Projeto: Sustentabilidade
Projeto: Sustentabilidade
Tema: PAISAGENS URBANAS E QUESTÕES AMBIENTAIS -UTILIZANDO MATERIAIS RECICLÁVEIS PARA TRANSFORMÁ-LA EM UM AMBIENTE SUSTENTÁVEL
Turma: Infantil I - integral professora:Tempo de duração: 2º semestre data:
Eixo trabalhado: Arte
Justificativa:
A sustentabilidade surgiu nos últimos anos, mais precisamente em 1987, onde alguns países se reuniram a fim de discutir as questões ambientais de poluição. Segundo o relatório de Brundtland, sustentabilidade é “suprir as necessidades da geração presente sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprir as suas”. São atitudes que levam os sujeitos a se tornarem justos socialmente, aceitos culturalmente e viáveis economicamente.
Observamos no decorrer da história da humanidade que há uma intrínseca relação entre ser humano e o meio natural que o cerca, a história mostra que o homem fez da natureza sua habitação e subsistência, no entanto, com o passar dos séculos esta relação pacífica foi rompida com o nascimento das novas formas de organização social, a busca incessante pela dominação econômica e pela produção em larga escala, somada ao elevado nível de crescimento populacional, produziu uma enorme devastação dos recursos naturais.
O sistema econômico vigente privilegia o lucro e o investimento voraz em produção. O que ocorre, é que, para tanto, são necessárias infinitas reservas naturais que possam ser exploradas pelas grandes indústrias.
O sistema econômico vigente privilegia o lucro e o investimento voraz em produção. O que ocorre, é que, para tanto, são necessárias infinitas reservas naturais que possam ser exploradas pelas grandes indústrias.
Os recursos naturais utilizados pelas indústrias em sua maioria são não renováveis, é muito provável que a crise ambiental que o planeta experimenta não possa ser freada caso as pessoas e as nações não se conscientizem a tempo. Ao mesmo tempo em que os avanços econômicos trazem o desenvolvimento e o bem-estar dos povos, corrompe as reservas naturais, principalmente as dos países subdesenvolvidos, como o Brasil.
Podemos observar no contexto histórico atual que a maior parte da população brasileira encontra-se nas cidades, constatamos uma crescente degradação das condições de vida, refletindo uma crise ambiental. Isto nos remete a uma necessária reflexão sobre os desafios para mudar as formas de pensar e agir em torno da questão ambiental numa perspectiva contemporânea. Leff (2001) fala sobre a impossibilidade de resolver os crescentes e complexos problemas ambientais e reverter suas causas sem que ocorra uma mudança radical nos sistemas de conhecimento, dos valores e dos comportamentos gerados pela dinâmica de racionalidade existente, fundada no aspecto econômico do desenvolvimento.O conceito de Educação Ambiental passou por várias etapas durante o aprimoramento das idéias que surgiam a partir das discussões a cada reunião e com a realidade sócio-econômica mundial, estabelecendo-se, após a Conferência da ONU sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro em 1992 (conhecida como Rio-92), que: Tendo em vista que a Educação Ambiental estava sendo proposta como uma ferramenta para a formação de sociedades ambientalmente responsáveis, Kloetzel (1998) define Meio Ambiente como sendo o “conjunto de soluções, leis, influências e infraestruturas de ordem física, química, biológica e psíquica, que permite, abriga e rege a vida (e ainda, a qualidade de vida e o bem-estar do cidadão) em todas as suas formas”.
Deste modo, torna-se notório a necessidade de abordarmos as questões que tangem a educação ambiental, pois não podemos fechar os olhos para uma natureza que diariamente revela-se cada vez mais prejudicada pelas ações inconseqüentes de nos seres humanos.
Como educadores, devemos contribuir para formação de uma geração consciente em relação ao seu papel como cidadão voltado para uma valoração ética, social, econômica e ambiental, além de pensar numa escola que promova esse aprendizado, a fim de se ensinar a importância de atitudes de preservação, para que as gerações futuras não sofram com a destruição ambiental.
Como educadores, devemos contribuir para formação de uma geração consciente em relação ao seu papel como cidadão voltado para uma valoração ética, social, econômica e ambiental, além de pensar numa escola que promova esse aprendizado, a fim de se ensinar a importância de atitudes de preservação, para que as gerações futuras não sofram com a destruição ambiental.
Por perceber a necessidade de um trabalho que aborde discussões de preservação ao meio ambiente, esse projeto buscará desenvolver nas crianças uma cultura de sustentabilida através da apreciação de obras de artistas que tratem do tema sustentabilidade e de oficinas de artes inspiram os alunos a participar de atividades onde as técnicas de reaproveitamento podem valorizar as construções de objetos de paisagens urbanas utilizando materiais alternativos como sucatas.
O fundamental é trabalhar, a fim de aguçar o potencial imaginativo e criativo das crianças. Afinal, brincar de sustentabilidade é possível e educa para um futuro melhor!
OBJETIVO GERAL:
· Proporcionar através da linguagem artística o conhecimento e a conscientização dos alunos da educação infantil,acerca dos temas que envolvam meio ambiente e cidadania, desenvolvendo a construção de atitudes para a preservação e com o desenvolvimento sustentável.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
· Despertar nas crianças valores e idéias de preservação da natureza e senso de responsabilidade para com as gerações futuras;
· Sensibilizar de forma lúdica sobre o uso sustentável dos recursos naturais através de suas próprias ações;
· Apresentar alternativas e soluções para as questões ambientais pertinentes no dia a dia escolar.
· Conscientizar as crianças sobre a importância do meio ambiente e como o homem está inserido neste meio;
· Estimular para que perceba a importância do homem na transformação do meio em que vive e o que as interferências negativas têm causado à natureza;
· Incorporar o respeito e o cuidado para com o meio ambiente.
· Estimular a mudança prática de atitudes e a formação de novos hábitos com relação à utilização dos recursos naturais.
· Conscientizar sobre o uso adequando e renovação de certas matérias primas: Reciclagem..
Conteúdos:
Conteúdos Conceituais
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Conteúdos Procedimentais
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Conteúdos Atitudinais
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Conhecer e apreciar obras de Tarsila do Amaral
contextualizadas na poética da cidade;
Refletir sobre a influência da humanidade no equilíbrio do ambiente
Observar a paisagem da cidade nos trajetos urbanos;
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Observar a paisagem da cidade nos trajetos urbanos
Exercitar a prática da linguagem prática como representação de sua imaginação e criatividade.
Conhecer um suporte diferenciado para a aplicação de produção plástica, visando o reaproveitamento do descartável ao transformar lixo em objeto de arte
Experimentar o material reciclado e a sua materialidade enquanto recurso plástico
Construir uma instalação coletiva com os objetos
produzidos.
Reutilizar materiais recicláveis
Construir uma instalação coletiva com os objetos produzidos.
Construir uma instalação coletiva com os objetos produzidos
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Ter consciência sobre o papel da humanidade em relação da conservação do meio ambiente.
Valorizar atitudes de preservação e conservação ambiental
Reconhecer atitudes
inadequadas para com o seu meio ambiente
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METODOLOGIA
Os procedimentos serão divididos em três etapas.
1ª Etapa
Os procedimentos serão divididos em três etapas.
1ª Etapa
· Apresentação do tema aos alunos. Conversa dirigida a respeito do tema: interpretações, opiniões sobre o meio ambiente; a situação atual deste meio;
· Apresentação de vídeo educativo infantil, que trate da questão do lixo, da preservação do meio ambiente trazendo a importância da reciclagem
· Explicação sobre a importância de Reciclar, Reaproveitar, Reutilizar, respeitando a vida e a ecologia.
2ª Etapa
2ª Etapa
· Análise da realidade ambiental na comunidade
· Apreciação de obras de arte que retratem a paisagem urbana
· Apresentar as diferentes partes do lixo produzido na cidade através de diferentes atividades pedagógicas.
3ª Etapa
· Reciclagem - explicar sobre a reciclagem, sua importância e como é feita- Oficina de Arte
· Iniciar os trabalhos manuais, como cartazes, panfletos educativos, avisos que trazem informações importantes à população.
· Confeccionar painéis
· Confeccionar objetos e utilitários com material reciclado para os cantinhos da sala
· Preparação de trabalho para a exposição
CULMINÂNCIA
Exposição dos trabalhos feitos durante a execução do projeto.AVALIAÇÃO
A avaliação deverá ser contínua, através de observação e registro da participação e envolvimento de cada aluno.Exposição dos trabalhos feitos durante a execução do projeto.AVALIAÇÃO
REFERÊNCIAS
BRASIL. Ministério da Educação. Referencial curricular nacional para a educação
infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998.
BRASIL. Ministério da Educação. Referencial curricular nacional para a educação
infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998.
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