Páginas
▼
sexta-feira, 20 de março de 2015
TRABALHANDO DIFERENTES GÊNEROS TEXTUAIS NO ENSINO
FUNDAMENTAL I
JUSTIFICATIVA:
Ler e interpretar é a base para aquisição de todo e qualquer conhecimento.
Com a necessidade de o aluno desenvolver a leitura fluente, escrita, interpretação e o
gosto pela leitura, vimos a necessidade de desenvolver este projeto.
Sabe-se que, o aluno que possui contato com livros e leituras realizadas e
incentivadas por educadores, terá um melhor rendimento escolar onde o hábito de ler
transforma em verdadeiro prazer.
Partindo deste princípio compreendemos que a leitura deve ser vivenciada,
atuando como agente mediador entre a criança e a formação de sua personalidade, de
sua concepção de mundo e a faz conhecer sentimentos próprios da humanidade.
OBJETIVO GERAL:
Despertar o gosto pela leitura através de atividades prazerosas e desenvolver as
habilidades de interpretação e escrita nos alunos do 2° ao 5° ano, oferecendo situações
que possam aumentar o prazer e o interesse pela leitura, bem como ampliar as suas
habilidades e competências, a fim de que tornem leitores autônomos.
Trabalhar com gêneros textuais diversos, possibilitando ao aluno a aquisição de
competências leitoras.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Manusear diversos tipos de textos;
Interpretar e encenar histórias lidas;
Recontar histórias ouvidas;
Conhecer diferentes gêneros textuais;
Confeccionar livros;
Formar leitores e escritores, que sejam capazes de produzir textos coerentes e
coesos;
Trabalhar as características de cada gênero textual;
Estimular a cooperação por meio de trabalhos em grupos;
Identificar as marcas temporais presentes nos contos.
ETODOLOGIA:
O projeto de leitura e escrita mobiliza os alunos do Ensino Fundamental,
professores e núcleo gestor. Os alunos terão a oportunidade de conhecer diversos
gêneros textuais, onde serão realizadas oficinas de leitura, produção textual, leitura
compartilhada, dramatização, confecção de livros, pesquisas e atividades relacionadas
com cada tipo de texto trabalhado.
AVALIAÇÃO:
Será feita de acordo com as atividades e os objetivos propostos.
GÊNEROS TEXTUAIS:
2° ANO
Piada
Conto Acumulativo
Biografia
Carta do Leitor
3° ANO
Fábula
Conto Maravilhoso
Tira
Notícia
4° ANO
Receita
Conto
Fábula
História em Quadrinhos
5° ANO
Crônica
Artigo de Opinião
Reportagem
Cordel
CRONOGRAMA:
De Fevereiro a Novembro. ( Trabalhar um gênero a cada bimestre)
Nenhum comentário:
Postar um comentário