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terça-feira, 23 de junho de 2015

A avaliação descritiva como garantia do processo de aprendizagem dos alunos.





Muito se discute sobre a maneira certa de se avaliar os alunos na educação infantil.
De acordo com As Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil, propõe que a avaliação seja realizada através da observação e de registro do desenvolvimentos dos alunos, ou seja, a utilização de múltiplos registros realizados por adultos e crianças (relatórios, fotografias, desenhos, álbuns etc.);

O Referencial Curricular Para a Educação Infantil descreve que o momento de avaliação implica numa reflexão do professor sobre o processo de aprendizagem e sobre as condições oferecidas por ele para que ela pudesse ocorrer. Assim, caberá a ele investigar sobre a adequação dos conteúdos escolhidos, sobre a adequação das
propostas lançadas, sobre o tempo e ritmo impostos ao trabalho, tanto quanto caberá
investigar sobre as aquisições das crianças em vista de todo o processo vivido, na sua relação
com os objetivos propostos.
A avaliação não se dá somente no momento final do trabalho. É tarefa permanente
do professor, instrumento indispensável à constituição de uma prática pedagógica e
educacional verdadeiramente comprometida com o desenvolvimento das crianças.
Este tipo de avaliação faz com que todo o desenvolvimento cognitivo, motor, sensorial, espacial e de linguagens sejam acompanhados de maneira real pelo professor, proporcionando para o professor do ano seguinte, a possibilidade de ter um conhecimento prévio do aluno no ano seguinte. 
 

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