Leitura e Escrita: Dicas nunca são demais!!!
Gosto muito de ler e passo isso para os meus alunos através da prática.
Desde o primeiro dia de aula, procuro ler alguma coisa para eles pelo simples gosto de ler,
para que saibam que na nossa rotina, a leitura será sempre incluída.
Escolho vários gêneros, peço para que tragam "coisas" de ler", organizo um local na sala para leitura...
Mas o mais importante é estabelecer um vínculo do aluno com a leitura e a escrita, e para isso, algumas dicas legais podem ser seguidas:
Leitura:
. Ler em voz alta para os alunos, explicando o tipo de texto e para que ele serve, pelo simples prazer da leitura.
. Observar a entonação de voz durante a leitura de cada gênero (já que, independente do tipo, o texto sempre traz uma mensagem e exige uma forma de narrativa).
. Propor momentos de leitura livre onde vários tipos de material impresso estejam disponíveis aos alunos (nesses momentos, estar por perto é importante para tirar dúvidas, mas é legal não interferir na atividade se a criança não solicitar). É um momento muito bom para observar a criança.
. Explicar, e se possível mostrar o livro, jornal, encarte, catálogo...de onde foi retirado o texto que foi ou está sendo lido.
. Organizar com os alunos um varal ou caixa leterária, com os textos mais apreciados e trabalhar esses textos em atividades na sala de aula.
. Muito Importante é observar a qualidade dos textos escolhidos, evitando versões que simplificam demais as histórias, principalmente os clássicos.
Escrita:
Aproveitar a curiosidade que a leitura desperta para trabalhar atividades de escrita, mesmo que ainda estejam iniciando a alfabetização:
. Depois de conversar a respeito do texto, propor que as crianças registrem o que mais gostaram ou compreenderam através de desenho, não esquecendo de colocarem o nome do texto e seu próprio nome, assim como a data da atividade (Sempre observando aqueles que precisam de mais atenção, mesmo que as informações estejam escritas no quadro.)
.Propor que as crianças escrevam diariamente: seu nome, a data do dia em alguma atividade ou no caderno, ou até mesmo o nome de uma história ou atividade realizada. ( a quantidade não importa, nesse caso, o trabalho é mostrar a funcionalidade da escrita e fazer com que a criança compreenda que tudo o que ela realiza, ela pode registrar através da escrita).
. Organize e escreva no quadro, juntamente com os alunos, uma lista relacionada com algo realizado na sala de aula, na escola, num passeio, nomes e datas de aniversário, brincadeiras mais apreciadas... o importante é que as crianças participem dessa escrita e da leitura feita pela professora, assim percebem que podemos escrever e ler muitas coisas do nosso dia-a-dia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário