Páginas

quarta-feira, 21 de setembro de 2016

DIA INTERNACIONAL DA PAZ

21 de Setembro – Dia Internacional da PAZ – E Você? Fez a sua parte?

Em 21 de Setembro, se comemora em todo o mundo o Dia Internacional da Paz. Sentimento este buscado por todos os povos do planeta, que acalentam o sonho utópico de ver um dia a humanidade viver em paz, ainda que seja por um único dia. E tudo começou em 30 de novembro de 1981,  quando a Assembléia Geral das Nações Unidas  (ONU), aprovou uma resolução pedindo ao mundo inteiro para realizar um “cessar fogo global” e um dia de não violência através da paz mundial nos lares, na comunidades e entre as nações. E para isto escolheu o dia 21 de Setembro.
Desde então, a data é celebrada por todos os países-membros das Nações Unidas com o objetivo de conscientizar o mundo sobre a necessidade de acabar com as guerras existentes, e cuja finalidade não é apenas que as pessoas pensem na paz, mas sim que façam também algo a favor da paz.
Minha idéia sobre o assunto (e maior vontade) é mobilizar escitores, dentre outros, que queiram assim como eu, um mundo melhor para todos, realizando uma série de ações voltadas para a educação de uma “cultura de paz”. E o caminho é verdadeiramente este: Educação! Educar para a paz, nos lares, nas escolas, no trabalho, nos momentos de lazer, enfim a todo instante!
Esta proposta de uma cultura mundial de paz e não violência, vem ganhando corpo entre as novas gerações, justamente por assistirem conflitos intermináveis, fomentados pela intolerância religiosa, política econômica e social. Mas para isso é preciso que as ações comecem em casa, nos lares, na “célula máter” da sociedade, que é a família. É preciso que os pais participem mais da educação dos filhos, que exemplifiquem e saiam dos discursos hipócritas, como: “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço!” É preciso que os discursos sejam exemplificados por ações e se mude a oratória para: “faça o que eu digo, assim como eu faço!”
Paz!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário