Páginas

terça-feira, 17 de maio de 2016




                                                   PROCEDIMENTOS

                        INICIAR A AULA COM CARTÃO DE INCENTIVO A LEITURA, FAZER A LEITURA COLETIVA E COMENTÁRIOS ABERTOS.



EM SEGUIDA COPIAR O TEXTO PARA OS ALUNOS ESCREVEREM NA LOUSA. E PARA COMPLEMENTAR O TEXTO, TRABALHAR E OUVIR A MÚSICA A LINGUAGEM DOS OLHOS DE PÉRICLES.








ATIVIDADE RELACIONADA A MÚSICA E TRABALHAR TEXTOS VERBAL E NÃO VERBAL.



## VAMOS REFLETIR SOBRE A MÚSICA.



1- POR QUE VOCÊ ACHA QUE O AUTOR DEU ESSE TÍTULO?

2- O QUE O AUTOR QUIS DIZER COM ESSA FRASE: "A LINGUAGEM DOS OLHOS FAZ O CORAÇÃO FALAR"

3-AGORA RELATE UMA EXPERIÊNCIA QUE VOCÊ JÁ TRANSMITIU ATRAVÉS DOS OLHOS PARA ALGUÉM.

4- ATRAVÉS DA TIRINHA DECIFRE COM SEU OLHAR O QUE A SEQUENCIA CONTA.





A) O QUE SNOOPY QUERIA FAZER NO PRIMEIRO QUADRINHO?


B) O QUE ELE FEZ PARA CONSEGUIR?


C) ELE ALCANÇOU SEU OBJETIVO?

## LOGO APÓS TRABALHAR O VÍDEO DE ZÉLIA DUNCAN:" TODOS OS VERBOS". ASSISTIR O VÍDEO E PEDIR QUE OBSERVEM OS MOVIMENTOS QUE A MENINA APARECE FAZENDO E DEPOIS LEIAM A LETRA DA MÚSICA E SE TUDO QUE VIRAM LEMBRAM ALGUM ASSUNTO DE PORTUGUÊS.




Todos Os Verbos
                     
Errar é útil
Sofrer é chato
Chorar é triste
Sorrir é rápido
Não ver é fácil
Trair é tátil
Olhar é móvel
Falar é mágico
Calar é tático
Desfazer é árduo
Esperar é sábio
Refazer é ótimo
Amar é profundo
E nele sempre cabem de vez
Todos os verbos do mundo
E nele sempre cabem de vez
Abraçar é quente
Beijar é chama
Pensar é ser humano
Fantasiar também
Nascer é dar partida
Viver é ser alguém
Saudade é despedida
Morrer um dia vem
Mas amar é profundo
E nele sempre cabem de vez
Todos os verbos do mundo
E nele sempre cabem de vez
## EM SEGUIDA COPIA O RESUMO SOBRE VERBO.
## APÓS O RESUMO TRABALHAR A SEGUINTE ATIVIDADE.



                                                   RESUMO


                                              TEMA: VERBO


*      VOCÊS PERCEBERAM, NESSA LETRA DA MÚSICA, UMA SEQUENCIA DE AÇÕES. E ESSAS AÇÕES SÃO CHAMADAS DE VERBOS E ELES PODEM TAMBÉM INDICAR FENÔMENOS DA NATUREZA COMO O VERBO CHOVER. O MODO COMO AS PESSOAS SÃO OU ESTÃO. OS JOGADORES FICARAM ASSUSTADÍSSIMOS.

*      OS VERBOS VARIAM EM TEMPO E NÚMERO:
  • AS TERMINAÇÕES SÃO: 1ª CONJUGAÇÃO: AR- 2ª CONJUGAÇÃO: ER- 3ª CONJUGAÇÃO: IR. 


v  TEMPO: ( PRESENTE- PASSADO- FUTURO) ( PRETÉRITO).

v  NÚMERO: (SINGULAR E PLURAL) (1ª PESSOA-EU- 2ª PESSOA-TU-3ª PESSOA-ELE (A)). 1ª PESSOA-NÓS-2ª PESSOA-VÓS-3ª PESSOA-ELES (AS).









                      TRABALHANDO COM A MÚSICA: “TODOS OS VERBOS”.
*      APÓS ASSISTIR O VÍDEO DE ZÉLIA DUNCAN, VAMOS REFORÇAR O ASSUNTO ESTUDADO.

                                                             ATIVIDADE

1-      VOCÊ APRENDEU QUE VERBO É UMA AÇÃO. AGORA PROCURE NA LETRA DA MÚSICA TODOS OS VERBOS E ESCREVA ABAIXO.

2-      FAÇA UMA SELEÇÃO DOS VERBOS  ATRAVÉS DE SUA CONJUGAÇÃO:


A)     1ª CONJUGAÇÃO: _______________________________________
___________________________________________________________
                      ___________________________________________________________

B)   2ª CONJUGAÇÃO: ____________________________________________
__________________________________________________________

C)   3ª CONJUGAÇÃO: ____________________________________________


3-      COMPLETE A FRASE COM O VERBO EM DESTAQUE: “BEIJAR”

A)     EU_________________ A MENINA.

B)      VOCÊ______________ A MENINA.

C)      NÓS_______________ AS MENINAS.

D)     ELES_______________ AS MENINAS.

4-      AGORA ESCREVA UMA FRASE USANDO OS SEGUINTES VERBOS:

A)     FALAR____________________________________________________

B)      SOFRER___________________________________________________

C) AMAR______________________________________________________


5-      RETIRE DA MÚSICA A FRASE QUE VOCÊ MAIS GOSTOU DEPOIS PINTE O VERBO QUE EXISTE NELA E JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA.






Nenhum comentário:

Postar um comentário