PLANO DE AULA - PROJETO VOLTA ÁS AULAS |
Hoje vou compartilhar com vocês um plano de aula para as primeiras semanas - Volta às Aulas e espero que vocês gostem. Não deixe de compartilhar com seus amigos 💓
1º Momento: Receber os alunos. Sentá-los em circulo no tapete. Distribuir os crachás, fazendo à chamada para reconhecimento.
- Questionar o local onde moram (perto ou longe da escoa,com quem vivem,numero de irmãos, quem traz quem busca se já frequentaram escolinha...).
- Introduzir a canção “BOM DIA COMO VAI VOCÊ?”, cumprimentando os colegas.
MÚSICA: BOM DIA COMO VAI VOCÊ?
FORMAÇÃO: em duplas, brincando com as mãos, batendo umas nas outras e na hora do abraço os alunos dão um no colega e troca de dupla.
“Bom dia como vai você,
Meu amigo como é bom te ver.
Palma, palma, mão com a mão,
Agora um abraço de coração”.
2º Momento: Estabelecer horários: conversar com os alunos sobre a rotina da escola e sala de aula - hora do lanche juntamente com as merendeiras; hora das atividades dirigidas, hora das brincadeiras, recreio e dos jogos.
ROTINA DIÁRIA: colar no caderno dos alunos.
ROTINA DIÁRIA
Entrada: 8h até as 08h30min.
Café: 8h as 08h15min.
Higiene: 08h15min (higiene bucal);
· Hora do conto;
· Artes plásticas;
· Expressões gráficas;
Jogos ou biblioteca;
Recreio: 10h30min
Higiene; 11h;
Almoço: 11h20min;
Higiene;
Saída: 12h
|
3º Momento: COMO FORAM SUAS FÉRIAS?
Os alunos irão desenhar algo que eles gostaram muito de fazer nas férias. (ou se preferir fazer um texto sobre.
PROJETO VOLTA ÁS AULAS - produção de texto |
PROJETO VOLTA ÁS AULAS - desenhar |
DANÇANDO PARA CONHECER
Desenvolvimento:
Coloque uma música de fundo e peça para que os alunos andem aleatoriamente. Em seguida peça para que formem duplas e após pedir para que se abracem. Devem voltar a caminhar só que agora em duplas. Como próximo comando pedir para que as duplas se abracem formando grupos de quatro integrantes e assim sucessivamente até formar um grande abraço com toda a turma.
CAUDA DO DRAGÃO
Desenvolvimento:
Todos os participantes ficam em pé, em uma fila indiana com as mãos na cintura um do outro, formando um dragão. O primeiro integrante da fila, representando a cabeça do dragão, terá como objetivo pegar o último da fila, que representará a cauda. Ao sinal do educador, o "dragão" passará a se movimentar, correndo moderadamente, sob o comando da cabeça que tentará pegar a cauda. Esta, por sua vez, fará movimentos no sentido de evitar que isso aconteça. A brincadeira continuará enquanto durar o interesse das crianças.
Todos os participantes ficam em pé, em uma fila indiana com as mãos na cintura um do outro, formando um dragão. O primeiro integrante da fila, representando a cabeça do dragão, terá como objetivo pegar o último da fila, que representará a cauda. Ao sinal do educador, o "dragão" passará a se movimentar, correndo moderadamente, sob o comando da cabeça que tentará pegar a cauda. Esta, por sua vez, fará movimentos no sentido de evitar que isso aconteça. A brincadeira continuará enquanto durar o interesse das crianças.
O CARTEIRO
Desenvolvimento:
Os participantes ficam sentados em círculo. O educador inicia falando: "O carteiro mandou uma carta... (suspense) só pra quem está usando camiseta branca!". Todos que estiverem de camiseta branca trocam de lugar, mas não podem ir para o lugar ao lado. Quem não consegue trocar rapidamente de lugar, fica fora da brincadeira. A brincadeira prossegue com comandos variados: só pra quem estiver de cabelo solto, de cabelo preso, de anel, de relógio, de rosa, de azul... A brincadeira prossegue com a mudança do carteiro.
Os participantes ficam sentados em círculo. O educador inicia falando: "O carteiro mandou uma carta... (suspense) só pra quem está usando camiseta branca!". Todos que estiverem de camiseta branca trocam de lugar, mas não podem ir para o lugar ao lado. Quem não consegue trocar rapidamente de lugar, fica fora da brincadeira. A brincadeira prossegue com comandos variados: só pra quem estiver de cabelo solto, de cabelo preso, de anel, de relógio, de rosa, de azul... A brincadeira prossegue com a mudança do carteiro.
→ ENTREGA DE LEMBRANCINHAS DE BOAS VINDAS AOS ALUNOS.
RECREIO.
HIGIENE.
ALMOÇO E SAÍDA.
2º DIA
Rotina diária.
Rodinha:
- Chamadinha no cartaz de pregas e música de entrada. - Modelos e moldes de chamadinha para a educação
- Distribuir para cada aluno uma cartela com seu nome. Os alunos terão que observar as letras de seu nome.
- Essa chamada ficará na sala de aula. Todos os dias o professor irá fazer a chamada e o aluno terá que ir até a mesa do professor, procurar seu nome e colocar no mural da chamadinha.
1º Momento:
Para nosso bem estar, construiremos junto um cartaz com regras de boa convivência. A Professora levará um cartaz e nesse será anexado as regras apresentada para o grupo.
Distribuir para cada aluno uma cartela com uma regra ilustrada, onde após a visualização o aluno terá que interpretar a ilustração para o grande grupo.
Serão questionados sobre o que devemos fazer para ter um ambiente agradável, levantando hipóteses sobre o que não devemos fazer para não tornar desagradável nosso ambiente de convivência diária.
Após a confecção do cartaz este ficará na sala exposto e aquelas serão as regras para realização e andamento de um bom trabalho de forma harmoniosa.
2º Momento:
PLANO DE AULA - PROJETO VOLTA ÁS AULAS - Marque um x no que você mais gosta de fazer na escola |
JOGOS PEDAGÓGICOS E RECREATIVOS: Jogo da memória numérico; jogo das histórias em sequências; Pula Macaco; Cai não Cai.
Confira:
RECREIO.
HIGIENE.
ALMOÇO E SAÍDA.
3º DIA
Rotina diária.
Rodinha: chamadinha e música de entrada.
Atividade 1: OBSERVANDO A ESCOLA.
Levar os alunos para darem uma volta pela escola, onde eles terão que observar os ambientes e pessoas que trabalham nele. Questionar os alunos sobre os mesmos e explicar sobre a importância da escola.
Atividade 2: colorir, recortar e colar no caderno.
PLANO DE AULA - PROJETO VOLTA ÁS AULAS |
BIBLIOTECA: Levar os livros de historinhas onde os alunos irão visualizar e após escolher um para leitura em grande grupo.
RECREIO.
HIGIENE.
ALMOÇO E SAÍDA.
4º DIA
Rotina diária.
Rodinha: chamadinha e música de entrada.
Atividade 1: minha casa meu lar.
Conversar com os alunos sobre a casa onde moramos, seus ambientes, tipos de moradias. Após distribuir aos alunos folhas com atividades.
PLANO DE AULA - PROJETO VOLTA ÁS AULAS |
PLANO DE AULA - PROJETO VOLTA ÁS AULAS |
BRINCADEIRAS:
Dança da cadeira.
Dança das cadeiras com o crachá em cima da cadeira, quando parar a música a criança deverá procurar o seu nome para sentar ao encontrar colocar no cartaz da chamada.
Dança do jornal:
Ao som de uma música, os alunos terão que dançar em cima do jornal, sendo que um ficará sem. Quando a musica para eles terão que trocar de lugar. Sempre ficará um aluno sem jornal. Depois dá para dificultar a brincadeira deixando mais alunos sem jornais. Depois de um tempo os alunos que ficam sem jornal saem da brincadeira até que resta apenas um vencedor.
RECREIO.
HIGIENE.
ALMOÇO E SAÍDA.
5º DIA
Rotina diária.
Rodinha: chamadinha e música de entrada.
Atividade 1: hora do conto
Materiais: fantoches.
O SAPO BOCARRÃO
- Eu sou o sapo BOCARRÃO e como moscas! – disse o sapo Bocarrão espichando a língua comprida e grudenta.
E lá se foi o sapo dando seus pulinhos. De repente ele deu de cara com um passarinho azul
- Eu sou o sapo BOCARRÃO e como moscas! Disse o sapo Bocarrão.
- E você, passarinho, come o quê?
- Como minhocas torcidas, como lesmas... – respondeu ele, fechando o bico pontudo num estalo.
Em seguida o sapo Bocarrão encontrou um rato castanho peludo.
- Eu sou o sapo BOCARRÃO e como moscas! Disse o sapo Bocarrão.
– E você, amigo rato, come o quê?
- Como sementes crocantes, frutinhas com muito suco! – disse o rato, balançando os bigodes.
O sapo Bocarrão ainda estava pegando moscas quando apareceu um enorme crocodilo verde.
- Eu sou o sapo BOCARRÃO e como moscas! – disse o sapo Bocarrão. – E você, crocodilo, come o quê?
- Como sapos gostosos de boca bem grande – respondeu o crocodilo, mostrando os dentes brancos pontudos.
O sapo Bocarrão parou de pegar moscas e arregalou os olhos. Depois fez um biquinho e encolheu a boca o mais que pôde.
-Ahhhh! Uma coisa tão difícil de encontrar, não é mesmo? – disse ele, e pulou no lago
QUESTIONAR OS ALUNOS REFERENTE A HISTÓRIA.
Atividade 2: músicas e ritmos.
MATERIAIS:
rádio e cd.
· Sapo não lava o pé;
· Sapo cururu;
· O sapo;
· Melo do sapo;
· Croki croki.
Atividade 3: O SAPO PULA PULA.
Colorir, recortar, colar uma tampinha de garrafa em cada patinha e ao centro do sapo amarrar ou colar um cordão para movimentar o sapo.
PLANO DE AULA - PROJETO VOLTA ÁS AULAS - O sapo pula pula |
RECREIO.
HIGIENE.
ALMOÇO E SAÍDA.
6º DIA
Rotina diária.
Rodinha: chamadinha e música de entrada.
ATIVIDADE 1: AMIGO SECRETO.
- Cada aluno irá retirar da caixinha um nome, cujo esse será seu amigo secreto.
- Cada aluno terá que fazer um desenho bem bonito para seu amigo e entregar na hora da revelação junto com um bombom.
PIQUENIQUE NA PRACINHA COM REVELAÇÃO DO AMIGO SECRETO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário