TEMÁTICA: Adaptação e Integração no espaço escolar. O início das aulas é um momento que mistura alegria, tristeza, ansiedade, novidade e choro. Justamente por se tratar de algo novo para a criança requer um período de adaptação, especialmente para as que estão indo para escola pela primeira vez. A fase de adaptação pode durar alguns minutinhos, horas, dias e até meses... depende da criança e principalmente da Escola. Assim, surge a preocupação...
Problema: O que fazer para que a criança sinta prazer em estar na escola?
Conteúdos
Língua Portuguesa:
Língua Portuguesa:
- Conversas, relatos de vivências, narração;
- Nomes dos colegas, da professora e dos funcionários.
- Crachá e cartaz com lista de nomes;
- Alfabeto;
- Histórias infantis;
- Sondagem da escrita.
- Matemática
- Contagem oral;
- Jogos;
- Leitura de calendário.
- Situações-problemas.
- História e Geografia
- Regras de convivência.
- Observação dos diferentes ambientes do espaço escolar.
- A história de vida do aluno.
Conhecer a escola como um ambiente de transformação social, onde todos têm algo a oferecer.
Objetivos Específicos
- Colaborar para que as crianças sintam prazer em estar na escola;
- Promover atividades lúdicas de conhecimento das dependências e pessoas que trabalham na escola;
- Facilitar o entrosamento, despertar a cordialidade e espontaneidade.
- Propor atividades que colaborem para a aproximação entre os colegas, ou entre eles e crianças novas;
- Fortalecer o vínculo afetivo e um diálogo aberto;
- Elaborar os combinados, de acordo com a necessidade do grupo;
- Proporcionar atividades que contribuam para a livre expressão: falada, gesticulada, cantada ou através de desenhos.
- Verificar as fases de escrita dos alunos.
Metodologias e suas Tecnologias
Neste primeiro momento, realizar a avaliação através da observação, considerando as atitudes e comportamentos dos alunos, pois o foco principal é conhecer o aluno e o meio social onde o mesmo está inserido.
- Acolhida: Receber as crianças com carinho e alegria;
- Semana Interativa: contratos do grupo, reflexão sobre as diferenças físicas e comportamentais necessários para uma boa convivência, atividades mobilizadoras (dinâmicas, dramatizações), registro do contrato de convivência.
- Realizar rodas de leitura, de conversa e de discussões, investigando as preferências dos alunos, bem como seus interesses pela escola.
- Visitar os diferentes ambientes da escola familiarizando os alunos com cada um deles.
- Desenvolver atividades lúdicas com jogos, brincadeiras e cantigas de roda, organizando os alunos com diferentes estratégias (individual, em grupos, em círculo, sentados no chão ou na cadeira).
- Trabalhos com músicas (fazer interpretações de forma oral, gestos, escrita e desenhos);
- Atividades orais (roda da conversa) onde os alunos poderão expressar suas expectativas quanto a escola, suas emoções, seus sentimentos;
- Atividades com nomes (crachás) e alfabeto;
- Sondagem da escrita;
- Situações-problemas (quantos alunos faltaram, quantos meninos são etc)
- Registrar hipóteses e conclusões através de desenhos, produções de listas de palavras e pequenos textos.
- Resolver atividades práticas envolvendo os ambientes de aprendizagem.
- Utilizar sala de multimeios para assistir vídeos e filmes que explorem a integração social do aluno.
Neste primeiro momento, realizar a avaliação através da observação, considerando as atitudes e comportamentos dos alunos, pois o foco principal é conhecer o aluno e o meio social onde o mesmo está inserido.
Registrar os aspectos observados em um caderno de registros confeccionado para este fim.
Recursos
Aparelho de som, CD, TV, DVD (filme Spirit O Corcel Indomável), papel sulfite, papel cartão, cartolina, lápis de cor, lápis de escrever, canetinha, tesoura, cordão, cola branca, caderno de registro, caixa de sapato e dicionário.
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