PROCEDIMENTOS
INICIAR A AULA COM CARTÃO DE INCENTIVO A LEITURA, FAZER A LEITURA COLETIVA E COMENTÁRIOS ABERTOS.
EM SEGUIDA COPIAR O TEXTO PARA OS ALUNOS ESCREVEREM NA LOUSA. E PARA COMPLEMENTAR O TEXTO, TRABALHAR E OUVIR A MÚSICA A LINGUAGEM DOS OLHOS DE PÉRICLES.
ATIVIDADE RELACIONADA A MÚSICA E TRABALHAR TEXTOS VERBAL E NÃO VERBAL.
## VAMOS REFLETIR SOBRE A MÚSICA.
1- POR QUE VOCÊ ACHA QUE O AUTOR DEU ESSE TÍTULO?
2- O QUE O AUTOR QUIS DIZER COM ESSA FRASE: "A LINGUAGEM DOS OLHOS FAZ O CORAÇÃO FALAR"
3-AGORA RELATE UMA EXPERIÊNCIA QUE VOCÊ JÁ TRANSMITIU ATRAVÉS DOS OLHOS PARA ALGUÉM.
4- ATRAVÉS DA TIRINHA DECIFRE COM SEU OLHAR O QUE A SEQUENCIA CONTA.
A) O QUE SNOOPY QUERIA FAZER NO PRIMEIRO QUADRINHO?
B) O QUE ELE FEZ PARA CONSEGUIR?
C) ELE ALCANÇOU SEU OBJETIVO?
## LOGO APÓS TRABALHAR O VÍDEO DE ZÉLIA DUNCAN:" TODOS OS VERBOS". ASSISTIR O VÍDEO E PEDIR QUE OBSERVEM OS MOVIMENTOS QUE A MENINA APARECE FAZENDO E DEPOIS LEIAM A LETRA DA MÚSICA E SE TUDO QUE VIRAM LEMBRAM ALGUM ASSUNTO DE PORTUGUÊS.
Todos Os Verbos
Errar é útil
Sofrer é chato
Chorar é triste
Sorrir é rápido
Não ver é fácil
Trair é tátil
Olhar é móvel
Falar é mágico
Calar é tático
Desfazer é árduo
Esperar é sábio
Refazer é ótimo
Amar é profundo
E nele sempre cabem de vez
Todos os verbos do mundo
E nele sempre cabem de vez
Abraçar é quente
Beijar é chama
Pensar é ser humano
Fantasiar também
Nascer é dar partida
Viver é ser alguém
Saudade é despedida
Morrer um dia vem
Mas amar é profundo
E nele sempre cabem de vez
Todos os verbos do mundo
E nele sempre cabem de vez
Sofrer é chato
Chorar é triste
Sorrir é rápido
Não ver é fácil
Trair é tátil
Olhar é móvel
Falar é mágico
Calar é tático
Desfazer é árduo
Esperar é sábio
Refazer é ótimo
Amar é profundo
E nele sempre cabem de vez
Todos os verbos do mundo
E nele sempre cabem de vez
Abraçar é quente
Beijar é chama
Pensar é ser humano
Fantasiar também
Nascer é dar partida
Viver é ser alguém
Saudade é despedida
Morrer um dia vem
Mas amar é profundo
E nele sempre cabem de vez
Todos os verbos do mundo
E nele sempre cabem de vez
## EM SEGUIDA COPIA O RESUMO SOBRE VERBO.
## APÓS O RESUMO TRABALHAR A SEGUINTE ATIVIDADE.
RESUMO
TEMA: VERBO
VOCÊS PERCEBERAM, NESSA LETRA DA MÚSICA, UMA SEQUENCIA DE AÇÕES. E ESSAS AÇÕES SÃO CHAMADAS DE VERBOS E ELES PODEM TAMBÉM INDICAR FENÔMENOS DA NATUREZA COMO O VERBO CHOVER. O MODO COMO AS PESSOAS SÃO OU ESTÃO. OS JOGADORES FICARAM ASSUSTADÍSSIMOS.
OS VERBOS VARIAM EM TEMPO E NÚMERO:
- AS TERMINAÇÕES SÃO: 1ª CONJUGAÇÃO: AR- 2ª CONJUGAÇÃO: ER- 3ª CONJUGAÇÃO: IR.
v TEMPO: ( PRESENTE- PASSADO- FUTURO) ( PRETÉRITO).
v NÚMERO: (SINGULAR E PLURAL) (1ª PESSOA-EU- 2ª PESSOA-TU-3ª PESSOA-ELE (A)). 1ª PESSOA-NÓS-2ª PESSOA-VÓS-3ª PESSOA-ELES (AS).
TRABALHANDO COM A MÚSICA: “TODOS OS VERBOS”.
APÓS ASSISTIR O VÍDEO DE ZÉLIA DUNCAN, VAMOS REFORÇAR O ASSUNTO ESTUDADO.
ATIVIDADE
1- VOCÊ APRENDEU QUE VERBO É UMA AÇÃO. AGORA PROCURE NA LETRA DA MÚSICA TODOS OS VERBOS E ESCREVA ABAIXO.
2- FAÇA UMA SELEÇÃO DOS VERBOS ATRAVÉS DE SUA CONJUGAÇÃO:
A) 1ª CONJUGAÇÃO: _______________________________________
___________________________________________________________
___________________________________________________________
B) 2ª CONJUGAÇÃO: ____________________________________________
__________________________________________________________
C) 3ª CONJUGAÇÃO: ____________________________________________
3- COMPLETE A FRASE COM O VERBO EM DESTAQUE: “BEIJAR”
A) EU_________________ A MENINA.
B) VOCÊ______________ A MENINA.
C) NÓS_______________ AS MENINAS.
D) ELES_______________ AS MENINAS.
4- AGORA ESCREVA UMA FRASE USANDO OS SEGUINTES VERBOS:
A) FALAR____________________________________________________
B) SOFRER___________________________________________________
C) AMAR______________________________________________________
5- RETIRE DA MÚSICA A FRASE QUE VOCÊ MAIS GOSTOU DEPOIS PINTE O VERBO QUE EXISTE NELA E JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário