Ainda em 2014 realizei algumas atividades com os alunos e não tive tempo de postá-las aqui. Algumas foram em parcerias com as "professoras referências" das turmas com as quais eu trabalhava como volante, como esta que descrevo a seguir, que eu e a professora Melissa colocamos em prática com a turma A24 (2º ano). Teve também a participação da nossa orientadora Simone com outras atividades relacionadas, mas que não tenho o registro comigo.
A ideia deste trabalho se originou durante minha tutoria no curso do Pró-Letramento a partir da qual a Melissa fez suas contribuições e então colocamos em prática.
Naquela ocasião eu ainda não tinha conhecimento do vídeo "Sentimentário" que postei aqui, mas ele teria sido ótimo para ajudar a desencadear as atividades.
Naquela ocasião eu ainda não tinha conhecimento do vídeo "Sentimentário" que postei aqui, mas ele teria sido ótimo para ajudar a desencadear as atividades.
“Palavras geradoras de emoção”
Sequência didática elaborada a partir do livro “Pequeno Dicionário Poético-Humorístico Ilustrado”, de Elias José, que contém poesias com definições de palavras.
Obs.: A Professora Luciana Monteiro criou uma apresentação de PowerPoint com uma das poesias (As cores e as palavras) que já está postada aqui.
Objetivos:
Objetivos:
· Desenvolver capacidades necessárias, além de atitudes e disposições favoráveis ao uso da leitura, escrita e oralidade no contexto escolar e na vida em sociedade;
· Compreender e valorizar o uso da escrita com diferentes funções, produzindo textos adequados aos objetivos e ao contexto, utilizando recursos expressivos e literários, revisando e reelaborando a própria escrita;
· Desenvolver a criatividade de ideias, participando das interações cotidianas em sala de aula através da escuta atenta, exposição de opiniões e respeito às manifestações dos colegas;
· Compreender a utilização do dicionário como aliado no processo de aprendizagem da língua, além de saber noções básicas para o seu manuseio;
Desenvolvimento:
1)Conversa com os alunos a partir do título do livro de Elias José “Pequeno Dicionário Poético-Humorístico Ilustrado”: O que é “dicionário”? Pra que ele serve? Análise oral das palavras que fazem parte do título (pequeno, poético, humorístico e ilustrado)...
2)Leitura pela professora das poesias das páginas 3 até 13 do livro, que trazem definições para a palavra “dicionário”, além de outras características de diversas palavras. Conversa sobre essas lembranças que as palavras nos trazem.
3) Ditado de desenhos: cada aluno dobra uma folha de ofício 3 vezes, de forma que fiquem marcados oito espaços iguais, que inicialmente serão numerados de
4)Escrita (em papel pardo) das palavras desenhadas, fazendo análise sonora das partes das mesmas. Cada aluno copia as que corresponderem aos seus desenhos.
5)As palavras são escritas também em fichas de cartolina e distribuídas entre os alunos para que façam a ilustração correspondente.
5)As palavras são escritas também em fichas de cartolina e distribuídas entre os alunos para que façam a ilustração correspondente.
7)Com as mesmas fichas de palavras, foi solicitado que os alunos as organizassem de acordo com a ordem alfabética (primeiro em pequenos grupos e dividindo as fichas entre eles e após com toda turma e todas as palavras). Esta atividade já foi realizada utilizando os crachás com os nomes dos alunos.
8)Atividades diversas envolvendo a escrita das palavras que surgiram na atividade do desenho (identificação de letras iniciais e finais; número e organização de sílabas para formação das palavras trabalhadas; identificação de sílaba e correspondência com palavras trabalhadas relacionando com palavras diversas; classificação das palavras as organizando nos envelopes correspondentes)
9)Manuseio de dicionários na sala de aula: de início deixei manusearem livremente os dicionários e em seguida conversamos sobre a sua organização (por ordem alfabética). Questionamentos sobre o que encontraram e o que acharam destes “livros”, dialogando sobre a utilidade dos dicionários. Foi pedido que localizassem algumas letras (mostrar onde estão as palavras que começam com M, por exemplo) e que procurassem o significado de uma palavra escolhida pela turma.
10)Criação de versos poéticos com definições das palavras da atividade do desenho para organização de um dicionário poético da turma (primeiro com toda turma no coletivo, sorteando as palavras dos envelopes; depois por grupos, também com o sorteio de palavras).
11)No Laboratório de Informática, em duplas os alunos fizeram uma ilustração para cada verso criado utilizando o Paint. Os versos foram digitados e impressos juntamente com as ilustrações. Após, foram organizados em ordem alfabética formando o Dicionário Poético da turma que foi levado pelos alunos para casa, um de cada vez, de forma que pudessem fazer a leitura para suas famílias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário