Educação Infantil - Rotina - Exemplo
A rotina na educação infantil
A ROTINA NA EDUCAÇÃO INFANTIL, ATIVIDADES DIRIGIDAS, ATIVIDADES LIVRES (ISTO É, MENOS DIRIGIDAS PELO PROFESSOR), ATIVIDADES DE CUIDADO PESSOAL, REFORÇAR A IDÉIA.
Rotina à estrutura básica, da espinha dorsal das atividades do dia. A rotina diária é o desenvolvimento prático do planejamento. É também a seqüência de diferentes atividades que acontecem no dia-a-dia da creche e é esta seqüência que vai possibilitar que a criança se oriente na relação tempo-espaço e se desenvolva. Uma rotina adequada é um instrumento construtivo para a criança, pois permite que ela estruture sua independência e autonomia, além de estimular a sua socialização.
Maria Carmen Barbosa e Maria da Graça Horn, afirma em Organização do Espaço e do Tempo na Escola Infantil.
“O cotidiano de uma Escola Infantil tem de prever momentos diferenciados que certamente não se organizarão da mesma forma para crianças maiores e menores. Diversos tipos de atividades envolverão a jornada diária das crianças e dos adultos: o horário da chegada, a alimentação, a higiene, o repouso, as brincadeiras – os jogos diversificados – como o faz-de-conta, os jogos imitativos e motores, de exploração de materiais gráficos e plásticos – os livros de histórias, as atividades coordenadas pelo adulto e outras”.
Assim, para organizar estas atividades no tempo, é fundamental levar em consideração três diferentes necessidades das crianças:
“As necessidades biológicas, como as relacionadas ao repouso, à alimentação, à higiene e à sua faixa etária; as necessidades psicológicas, que se referem às diferenças individuais como, o tempo e o ritmo de cada um; as necessidades sociais e históricas que dizem respeito à cultura e ao estilo de vida”.
É interessante aqui reforçar a idéia de que a rotina deve prever pouca espera das crianças, principalmente durante os períodos de higiene e de alimentação. A espera pode ser evitada se organizarmos a nossa sala de aula de maneira que a criança tenha a possibilidade de realizar outras atividades, de forma mais autônoma, tendo livre acesso a espaços e materiais, enquanto o professor está atendendo uma única criança.
Atividades de organização coletiva
As crianças definem o que desejam fazer, e para isso é necessário que o ambiente, em termos de materiais e espaços, dê condições. Já as crianças maiores podem participar na própria organização das atividades. Uma festa, por exemplo, é uma atividade coletiva que pode ser organizada junto com as crianças. O mesmo pode ser feito com relação a um passeio, uma visita fora da instituição.
Atividades de cuidado pessoal
Não devemos separar o “cuidar” do “educar”. Uma das preocupações básicas das atividades de cuidado pessoal é com a saúde, entendendo a saúde como sendo o bem-estar físico, psicológico e social da criança. A higiene, o sono e a alimentação são algumas das principais condições para a sua vida, é necessária uma atenção maior em relação à limpeza e aos hábitos adequados de higiene. Também a alimentação é muito importante e não deve ser encarada com momento de dificuldade e de tensão. É importante observarmos alguns detalhes, tais como: o uso do guardanapo, a utilização correta dos talheres, e a ingestão de líquidos no momento adequado.
É possível organizar na creche brincadeiras e músicas que envolvam questões de higiene e alimentação. O sono é outro fator relevante para a saúde da criança, o ideal é que sejam ofertadas outras opções de atividades para as crianças que não querem ou não conseguem dormir. O problema da exigência dos momentos de sono da criança é o resultado da falta de pessoal. Mas isso não é correto? Importante: as crianças nunca devem dormir sem a presença de um adulto para atender a qualquer eventualidade, como passar mal, acordar aos sustos, por exemplo. Além disso, o horário é de descanso das crianças e não do profissional, que neste momento está trabalhando!
O momento do banho é especial para a criança na creche. No berçário, devemos cuidar da temperatura da água, arrumar as roupas antecipadamente e escolher os brinquedos para entreter a criança antes, durante e após o banho. No maternal pode-se dar banhos de mangueira nas crianças, ou mesmo instalar chuveiros externos quando as condições climáticas assim permitirem.
Atividades dirigidas
Na creche, as atividades dirigidas são aquelas que o professor realiza com uma ou poucas crianças, procurando chamar a atenção pra algum elemento novo do ambiente, como uma figura, uma brincadeira com som etc. No momento em que as crianças aprendem a andar é relevante realizar passeios pela creche. O adulto deve coordenar inúmeras atividades com as crianças, a partir de certa idade, tais como: contar histórias, fazer teatro com fantoches, ensinar músicas e brincadeiras de roda, brincar de esconde-esconde. O interessante é propor atividades à criança e deixá-la segura para escolher a forma de participar. Isso significa respeitar seu ritmo, confiar na criança, na sua capacidade de ação e na liberdade que tem para expressar seus sentimentos.
Atividades livres (isto é, menos dirigidas pelo professor)
Estas atividades devem fazer parte d programação diária de todos os grupos de crianças, desde o berçário até a turma dos maiores. Cabe a este organizar espaços e momentos para que as crianças livremente explorem o ambiente e escolham suas atividades específicas, mas é sempre interessante que o professor intervenha na coordenação das brincadeiras quando assim for necessário e integre-se como participante.
Por: Renata Gonçalves Fonte:http://monografias.brasilescola.com/pedagogia/a-rotina-na-educacao-infantil.htmEXEMPLO DE ROTINA:
Período: verpertino Professora: sala:Infantil - I
HORÁRIOS
|
SEGUNDA-FEIRA
|
TERÇA-FEIRA
|
QUARTA-FEIRA
|
QUINTA-FEIRA
|
SEXTA-FEIRA
|
13h20m - 13h30m
|
DESPERTAR
|
DESPERTAR
|
DESPERTAR
|
DESPERTAR
|
DESPERTAR
|
13h30m - 14h00m
|
Hora da curiosidade
Diversificado
|
Hora da curiosidade
Diversificado
|
Hora da curiosidade
Diversificado
|
Hora da curiosidade
Diversificado
|
Aula de Artes na sala ambiente
|
14h00m - 14h30m
|
Atividades com
Música
Cantigas populares
|
Atividades com
Música
Música com gestos
|
Atividades com Música
Experimentando sons diversos
|
Brinquedoteca13h45 às 14h15
|
Aula de Artes na sala ambiente
|
14h30m -15h00m
|
Parque com intervenção
|
Parque com intervenção
|
Parque com intervenção
|
Parque com intervenção
|
Parque com intervenção
|
15h00m - 15h30m
|
Lanche/higiene
|
Lanche/higiene
|
Lanche/higiene
|
Lanche/higiene
|
Lanche/higiene
|
15h30m – 15h45
|
Roda de conversa
|
Informática
15h30 às 16:10
|
Roda de conversa
|
Roda de conversa
|
Aula de Artes na sala ambiente
|
15h45m - 16h15m
|
Atividades de Artes
Visuais
(Projeto)
|
Roda de conversa:
16h10m às 16h20m
|
Atividades de Artes Visuais
(Projeto)
|
Atividades de Artes Visuais
(livre)
|
Aula de Artes na sala ambiente
|
16h15m - 16h30m
|
Movimento
|
Movimento
|
Movimento
|
Movimento
|
Aula de Artes na sala ambiente
|
16h30m – 16h40m
|
SUCO
|
SUCO
|
SUCO
|
SUCO
|
SUCO
|
16h40m – 17h00m
|
Hora da História
(livre)
|
Hora da História
Leitura
|
Hora da História
Área externa
|
Hora da História
Dramatização com apoio de fantoches e objetos diversos
|
Hora da História
cineminha
|
17h00m – 17h10m
|
Organização da sala
|
Organização da sala
|
Organização da sala
|
Organização da sala
|
Organização da sala
|
17h00m – 17h20m
|
saída
Jogos
|
saída
música
|
saída
Livrinhos/gibis
|
saída
Blocos de construção
|
saída
Brincando com bonecas e carrinhos
|
rotina
Período: verpertino Professora: sala:Infantil - I
HORÁRIOS
|
SEGUNDA-FEIRA
|
TERÇA-FEIRA
|
QUARTA-FEIRA
|
QUINTA-FEIRA
|
SEXTA-FEIRA
|
13h20m - 13h30m
|
DESPERTAR
|
DESPERTAR
|
DESPERTAR
|
DESPERTAR
|
DESPERTAR
|
13h30m - 14h00m
|
Diversificado
Hora da curiosidade
|
Diversificado
Hora da curiosidade
|
Diversificado
Hora da curiosidade
|
Diversificado
Hora da curiosidade
|
Diversificado
Hora da curiosidade
|
14h00m - 14h30m
|
Atividades com
Música
Cantigas populares
|
Atividades com
Música
Música com gestos
|
Atividades com Música
Experimentando sons diversos
|
Brinquedoteca 13h45 às 14h15
|
Atividades com música
Brincadeiras cantadas
|
14h30m -15h00m
|
Parque com intervenção
|
Parque com intervenção
|
Parque com intervenção
|
Parque com intervenção
|
Parque com intervenção
|
15h00m - 15h30m
|
Lanche/higiene
|
Lanche/higiene
|
Lanche/higiene
|
Lanche/higiene
|
Lanche/higiene
|
15h30m – 15h45
|
Roda de conversa
|
Informática
15h30 às 16:10
|
Roda de conversa
|
Roda de conversa
|
Roda de conversa
|
15h45m - 16h15m
|
Atividades de Artes
Visuais
(livre)
|
Roda de conversa:
16h10m às 16h20m
|
Atividades de Artes Visuais
(Projeto)
|
Atividades de Artes Visuais
(Projeto)
|
Atividades de Artes Visuais
(Projeto)
|
16h15m - 16h30m
|
Movimento
|
Movimento
|
Movimento
|
Movimento
|
Movimento
|
16h30m – 16h40m
|
SUCO
|
SUCO
|
SUCO
|
SUCO
|
SUCO
|
16h40m – 17h00m
|
Hora da História
(livre)
|
Hora da História
Leitura
|
Hora da História
Área externa
|
Hora da História
Dramatização com apoio de fantoches e objetos diversos
|
Hora da História
cineminha
|
17h00m – 17h10m
|
Organização da sala
|
Organização da sala
|
Organização da sala
|
Organização da sala
|
Organização da sala
|
17h00m – 17h20m
|
saída
Jogos
|
saída
música
|
saída
Livrinhos/gibis
|
saída
Blocos de construção
|
saída
Brincando com bonecas e carrinhos
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário