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terça-feira, 17 de novembro de 2015

PROJETO CONSCIÊNCIA NEGRA

 

Projeto CONSCIÊNCIA NEGRA


O projeto a seguir eu elaborei para uma professora que iria sugerir para a Secretaria de Educação do nosso Município. A qual queria um tema relacionado com a África do Sul, país que vai sediar a copa em 2010.
PROJETO:
CONSCIÊNCIA NEGRA E AS MANIFESTAÇÕES AFRICANAS
“NÃO SE SINTA SUPERIOR AOS SEUS IGUAIS”.


INTRODUÇÃO


O projeto CONSCIÊNCIA NEGRA E AS MANIFESTAÇÕES AFRICANAS, tem como finalidade principal a tentativa de despertar o educando e a sociedade para um fato do cotidiano que é a discriminação racial e que sempre é ignorado como se não existisse. Envolver crianças, adolescentes, jovens e adultos nesse tema requer um aspecto motivador, o qual está relacionado com a copa 2010 na África do Sul, surgindo assim o interesse maior pela cultura e tipo de vida dos nossos descendentes.
Portanto esperamos que todos ao final do projeto tenham essa consciência: “NÃO SE SINTA SUPERIOR AOS SEUS IGUAIS”.

Projeto: CONSCIÊNCIA NEGRA E AS MANIFESTAÇÕES AFRICANAS
“NÃO SE SINTA SUPERIOR AOS SEUS IGUAIS”.

OBJETIVOS GERAIS:
• Conhecer através de uma ação conjunta e de política educacional aspectos da cultura africana como forma de valorização e conhecimento voltado à pluralidade cultural.
• Propiciar à sociedade Tucuruiense a oportunidade de conhecer a História do negro brasileiro, numa lição repassada através dos trabalhos feitos pelos alunos como forma de comprometimento com o ensino e com os valores morais e sociais.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
• Identificar manifestações culturais, políticas, sociais e econômicas da África.
• Relacionar o tema com a Copa de 2010 engrandecendo as potencialidades e mostrando a realidade do povo africano.
• Valorizar as diversidades através das manifestações desses povos e relacionando-as com nossa cultura.
• Preservar a memória de grandes representantes da raça negra como forma de construir a História.
• Mostrar quanto o nosso país esta marcado pelo racismo e que o simples fato de visibilidade do problema já é uma vitória.
• Oportunizar o conhecimento das manifestações africanas, sua influência na nossa cultura, bem como a situação de rejeição em que se encontra grande parte da população afro-descendente.

JUSTIFICATIVA:
No inicio do seu primeiro mandato o presidente Luís Inácio Lula da Silva aprovou a inclusão do dia Nacional da Consciência Negra no calendário escolar e tornou obrigatório o ensino de História Africana nas escolas públicas e particulares.
O dia da consciência negra em 20/11 já é celebrado por algumas escolas do ensino fundamental II em Tucuruí, que fazem corretamente, pois o dia 20 de novembro marcado pelo assassinato de Zumbi dos Palmares, é muito mais do que uma oposição ao dia 13 de maio (abolição), os movimentos sociais escolheram essa data para mostrar o quanto o nosso país está marcado por diferenças e discriminações raciais. Reforçar este movimento através de uma ação maior em conjunto, mostrará a sociedade nossa oposição em atitudes de racismo pela opressão de cor e de crueldade.
Tendo em vista também a Copa de 2010 na África do Sul como um excelente momento para sistematizar conhecimentos sobre nossos descendentes e sua cultura. Conscientizando alunos e todas as pessoas da responsabilidade que todos nós brasileiros temos em respeitar as manifestações desse povo que tanto influenciaram na nossa cultura.

Esse evento com um tema de tão grande importância no que diz respeito à valorização das diversidades e educação de cunho social, substitui as feiras culturais das escolas, já conhecidas como um dos maiores trabalhos internos e que muitas das vezes não são visitadas por todos os alunos e comunidade. Foi numa perspectiva de integração e seguindo o perfil de unificação das atividades e eventos escolares da rede municipal que se planejou e elaborou esse projeto.

Período de execução: 16 a 20 de novembro (sugestão)
Público alvo: Comunidade tucuruiense
Metodologia:
A importância e abrangência do tema é o principal motivo para a ação em conjunto com todas as escolas da rede. Para tanto é importante uma organização que seguirá em caráter de proposta as etapas abaixo:
Escolha prévia do local, o qual deverá ser amplo e acessível como Ginásio Poli esportivo, ao lado Centro de Convenções ou Centro Cultural.
Lançamento da proposta para as escolas com a devida antecedência.
Divisão dos subtemas que podem ser sugeridos pelas escolas ou adequados às propostas abaixo:
História da África
Divisão política e regime político. (atualidades)
Contrastes africanos (riquezas e miséria)
Cultura Africana
Arte e literatura.
Linguagem, dialetos...
A música e a dança.
Religião.
Influencia da África na cultura brasileira.
Discriminação, preconceito, direitos conquistados.
Juventude e a consciência negra.
Lutas por reparação caracterizam movimento negro contemporâneo.
População negra e o mercado do trabalho, sistema de cotas nas universidades.
Quilombos, titulação de terras...
O mundo na África - Copa 2010.
Comidas típicas
As escolas farão exposição de seus trabalhos em estandes com dois dias para cada segmento dependendo do número de estandes disponíveis.
Expor e fazer apresentações teatrais, danças, poesias...
Apresentações e shows em todos os estilos e principalmente samba, pagode, capoeira... Com pessoas convidadas.
Culminar com uma passeata voltada ao dia da Consciência Negra e erradicação do preconceito com muita música, desfile de afro-descendentes, talentos diversos participação de escolas de samba, divulgação de artistas negros locais e show no final.
Sistematiza cada ação através de um cronograma, elaborado pela secretaria de educação e envolvidos. E este poderá ser apresentado às escolas em folder ou outros documentos.
A divulgação é essencial e as parcerias entre outras secretarias como é o caso da Secretaria de Cultura e Desporto, instituições de causas sociais...






AVALIAÇÃO

A avaliação deverá ser feita através de observações nas atitudes, atividades e envolvimento dos alunos. Podendo ser feita de forma diagnóstica, contínua e quantitativa.
A avaliação do projeto será feita a partir das sugestões, através do ponto de vista dos educadores envolvidos nas ações. E no decorrer do projeto
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