Páginas

quarta-feira, 18 de maio de 2016

SEQUENCIA DIDÁTICA INTERDISCIPLINAR LÍNGUA PORTUGUESA, MATEMÁTICA, GEOGRAFIA E CIÊNCIAS



A PRODUÇÃO DA APRENDIZAGEM ATRAVÉS DO LÚDICO

SÉRIE:   3º Ano do Ensino Fundamental

ÁREAS DO CONHECIMENTO: Trabalhar interdisciplinarmente os conteúdos de Matemática, Língua Portuguesa, Geografia e Ciências.

OBJETIVOS GERAIS:
  • Estimular atitudes éticas e de respeito junto à outras pessoas, na escola, na família e na comunidade;
  • Desenvolver senso crítico em relação ao consumismo;
  • Desenvolver senso de responsabilidade e solidariedade no uso de bens comuns e recursos naturais;

OBJETIVOS DO CONTEÚDO DE LÍNGUA PORTUGUESA
  • Conhecer e valorizar a escrita em diferentes modos de produção e circulação e em diferentes usos e funções.
  • Desenvolver capacidades necessárias para o uso da escrita no contexto escolar.
  • Desenvolver capacidades necessárias para o uso da escrita em diferentes ambientes e contextos sociais.

OBJETIVOS DO CONTEÚDO DE MATEMÁTICA
  • Vivenciar experiências de compra e venda;
  • Construir significado de números naturais  explorando o sistema monetário
  • Resolver problemas envolvendo as quatro operações com números naturais

OBJETIVOS DO CONTEÚDO DE CIÊNCIAS
·         Comparar as condições do solo, do ar, da água e a diversidade de seres vivos em diferentes ambientes ocupados pelo homem.
·         Caracterizar materiais recicláveis e processos de reciclagem do lixo.
·         Trabalhar a questão da alimentação saudável para se ter uma boa saúde.

OBJETIVOS DO CONTEÚDO DE GEOGRAFIA
·         Identificar problemas associados à agricultura, como desmatamento, monocultura, uso de transgênicos, utilização de práticas inadequadas, etc., e discutir estratégias para soluções.
·         Conhecer algumas das consequências das transformações da natureza causadas pelas ações humanas, presentes em paisagens urbanas e rurais.
·         Identificar a população urbana e a população rural.


SEQUÊNCIA DIDÁTICA LÍNGUA PORTUGUESA


DESENVOLVIMENTO:
  • Organizar os alunos em  grupos de 5 crianças para o desenvolvimento da Sequência de Língua Portuguesa;
  • Distribuir a cópia do texto para cada aluno.
  • Ler o texto com os alunos em voz alta, chamando atenção para a pontuação, a falta de título e espaçamento entre as palavras.
  • Pedir que os alunos leiam o texto desta vez, cada um lendo uma parte do texto. Após a conclusão questionar os alunos: No texto há palavras que vocês não conhecem? Em caso positivo usar o dicionário.
  • Qual é a intenção deste texto? É instruir? É informar? É contar uma história? É contar uma piada?


MATERIAL NECESSÁRIO:
  • Um dicionário para cada aluno
  • Folhas com cópia do texto




______________________________________________
(Título)

Em uma pequena cidade, uma família de porte médio se prepara para ir até o supermercado fazer a feira do mês.
_Acorde, acorde Zezinho, hoje é dia de irmos ao supermercado fazer compras.
E assim Zezinho se levanta espreguiçando e pensa:
_É hoje que vou ensinar mamãe a ser uma defensora do Meio Ambiente como aprendi na escola ontem.
Ao irem saindo de casa, Zezinho lembrou da primeira lição.
_Sabia mamãe que pra você estar ajudando a preservar a natureza, a senhora deveria levar a sua própria sacola para trazer as compras?
_Por que, meu filho?
_Porque mamãe, as embalagens de plástico são péssimas para o meio ambiente, elas poluem os rios, entopem os esgotos, sem contar que demoram 450 anos para se decompor. Então pegue suas sacolas de pano ou o carrinho de compras e assim você estará respeitando o meio ambiente.
_Está certo, Zezinho, vou ajudar você a combater a destruição da Natureza. Espere um momento por favor.
E assim, a mãe de Zezinho entrou em sua casa, voltou com um carrinho de compras e algumas sacolas. Chegando ao supermercado, Zezinho não se cansava de orientar sua mãe com o que havia aprendido com o Programa Semeando.
_Mamãe, tem certeza que a senhora precisa levar tudo isso pra casa? Para que tantos produtos de limpeza? Basta apenas procurar aqueles que não vão agredir os rios. E esses alimentos, olha eles tem tantos corantes, conservantes e isso pode prejudicar nossa saúde. Preste atenção nestas embalagens de isopor, sabia que o isopor ajuda a destruir a camada de ozônio?
_Camada de ozônio são aqueles buracos no céu que deixam passar os raios ultravioleta do sol?
_É isso mesmo, mamãe. Por isso tente comprar só o necessário, além de economizar, a senhora também estará ajudando a não ajuntar tanto lixo.
Com muito esforço Zezinho conseguiu conscientizar sua mãe e ficou muito feliz por colocar em prática o que havia aprendido na escola.
E então, crianças, fiquem atentos, não deem ouvidos às propagandas que incentivam o consumo exagerado e com isso aumentam a produção do lixo.
Pesquisem embalagens de produtos alimentícios, data de fabricação e validade. Há amassados nas embalagens de lata? Existe mesmo o peso que está escrito? Que nutrientes apresentam para o nosso organismo? Há alguns corantes e produtos químicos que prejudicam nossa saúde?

ATIVIDADE 1
Dê um título ao texto lido.

ATIVIDADE 2
Registrar em seu caderno as palavras que você não conhece e procure no dicionário o significado.



ATIVIDADE 3
DESENHO COM TEMPO DETERMINADO:
Objetivo – concentração e saber ouvir
Qual foi o assunto tratado pelo texto? Vamos fazer um desenho bem bonito sobre a música?
Explicar aos alunos que a música será colocada para tocar uma vez para os alunos ouvirem e na segunda vez  os alunos deverão fazer desenhos relativos ao tema da música. Ao término da música todos os alunos deverão colocar os lápis de cor em cima da carteira mesmo não tendo terminado o desenho.  A música será Melô do Dinheiro da cantora Adriana e a Rapaziada

Música: Melô do Dinheiro
Cantores: Adryana e a Rapaziada

Dim, dim, dim, dinheiro
É só ele faltar dá o desespero
Dim, dim, dim, dinheiro
Nesse mundo não dá pra viver sem dinheiro
Dinheiro
Pra poder comprar telefone, bip, celular
Dinheiro
Pra poder pagar contas que vão atrasar
Dinheiro
Para passear, ir no cinema, num shopping, num bar
Tudo, tudo, tudo é dinheiro
A gente precisa, precisa de dinheiro
Tudo, tudo, tudo é dinheiro
A gente precisa, precisa de dinheiro
Dinheiro
Pra poder pagar um curso de vestibular
Dinheiro
Para colocar gasolina para o carro andar
Dinheiro
Para condução, pegar táxi, buzu, avião
Andar de trem ou de metrozão
Tudo, tudo, tudo é dinheiro
A gente precisa, precisa de dinheiro
Tudo, tudo, tudo é dinheiro
A gente precisa, precisa de dinheiro
Dinheiro, dinheiro, dinheiro, dim, dim (refrão - 8 vezes)
Dim, dim, dim, dinheiro
É só ele faltar dá o desespero
Dim, dim, dim, dinheiro
Nesse mundo não dá pra viver sem dinheiro
Dinheiro
Para colocar as crianças para estudar
Dinheiro
Para poder pagar cheque para não voltar
Dinheiro
Pra poder comprar uma casa pra você morar ok
Aluguel é duro pagar
Tudo, tudo, tudo é dinheiro
A gente precisa, precisa de dinheiro
Tudo, tudo, tudo é dinheiro
A gente precisa, precisa de dinheiro
Dinheiro, dinheiro, dinheiro, dim, dim (refrão – 8 vezes)

Explorar a música: o que fala a música que acabamos de ouvir? É uma música lenta ou rápida?


ATIVIDADE 4  -  APRENDER A SEGUIR REGRAS, ESTIMULAR A IMAGINAÇÃO
JOGO DA FORCA – dividir os alunos em dois grupos. A cada grupo deverá acertar a palavra proposta. A cada letra errada será desenhado uma parte do corpo do enforcado. O jogo terminará com o acerto da palavra ou com o preenchimento de todo bonequinho.
ATIVIDADE 5
Procurar no caça-rótulos nomes de produtos conhecidos: após encontrar todos os nomes coloque-os em ordem alfabética.


SUCRILHOS – FANTA – ZORBA – NESCA  - NESTLÉ – ARISCO – GAROTO – MAISENA – LACTA – SADIA – CICA – TANG - PERDIGÃO  

ATIVIDADE 6 
Ler com muita atenção o poema a seguir:


Muitas vezes nos encontramos em situações onde temos que fazer escolhas e elas nem sempre são fáceis e pensamos: por que não posso ter as duas coisas?

A – Leia as opções apresentadas abaixo, escolha os pares e forme orações que expressem o desejo de fazer as duas coisas mas só poder fazer uma delas:




__________________________________________________________________________________

– Que outros exemplos você pode dar? Conte alguma situação em que você teve que escolher entre uma ou outra coisa:
_________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________

– Um ser ou um objeto não podem estar ao mesmo tempo em dois lugares diferentes. Mas, e os contrários, podem estar presentes ao mesmo tempo: ou seja, uma coisa pode ser dura e mole ao mesmo tempo? Algo gostoso pode ser também ruim?
Procure o antônimo (contrário, oposto) de cada palavra abaixo.
 
 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA MATEMÁTICA


DESENVOLVIMENTO:
  • Organizar os alunos em grupos de 5 crianças para o desenvolvimento da Sequência de Matemática
  • Organizar o Mini Mercado com o auxílio dos alunos
  • Distribuir os folhetos do supermercado e deixar um tempo determinado para que os alunos explorem o material

MATERIAL NECESSÁRIO:
  • Embalagens vazias de produtos vendidos em supermercados
  • Cédulas que imitam dinheiro de verdade
  • Xerox de moedas  de R$ 0,01    R$ 0,05     R$ 0,10      R$ 0,25     R$ 0,50    R$ 1,00
  • Propagandas de promoções de supermercado

ATIVIDADE 1 – Explorar verbalmente com os alunos o folheto de supermercado
  1. O que é o folheto que vocês receberam?
  2. Para que serve esse folheto?
  3. Onde encontramos esse material?
  4. Vocês acham importante existir esse tipo de material em um mercado? Por quê?
  5. De onde é o folheto (faz propaganda de que lugar)?
  6. Quais produtos aparecem no folheto?
  7. Qual é o produto mais caro? E o mais barato?
  8. Escolha três produtos que você compraria neste supermercado
  9. Escolha três produtos que, provavelmente, sua mãe compraria


ATIVIDADE 2
Compras no supermercado.
Simular com os alunos compras no supermercado utilizando, para isso, as embalagens vazias dos produtos arrecadados, as notas que simulam dinheiro e as moedas de papel
Distribuir para cada aluno um valor diferenciado em notas e moedas.
Com este dinheiro os alunos deverão fazer compras no supermercado, fazendo contas no caderno para somar os produtos e saber quanto terão que receber de troco.
Para que não seja uma atividade demorada ou tumultuada, pode-se estipular a quantidade de itens que cada aluno poderá adquirir com o valor em “dinheiro” que recebeu.

ATIVIDADE 3 -  Utilizar as notas e moedas para auxiliar neste exercício.
Avisar aos alunos que eles irão receber os outros 18 colegas em casa para um lanche com cachorro-quente e refrigerante. Para isso, eles receberão R$ 50,00 para comprar o lanche da turma. Cada aluno precisava comprar 20 pães e 5 garrafas de refrigerante de 2 litros.
Preço de 1 pão de cachorro quente
R$ 0,30
Preço de 2 pães de cachorro quente

Preço de 10 pães de cachorro quente

Preço de 20 pães de cachorro quente

Preço de 1garrafa de refrigerante de 2 litros
R$ 4,50
Preço de 2 garrafas de refrigerantes de 2 litros

Preço de 5 garrafas de refrigerantes de 2 litros


Quanto será gasto para comprar os 20 pães? _________________________________________

Quanto será gasto para comprar os 5 refrigerantes? ___________________________________

Quanto sobrará de troco? _______________________________________________________


ATIVIDADE 5 -  Visita ao supermercado
Dividir os alunos em dois grupos. Distribuir uma planilha ao grupo A e outra para o grupo B com uma lista de produtos que deverão ser pesquisados pelos alunos: fazer a coleta de preço do produto, se este produto é vendido quilo, no litro, unidade, dúzia, etc.
Durante a visita pedir aos alunos que observem a localização dos gêneros alimentícios, onde se localizam as frutas, verduras, produtos de limpeza, carnes, embutidos, enlatados, dentre outros.







