Linguagem oral e escrita
Dando sequência as postagens das orientações resumidas dos parâmetros Curriculares da Educação Infantil,vamos falar sobre o Eixo "Linguagem oral e escrita".
1-Conteúdo:
Comunicação,interação e construção do conhecimento,através da linguagem;
Ampliação da capacidade de comuinicação e expressão e de acesso ao mundo letrado;
Expressão de sentimentos, ideias,pensamentos e intenções de diversas naturezas;
Elaboração de hipóteses de escrita e leitura;
Construção do conhecimento conceitual(o que a escrita representa e de que forma é representada)
Produzir escrita;
Produção de frases completas;
Ampliação gradativa das possibilidades de comunicação e expressão;
Seleção prévia da história que será contada;
Escutar a fala da criança deixando-se envolver por ela ressignificando-a e resgatando-a sempre que for mecessário.
2-Metodologia:
Observação e eanálise das produções escritas das crianças;
A intervenção direta do adulto na linguagem oral da criança
Aproximação do adulto com a criança;
Desenvolver habilidades motoras e intelectuais;
Uso da linguagem em múltiplas situações nas quais as crinaças percebeam a função socila que ela exerce;
A oralidade, a leitura e a escrita devem ser trabalhadas de forma integrada e complementar;
Inteligibilidade e riqueza do texto, nitidez e ilustrações que instiguem um sentimento de curiosidade da criança pelo livro e pela escrita;
Organização do ambiente favorável à escrita.
3-Estratégias:
Colocar nome nas produções (o título da história e o nome da criança);
Lista de palavras por grupo semântico (por exemplo,listar os animais marinhos;ou listar o que tem na festa junina;)
Usar objetos e figuras desencadeadoras das lembranças das crianças enriquecendo suas narrativas;
Compartilhar descobertas com seus familiares;
Roda de conversa;
Leitura e contação de histórias;
Recados e elaboração de bilhetes coletivos;
Explicação oral e escrita de um jogo;
Uso de diferentes portadores de textos;
Brincadeiras de faz de conta;
Músicas e rimas,parlendas e jogos verbais;
Leitura de imagens;
Produção de textos coletivos;
Escolher livro para ler e apreciar,justificando a escolha.
1-Conteúdo:
Comunicação,interação e construção do conhecimento,através da linguagem;
Ampliação da capacidade de comuinicação e expressão e de acesso ao mundo letrado;
Expressão de sentimentos, ideias,pensamentos e intenções de diversas naturezas;
Elaboração de hipóteses de escrita e leitura;
Construção do conhecimento conceitual(o que a escrita representa e de que forma é representada)
Produzir escrita;
Produção de frases completas;
Ampliação gradativa das possibilidades de comunicação e expressão;
Seleção prévia da história que será contada;
Escutar a fala da criança deixando-se envolver por ela ressignificando-a e resgatando-a sempre que for mecessário.
2-Metodologia:
Observação e eanálise das produções escritas das crianças;
A intervenção direta do adulto na linguagem oral da criança
Aproximação do adulto com a criança;
Desenvolver habilidades motoras e intelectuais;
Uso da linguagem em múltiplas situações nas quais as crinaças percebeam a função socila que ela exerce;
A oralidade, a leitura e a escrita devem ser trabalhadas de forma integrada e complementar;
Inteligibilidade e riqueza do texto, nitidez e ilustrações que instiguem um sentimento de curiosidade da criança pelo livro e pela escrita;
Organização do ambiente favorável à escrita.
3-Estratégias:
Colocar nome nas produções (o título da história e o nome da criança);
Lista de palavras por grupo semântico (por exemplo,listar os animais marinhos;ou listar o que tem na festa junina;)
Usar objetos e figuras desencadeadoras das lembranças das crianças enriquecendo suas narrativas;
Compartilhar descobertas com seus familiares;
Roda de conversa;
Leitura e contação de histórias;
Recados e elaboração de bilhetes coletivos;
Explicação oral e escrita de um jogo;
Uso de diferentes portadores de textos;
Brincadeiras de faz de conta;
Músicas e rimas,parlendas e jogos verbais;
Leitura de imagens;
Produção de textos coletivos;
Escolher livro para ler e apreciar,justificando a escolha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário