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domingo, 22 de março de 2015

Projeto: Leitura e escrita na sala de aula -- Uma história por dia

JUSTIFICATIVA:
As pesquisas mostram que as crianças pequenas pensam no texto escrito muito antes que imaginamos. À medida que vão operando com a escrita vão entendendo como ela funciona.
O mundo do texto está nos livros, nos cartazes, nas revistas, nos jornais e nas leituras em voz alta feita pelos alunos.
A leitura, a escrita e a linguagem oral se desenvolvem separadamente. Elas atuam de maneira interdependente.
É necessário que as crianças participem de situações onde a escrita adquire significação.
Ler equivale a buscar significados nos textos.
Ao ler, o leitor usa a informação gráfica do texto, mas também utiliza uma informação não-visual, construída por seus conhecimentos prévios sobre a linguagem, sobre o tema que lê e sobre o tipo de texto.

LEITURA DE HISTÓRIAS:
A leitura efetiva de história, por parte do adulto faz com que as crianças entrem em contato com um tipo particular de discurso: o discurso narrativo.
Elas aprendem alguns conceitos relacionados com o que está impresso: o livro como suporte, capa, páginas, ilustrações, elementos do texto.
Está demonstrado que a a proximidade física dos livros influi no interesse e no entusiasmo das crianças.
Os livros infantis são mensagens transmitidas socialmente durante os anos de informação dos cidadãos.
OBJETIVOS:
  • Incorporar a atividade de leitura em voz alta dentro da programação diária.
  • Entrar em contato com o material gráfico impresso
  • Propiciar o contato com os portadores ou suportes de textos (rótulos, cartazes, enciclopédias, livros, revistas, jornais)
  • Trabalhar diariamente com a Literatura Infantil.
DESENVOLVIMENTO:
  • Listar as histórias já conhecidas pela turma e as que vamos contar.
  • Reescrever algumas histórias.
  • Criar histórias mudas.
  • Conhecer os diversos tipos de histórias - fábulas - lendas - novela - história muda - história em quadrinhos...
  • Recontar histórias.
  • Emprestar livros para as crianças levarem para casa.
  • Incentivar a criação de biblioteca particular.
  • Criar a hora do conto.
  • Utilizar o dicionário.
  • Construir um dicionário para a nossa sala.
  • Trabalhar com propagandas, anúncio, notícia, poesia, receita, bilhete, carta.
  • Valorizar os conhecimentos prévios do aluno, capacitando-o a expressar idéias, sentimentos e opiniões.
  • Propiciar reflexão e análise sobre aspectos da língua e da linguagem, reconhecendo que os mesmos elementos de uma palavra falada podem ter significados diferentes na escrita.
  • Levar o aluno a perceber que a leitura pode ser fonte de informações, de prazer e deconhecimento.
  • Capacitar o aluno a identificar os pontos mais relevantes de um poema.
  • Perceber as propriedades da escrita: letras como representação de fonemas, direção da escrita, combinação das letras, formas e tipos de letras.
  • Identificar a quantidade, relacionando-a com a representação dos números até 10.
  • Expressar sentimentos, experiências, idéias e opções individuais.
Formulação dos problemas
  • Quais são as leituras que vocês preferem: gibis, livros de histórias ou histórias em quadrinhos?
  • Vocês sabem o que é um poema?
  • Vocês gostam de ver revistas? Quais?
Tempo da atividade: 5 aulas
Material a ser utilizado
  • Folhas com textos, livros infantis, jornais, revistas, gibis etc.
  • Livro escolhido para leitura: ... de A a Z, de 1 a 10..., de Darci Maria Brignani – Companhia Editora Nacional.
  • Lápis coloridos para desenhos e caderno para as anotações das descobertas.
  • Cartolinas e canetas para os cartazes.
  • Computador para digitar os poemas e ilustrá-los com desenhos; papel para impressora.

SUGESTÃO DE ATIVIDADES: LEITURA COM PRAZER
Temas transversais
Ética: Diálogo, respeito mútuo, responsabilidade, cooperação, organização, solidariedade. Trabalho coletivo, compartilhar descobertas.
Pluralidade cultural: Educação – diferentes formas de transmissão de conhecimento: práticas educativas nas diferentes culturas. Cidadania: Direitos e deveres individuais e coletivos. Literatura e tradição: línguas, dialetos, variantes e variação lingüística.
Execução
Sensibilização:
  • Qualquer trabalho motivado por leitura deve ser (estar) adequado ao nível de desenvolvimento, maturidade, interesse e possibilidades da criança ou da classe.
  • Peça aos alunos que tragam um tipo de leitura de que gostam: livros, textos de música, poesias, trava-línguas, histórias em quadrinhos, dicionários, revistas, gibis.
  • Forme uma “biblioteca de classe” e faça intercâmbio de leitura.
  • Depois, solicite aos alunos que contem e desenhem o que leram.
Concretização:
1ª Aula:
  • Emilia Ferreiro afirma: “O texto tem de ser bom e lido com convencimento. Ler em voz alta pelo educador. Esse aluno vai presenciar um ato quase mágico. Essa maneira de trabalhar é muito melhor do que usar as cartilhas e as famílias silábicas”.
  • Para incentivar a leitura e cativar os alunos, primeiramente o professor deve escolher um bom livro. Para a série iniciante é sugerido o livro ... de A a Z, de 1 a 10..., de Darci Maria Brignani, Companhia Editora Nacional.
  • Os alunos devem ter contato com o livro. Desperte o sentido da observação: atenção à capa, tipo de letra, desenhos, cores etc.
  • A análise dos aspectos físicos do livro (tamanho das letras, distribuição do texto pelas páginas, numeração, tamanho da obra, ilustrações, dados sobre o autor) pode ser feita nesse momento.
  • Uma das maneiras de o professor despertar a curiosidade pela leitura é ler para os alunos em voz alta e parar a leitura no auge da narrativa, criando “suspense”.
  • As crianças querem descobrir e aguardam ansiosas para ver o que tem na outra página.
  • Escolha também textos diversificados de jornais, folhetos de propaganda e revistas que sejam interessantes, despertem a curiosidade de seus alunos e que falem sobre o assunto do livro escolhido.
  • Desperte a atenção de seus alunos para os diferentes tipos de textos: para informar, para divertir e como fonte de prazer.
  • Pesquise poesias, contos infantis, histórias em quadrinhos que sejam do cotidiano dos alunos, e que eles mesmos escolham quais ler.
  • Crie a imaginação nos ouvintes, pois assim a criança vai entender que vale a pena esforçar-se para obter as informações de maneira prazerosa e divertida.


SUGESTÃO DE ATIVIDADES: LEITURA COM PRAZER
2ª Aula:
  • Faça da leitura uma diversão: a criança gosta de expressar-se por desenhos.
  • Divida em partes o poema do livro escolhido.
  • Leia a parte de “A a Z”. Peça aos alunos para a reproduzirem com desenhos, em folhas de sulfite ou num programa de computador.
  • Depois eles irão escrever uma frase ou palavras (dependendo do grau de maturidade de cada sala) em cada desenho, expressando o trecho lido.
3ª Aula:
  • Faça o mesmo da aula anterior com a parte “de 1 a 10” do livro, intercalando com leitura individual, coletiva e em grupo.
  • Organize com as crianças cartazes do poema lido. Esses cartazes deverão ser afixados fora da sala de aula para divulgação do trabalho.
  • O cartaz possibilita registrar e divulgar as sínteses feitas pelos alunos no decorrer do trabalho.
4ª Aula:
  • Peça-lhes para revisarem a escrita, descobrindo palavras com erros ortográficos e de pontuação, indicando as correções apropriadas.
5ª Aula:
  • Junte as folhas desenhadas e forme um livro. Numere as páginas.
  • Com a observação do livro original, peça-lhes para criarem uma capa. Pode ser do jeito que está apresentada no livro ou como eles gostariam que fosse.
  • Pedir para escreverem o nome do livro, autor, série, ano e editora.
Integração
História: pesquisar outros poemas e montar em quadrinhos.
Artes e teatro: fazer um jogral do poema.
Música: pesquisar letras de música e ensaiar a melodia.
Matemática: reconhecer os sucessores e antecessores usando os números das páginas do livro. Representar em ordem crescente a paginação do livro pessoal.
Informática: reprodução da história em frases ou palavras na confecção do livro e da ilustração.

SUGESTÃO DE ATIVIDADES: LEITURA COM PRAZER
Exposição:
Faça uma exposição na classe ou na escola com o tema “feira do livro” ou com o próprio nome da obra.

Conclusões e aplicações 
Veja algumas atividades que poderão ser desenvolvidas com os materiais da “biblioteca de classe:”
  • Roda de leitura: o aluno escolhe um livro, lê em voz alta um conto ou um capítulo, depois comenta e discute o texto com os outros colegas.
  • Hora do conto: a professora narra para os alunos histórias infanto-juvenis, folclóricas, fábulas, contos de fadas etc.
  • Encontro com a poesia: leitura de poemas.
  • Círculo do livro: empréstimo e troca de livros.
  • Quem conta um conto, aumenta um ponto: escolha um texto interessante, curto e divertido. Peça para uma parte da turma ler em casa num dia e a outra, no dia seguinte.
  • Em círculo, os alunos irão contar uma parte cada um, e o seguinte deve continuar.
Avaliação
  • Avaliar o desempenho global do aluno continuamente, a partir de observações, das atividades nas aulas, da participação na construção de novos conceitos, do levantamento de hipóteses e da manipulação dos materiais.
  • Observação das atitudes de responsabilidade, cooperação e organização.
  • Avaliar o emprego correto de palavras, frases, textos, como exercícios de fixação.

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