LISTA DO GRUPO A
PRODUTO
PREÇO
MARQUE UM X NA MANEIRA COMO É VENDIDO O PRODUTO
QUILO
LITRO
DÚZIA
BANANA




FEIJÃO




EXTRATO DE TOMATE




AÇÚCAR




LEITE




AMACIANTE YPÊ





LISTA DO GRUPO B

PRODUTO
PREÇO
MARQUE UM X NA MANEIRA COMO É VENDIDO O PRODUTO
QUILO
LITRO
DÚZIA
LARANJA




ARROZ NAMORADO




AÇÚCAR MASTER ÇÚCAR




ÓLEO




SABONETE FLOR DE YPÊ




ÁGUA SANITÁRIA MARINA




CAFÉ DO DOUTOR








SEQUÊNCIA DIDÁTICA CIÊNCIAS


OBJETIVOS DO CONTEÚDO DE CIÊNCIAS
·         Comparar as condições do solo, do ar, da água e a diversidade de seres vivos em diferentes ambientes ocupados pelo homem.
·         Caracterizar materiais recicláveis e processos de reciclagem do lixo.
·         Trabalhar a questão da alimentação saudável para se ter uma boa saúde.


DESENVOLVIMENTO:
  • Organizar os alunos em 4 grupos propondo que listem quais são os usos da água nas atividades diárias.

MATERIAL NECESSÁRIO:
  • Caderno
  • Lápis
  • Borracha
  • Televisão
  • Datas how
  • Notebook

ATIVIDADE 1
Assistir o vídeo 
De onde vem a água? Como ela chega até as nossas casas, pronta para o consumo? Como a utilizamos? Como podemos economizá-la, evitando o risco de o recurso faltar no futuro?
A)    Elaborar uma lista das várias maneiras de como você utiliza a água em sua casa.
B)    Como você acha que é o uso da água na indústria? E na agricultura?
C)    Você acha que a água é importante para o ser humano? De que maneira?

ATIVIDADE 2
Imagine o que faziam os povos da antiguidade, que ainda não tinham recursos à mão para garantir a qualidade da água. Na Grécia antiga utilizava-se a água da chuva para beber, mas os gregos já sabiam da necessidade de fervê-la e filtrá-la (com panos) antes do consumo. A busca por água levou muitas culturas a ocupar preferencialmente margens de rios, onde o abastecimento era mais garantido. A busca por água levou muitas culturas a ocupar preferencialmente margens de rios, onde o abastecimento era mais garantido. Isso, no entanto, acarretava a construção de diques contra inundações e  sistemas de bombeamento para evitar enchentes.
Imagine como seria uma semana na vida de cada um de vocês sem água para consumo. Como obter a quantidade de água necessária para sobrevivência? Como fazer para garantir a qualidade da água coletada?
__________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________

ATIVIDADE 3

Por que os rios podem ficar poluídos?
__________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________

O que podemos fazer para não poluir os rios?
__________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________

O que acontece com pessoas que bebem ou entram em contato com água poluída?
__________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________

Você conhece algum rio com água poluída? O que você acha que pode ser feito para evitar a poluição?
__________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________


Marque com um X as alternativas verdadeiras:
(     ) Não tem problema jogar esgoto sem tratamento no rio, pois não polui.
(     ) As águas dos rios ficam poluídas e contaminadas quando jogam lixo nela.
(     )  A água poluída não prejudica as plantas nem os animais.
(     )  Jogando lixo no lixo e tratando os esgotos ajudamos a preservar o meio ambiente.


Você acha que em todas as cidades tem acesso a água tratada? Por quê?
__________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________


Para que serve as estações de esgoto? Qual a importância?
__________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________



Marque a opção correta sobre o que significa:



Inodora
Incolor
Insossa
Insípida
Sem sabor




Sem cor




Sem cheiro






Se a água tiver alguma coloração ou cheiro ou sabor você pode beber? Por quê?
_________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________

Como você pode evitar o desperdício de água?
_________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________



Por que devemos economizar água?
_________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________






ATIVIDADE 4
  

(    ) Garrafa de vidro

(    )  Casca de frutas

(    )  Jornais velhos

(    )  Garrafa pet vazia

(    )  Latinha de refrigerante

(    )  Revistas velhas

(    )  Vidros

(    )  Cobre

(    )  Panelas velhas de alumínio

(    )  Papelão

(    )  Casca de legumes

(    )  Lata de conserva

(    )  Garrafa de cerveja






SEQUÊNCIA DIDÁTICA GEOGRAFIA

DESENVOLVIMENTO
  • Organizar os alunos em 4 grupos para explorar produtos e serviços produzidos no campo e na cidade

ATIVIDADE 1
  



ATIVIDADE 2
Continuando a observar a imagem do Chico Bento, o que diferencia nesta imagem a zona rural da zona urbana?
Zona rural__________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário