DIREITOS DE APRENDIZAGEM:
- Interpretar fábulas
- Ler e reconhecer os diversos gêneros textuais no contexto social.
- Emitir opinião e fazer comentários pessoais.
- Reescrever textos lidos e ouvidos identificando os diferentes tipos de letra.
- Compreender o valor sonoro das letras (grafemas/fonemas).
- Reconhecer que a escrita é composta de símbolos e sinais diferentes.
- Compreender que a escrita se dá da esquerda para a direita e de cima para baixo.
CONTEÚDOS TRABALHADOS:
- Produção de diversos gêneros textuais.
- Atividades reflexivas de produção textual – reescrita e auto-correção de texto.
- Direção e alinhamento da escrita na página.
- Segmentação das palavras no texto.
- Diferenciação das formas, sons e nomes das letras do alfabeto.
A aula será desenvolvida a partir das seguintes ações:
1º MOMENTO
RODA DE CONVERSA.
- Explique aos alunos o que são fábulas
- Quais fábulas eles conhecem?
- Fazer uma lista das fábulas citadas pela turma.
2º MOMENTO
Atividade de leitura e escrita
- Confeccionar um cartaz com as fábulas citadas pela turma.
- Expor o cartaz no cantinho de leitura:
Na lista de fábulas explorar: a direção da escrita, o espaçamento, letra maiúscula e minúscula e a leitura dos títulos;
Distribua a lista de fábulas para cada aluno para que os mesmos marquem as que já foram lidas.
3º MOMENTO
Leitura da fábula:
O CACHORRO E A CARNE
Plano de Aula: SEQUÊNCIA DIDÁTICA - Fábulas |
Apresente o texto que deve estar escrito em letra caixa-alta em cartaz afixado na sala.
Faça a leitura apontada do texto, destacando o espaçamento entre as palavras e a direção da escrita.
O CACHORRO E A CARNE
ERA UMA VEZ UM CÃO QUE ESTAVA LEVANDO PARA UM LUGAR SEGURO UM PEDAÇO DE CARNE QUE ENCONTRARA.
NO CAMINHO, SENTIU SEDE E RESOLVEU BEBER ÁGUA NO RIO. FOI ENTÃO QUE VIU NA ÁGUA UM PEDAÇO DE CARNE QUE PARECIA MUITO MAIOR DO QUE O SEU.
QUERENDO FICAR COM DOIS PEDAÇOS DE CARNE, SEM DEMORA, O CACHORRO LANÇOU-SE NO RIO.
MAS, AO ABRIR A BOCA PARA APANHAR O PEDAÇO MAIOR, A CARNE QUE ELE TRANSPORTAVA CAIU NO RIO E FOI LEVADA RAPIDAMENTE PELA CORRENTEZA.
O CACHORRO FICOU SEM NADA. ENTÃO, SE DEU CONTA DO QUANTO FORA BOBO, POIS COMPREENDEU QUE O PEDAÇO DE CARNE QUE ELE VIU NO RIO ERA APENAS A IMAGEM REFLETIDA DA CARNE QUE ELE TRANSPORTAVA.
Moral: QUEM TUDO QUER NADA TEM.
ADAPTAÇÃO/FÁBULA DE ESOPO.
Apresentando/conhecendo o autor:
Esopo era um lendário autor grego, que teria vivido na antiguidade, ao qual se atribui a paternidade da fábula como gênero literário. As Fábulas de Esopo serviram como base para recriações de outros escritores ao longo dos séculos, como La Fontaine.
Esopo teria sido um escravo, libertado pelo seu dono, que ficou encantado com suas fábulas. Ao que tudo indica, viajou pelo mundo antigo e conheceu o Egito, a Babilônia e o Oriente.
Foi-lhe atribuído um conjunto de pequenas histórias, de caráter moral e alegórico, cujos papéis principais eram desenvolvidos por animais. Na Atenas do séculoV a.C., essas fábulas eram conhecidas e apreciadas.
As fábulas que lhe são atribuídas sugerem normas de conduta que são exemplificadas pela ação dos animais (mas também de homens, deuses e mesmo coisas inanimadas).
Esopo partia da cultura popular para compor seus escritos. Os seus animais falam, cometem erros, são sábios ou tolos, maus ou bons, exatamente como os homens.
A intenção de Esopo, em suas fábulas, era mostrar como os seres humanos podiam agir, para bem ou para mal.As fábulas de Esopo faziam parte da tradição oral dos gregos, por isso não foram escritas pelo seu suposto autor.
Mais de duzentos anos depois da suposta morte de Esopo é que as fábulas foram reunidas e escritas.
Questione os alunos:
Por onde eu começo a ler o texto?
Quando terminar de ler uma das linhas do texto, para onde devo dirigir meu olhar para continuar lendo?
Cada vez que aponto no texto estou lendo uma palavra?
Observem que as palavras não estão escritas juntas.
O que as separa?
Para quem vocês acham que o autor escreveu este texto
Qual o assunto principal?
Do que fala esta fábula?
O que você mais gostou na fábula?
Se você fosse modificar a fábula o que você faria?
4º MOMENTO
Propor para a turma a "reescrita da fábula"
Organizar os alunos em duplas e solicitar que procedam a reescrita da fábula
5º MOMENTO:
Reapresentar o cartaz com a fábula: O cachorro e a carne
- Realizar a leitura e a interpretação oral
A moral da fábula: Quem tudo quer nada tem. O que podemos entender dessa
afirmação?
Registre a conclusão da turma e peça que os alunos o escrevam no caderno.
Registre a conclusão da turma e peça que os alunos o escrevam no caderno.
Elabore com a turma uma lista com nomes de animais e registre no quadro. Peça para os alunos copiarem a lista elaborada e circularem os nomes que aparecem na fábula.
- PATO CACHORRO
- RAPOSA RINOCERONTE
- LEBRE LEÃO
- COBRA GATO
- RATO GIRAFA
- O CACHORRO E A CARNE
Atividade em grupo:
Usar livros e revistas para recortes de animais da fauna brasileira para montagem de um “BICHONÁRIO”.
Caça-palavras:
Vídeo ilustrativo:
o cão e a carne
Narrado por crianças.
Avaliação:
A avaliação acontecerá no decorrer da aula e através da realização das atividades propostas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário