PLANO DE AULA DE ARTE_ Disciplina : Arte Ano/série:1º período 2º segmento_ Turno: noturno Data: 30-05-2015 a 29-06-2015 Aulas previstas:__04__ Aulas dadas:___ PLANO DE AULA MENSAL EIXO NORTEADOR: APRECIAÇÃO (ANÁLISE DE OBRA), CONTEXTUALIZAÇÃO (HISTÓRIA DA ARTE) E FAZER ARTÍSTICO COMPETÊNCIA: Ser capaz de ampliar o pensamento artístico, a sensibilidade, a percepção, a reflexão e a imaginação sobre as produções artísticas individuais e coletivas de distintas culturas e épocas. DATA CONTEÚDO: * Folclore (lenda, parlendas, danças, cantigas de roda, brinquedos, ditos populares). Modernismo (Tarsila do Amaral e Candido Portinari); * Manifestações populares; * Arte indígena. 03-06-2011 10-06-2011 17-06-2011 18-06-2011 HABILIDADE: * Compreender os significados da arte como manifestação humana que possibilita a nossa comunicação e expressão com o mundo. Desenvolver a capacidade de leitura em relação à música, tornando-se capaz de analisar e selecionar os sons. SITUAÇÃO DIDÁTICA: * Debate introdutório sobre folclore em geral, manifestações populares e arte indígena; * Copiar o conteúdo na lousa, para que os alunos posam ter todo o material em seus cadernos; * Fazer explanação dos conteúdos citados anteriormente; * Debate sobre folclore regional e local; * Debate sobre manifestações populares; * Em grupo os alunos farão uma pesquisa sobre, a origem da festa junina, que é folclore regional; * Apresentação da pesquisa sobre festa junina. RECURSOS: Livro didático: Arte de fazer, Haddad, Denise Akel e Morbin, Dulce Gonçalves, pesquisa no site: Google.com.br, lousa, revistas, livros e jornais para recorte, cola, papel pardo, pinceis, fita crepe ou dupla face, tesouras, dicionários, giz. AVALIAÇÃO: Avaliar através da participação nas atividades desenvolvidas, nos trabalhos, pesquisas e também na atividade avaliativa escrita, como também no decorrer das atividades realizadas extraclasse. REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS: - Referencial Curricular do Ensino fundamental. Vol.02; Livro didático ( citado anteriormente); - Livro didático: Arte de fazer, Haddad, Denise Akel e Morbin Dulce Gonçalves; - Pesquisa em sites tais como: Google.com. br, secretaria da cultura do Tocantins e outros. OBSERVAÇÕES: - Os alunos não têm disponibilidades para fazerem trabalhos de pesquisa extensos, por terem longa jornada de trabalho diurno. Sendo assim procuro fazer atividades em sala, e pesquisas que não requeiram muito tempo dos mesmos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário