendemos que a leitura deve ser vivenciada, atuando como agente mediador entre a criança e a formação de sua personalidade, de sua concepção de mundo e a faz conhecer sentimentos próprios da humanidade. OBJETIVO GERAL: Despertar o gosto pela leitura através de atividades prazerosas e desenvolver as habilidades de interpretação e escrita nos alunos do 2° ao 5° ano, oferecendo situações que possam aumentar o prazer e o interesse pela leitura, bem como ampliar as suas habilidades e competências, a fim de que tornem leitores autônomos. Trabalhar com gêneros textuais diversos, possibilitando ao aluno a aquisição de competências leitoras. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:  Manusear diversos tipos de textos;  Interpretar e encenar histórias lidas;  Recontar histórias ouvidas;  Conhecer diferentes gêneros textuais;  Confeccionar livros;  Formar leitores e escritores, que sejam capazes de produzir textos coerentes e coesos;  Trabalhar as características de cada gênero textual;  Estimular a cooperação por meio de trabalhos em grupos;  Identificar as marcas temporais presentes nos contos. ETODOLOGIA: O projeto de leitura e escrita mobiliza os alunos do Ensino Fundamental, professores e núcleo gestor. Os alunos terão a oportunidade de conhecer diversos gêneros textuais, onde serão realizadas oficinas de leitura, produção textual, leitura compartilhada, dramatização, confecção de livros, pesquisas e atividades relacionadas com cada tipo de texto trabalhado. AVALIAÇÃO: Será feita de acordo com as atividades e os objetivos propostos. GÊNEROS TEXTUAIS: 2° ANO  Piada  Conto Acumulativo  Biografia  Carta do Leitor 3° ANO  Fábula  Conto Maravilhoso  Tira  Notícia 4° ANO  Receita  Conto  Fábula  História em Quadrinhos 5° ANO  Crônica  Artigo de Opinião  Reportagem  Cordel CRONOGRAMA:  De Fevereiro a Novembro. ( Trabalhar um gênero a cada bimestre)

Nenhum comentário:

Postar um comentário