PROJETO: “CONFABULANDO: UM ENCONTRO ENTRE FÁBULAS, CONTOS E VALORES”.
Instituição:
Período: 30 dias
Turma: 3º Ano
Grupo:
OBJETIVOS:
GERAL: Instigar o prazer pela leitura de fábulas e contos, utilizando este subsídio para a promoção dos conceitos, procedimentos e atitudes.
ESPECÍFICOS:
· Valorizar a diversidade das profissões e a dignidade que delas advertem quando o trabalho é honesto;
· Ressaltar a importância da convivência harmoniosa em todos os ambientes, cujos frutos serão colhidos no futuro, quando trabalhadores.
· Ressaltar a importância da mãe na edificação dos filhos e do lar.
JUSTIFICATIVA:
Muito temos falado nos debates escolares acerca da função social da escola, cujo cerne reside na formação do cidadão complexo, para um tipo de sociedade pré-definida no plano das ações pedagógicas.
Todavia, as mudanças sociais são tantas que parece estarmos perdendo o rumo garantidor de uma sociedade mais digna. A avalanche de inovações – sobretudo no campo do ter – são inúmeras que chegam a suprir os valores que nos dignificam.
Em meio a esse quadro, como a escola pode contribuir para o resgate das atitudes humanizantes? E com o propósito de encontrarmos esta resposta que desenvolvemos o presente projeto durante o segundo bimestre, com a turma do 3º ano “A”.
Valendo-nos dos instrumentos pertinentes à fase da infância, utilizaremos como subsídio as fábulas e contos infantis, estimulando além dos valores cidadãos, o prazer e encontro com a leitura.
Esperamos chegar ao momento de culminância vislumbrando novos olhares, promissores da esperança de um mundo melhor!
SUGESTÕES DE ATIVIDADES:
1ª Atividade: Dia do Trabalho.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
Mostrar no calendário o início do 5º mês do ano, ressaltando o valor de nossas atitudes, já que tudo o que já foi, jamais voltará a ser. Por isso, é sempre bom prezar pelas boas ações.
Falar o porquê da existência do dia do trabalho, de acordo com o suporte abaixo:
Em seguida, contar a história “Ossos do ofício”, realizando a pré-leitura, leitura e pós-leitura.
Valorizar cada profissão, mostrando que, Deus que tudo vê, sabe quem trabalha com dignidade ou não.
Como processo de letramento, trabalhar a escrita das profissões, produzindo frases, textos, adjetivos etc. de acordo com a conveniência da turma.
Profissões apresentadas no livro:
1 – Varredor
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10 – Zelador
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19 – Costureira
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28 – Empresário
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37 – Carteiro
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2 – Padeiro
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11 – Jardineiro
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20 – Bordadeira
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29 – Secretária
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38 – Jogador
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3 – Mecânico
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12 – Músico
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21 – Modelo
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30 – Marinheiro
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39 – Agrônomo
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4 – Motorista
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13 – Professor
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22 – Modelista
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31 – Pescador
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40 – Paleontóloga
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5 – Policial
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14 – Eletricista
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23 – Estilista
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32 – Estivador
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41 – Astrônomo
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6 – Pintor
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15 – Pedreiro
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24 – Repórter
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33 – Cozinheiro
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42 – Sacerdote
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7 – Veterinário
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16 – Carpinteiro
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25 – Bombeiro
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34 – Palhaço
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43 – Cabeleireiro
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8 – Lixeiro
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17 – Serralheiro
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26 – Dentista
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35 – Trapezista
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44 – Garçom
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9 – Feirante
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18 – Arquiteta
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27 – Operário
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36 – Domador
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45 – Escritora
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Podem fazer umas fichinhas com as profissões para, além de verem a importância de cada uma delas, separar sílabas, vogais, consoantes, ordem alfabética etc.
Lembrar que, para sermos um bom profissional, precisamos saber convier em equipe, já que viveremos juntos a outras pessoas (conversar sobre o tema)
Fazer um painel: “Quando eu crescer, quero ser...”, no qual as crianças escreverão a profissão que querem exercer, procurando uma figura adequada.
2ª Atividade: Dia das mães.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS: Iniciar falando da importância da mãe na família, realçando que outras pessoas podem, muitas vezes, fazer papel da mãe, quando nos ama (avó, tia, mãe que adota). É bom ver as situações da sala (quem os cria).
Falar do AMOR MATERNAL E FILIAL, e da reciprocidade entre estes.
Contar a historinha “Se as coisas fossem mães”.
Em seguida, refletir sobre a letra da música.
Fazer uma lembrancinha para a mãe, pedindo que tragam um CD (usado) para fabricação de um espelho. A professora traz os papelões cortados e eles cobrem com revistas, tecidos, EVA, ou o que trouxerem.
AVALIAÇÃO:
Será realizada continuamente ao final de cada atividade, dialogando com as crianças sobre o que elas aprenderam com tema trabalhado e realizando produção de textos e produções de artes.
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