Páginas

quinta-feira, 5 de novembro de 2015

ERA UMA VEZ..........

 

Projeto: Era uma Vez...

Este projeto montei para começar a trabahar com a minha turminha na semana do Dia 18 de Abril, mas ele deve seguir durante todo o ano letivo.

Projeto: Era uma vez...
Público-alvo: Alunos da Educação Infantil

Período: Durante o ano letivo

Justificativa:
Ouvir e ler histórias é entrar em um mundo encantador. Cheio de mistérios e surpresas, sempre muito interessante, curioso, que diverte e ensina.
É na relação lúdica e prazerosa da criança com a obra literária que temos uma das possibilidades de formarmos o leitor. É na exploração da fantasia e da imaginação que se instiga a criatividade e se fortalece a interação entre texto e leitor. 
A literatura infantil não pode ser vista somente como incentivo à formação do hábito de ler. Para que a obra literária seja utilizada como um objeto mediador de conhecimento, ela necessita estabelecer relações entre teoria e prática, possibilitando ao professor atingir determinadas finalidades educativas.
Para tanto, uma metodologia baseada em um ensino por projetos é uma das possibilidades que tem evidenciado bons resultados no ensino de língua materna.


Objetivo geral:
·         Promover o gosto pela leitura desde o início das etapas de escolaridade. O incentivo do adulto (pais e professores) deve ser fundamental nesse processo, sendo o mediador entre a criança e o livro.


Objetivos específicos:
·         Desenvolver o gosto em ouvir e recontar histórias;
·         Conhecer diversos autores brasileiros;
·         Conhecer diversas obras relacionadas a autores brasileiros;

Conteúdos englobados:
·         Português: Desenvolvimento da linguagem oral;
·         Artes: Dramatizações das obras;

Dicas de Desenvolvimento:
·         Hora da história: Os alunos ouvirão as histórias que mais gostam;
·         Conversa sobre os diversos autores brasileiros da literatura infantil: Ruth Rocha, Ziraldo, Mauricio de Souza, Ana Maria Machado...
·         Solicitar que as crianças deem um novo final a história lida;
·         Fazer textos coletivos utilizando figuras sequenciadas;
·         Montar o cantinho da leitura, onde os alunos poderão ver e rever os livros e revistas e aprender a melhor maneira de manuseá-los sem estragar;
·         Levando o Zé do livro para casa:
O Zé é um boneco que gosta muito de ouvir histórias com as crianças. Cada dia, um aluno levará para casa o boneco Zé e um livro que mais goste para ser lido para eles pelos pais ou responsáveis.
No dia seguinte este aluno trará o boneco e recontará para a turma a história levada para casa e o que ele e o boneco fizeram naquele dia.
·         Confeccionar com a turma um livro ilustrado de poesias e músicas trabalhadas durante o ano;

Avaliação:
·         A avaliação será continuada levando-se em conta a evolução, participação, atenção e envolvimento dos alunos com as atividades do tema;

Sugestão de poesias e músicas trabalhadas na ilustração do livro:
·         As Abelhas (Vinicius de Moraes);
·         O girassol (Vinicius de Moraes);
·         O relógio (Vinicius de Moraes);
·         Leilão de Jardim (Cecilia Meirelles);
·         A Arca de Noé (Vinicius de Moraes);
·         O leão (Vinicius de Moraes);
·         A casa (Vinicius de Moraes);
·         A História da Gata (Saltimbancos);
·         A Galinha (Saltimbancos);
·         O caderno (Toquinho);
·         Ursinho de Pelúcia (Toquinho);
·         Gente tem nome e sobrenome (Toquinho);
·         A Cachorrinha (Vinicius de Moraes);
·         As Borboletas (Vinicius de Moraes);
·         A sopa (Palavra Cantada);
·         Dona árvore (Bia Bedran);
·         Tudo azul (Bia Bedran);
·         A Bailarina (Cecilia Meirelles);
·         Ou isto ou aquilo (Cecilia Meirelles);
·         O elefantinho (Vinicius de Moraes);

Nenhum comentário:

Postar um comentário