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domingo, 25 de outubro de 2015

PROJETO CONTRA A EVASÃO

PROJETO CONTRA A EVASÃO 


PROJETO: “EVASÃO SE COMBATE COM MOTIVAÇÃO”


  1. APRESENTAÇÃO:

Os educadores que fazem a Escola , conscientes de seu importante papel na transformação social, desenvolvem projetos que contribuem com o enriquecimento do processo ensino-aprendizagem, tais como: “Leitura de Rosto Escondido”, “Na terra do papangu, mascarado faz a arte!”, “Chegou a hora do teatro”, “Reforço escolar”, “Orientação profissional”, “Ler é um prazer”, “Gincana Poética”, “Cem anos de Luiz Gonzaga”, “Aprendendo a aprender”, entre outros.
Esta postura é alimentada devido à necessidade da escola ser um espaço de formação e informação permanente, em que a aprendizagem de conteúdos deve necessariamente favorecer a inserção do aluno no dia a dia nas questões sociais marcantes e em um universo cultural cada vez maior.
A prática escolar distingue-se de outras práticas educativas, como as que acontecem na família, na igreja, na mídia, no lazer e nas demais formas de convívio social, por constituir-se uma ação intencional, sistemática, planejada e continuada para crianças e jovens durante um período contínuo e extenso de tempo. Toda escola deve tomar para si o objetivo de formar cidadãos capazes de atuar com competência e dignidade na sociedade, elegendo, como objeto de ensino, conteúdos que estejam em consonância com as questões sociais que marcam cada momento da nossa história, cuja aprendizagem e assimilação são as consideradas essenciais para que o educando possa exercer com dignidade seus direitos e deveres.

  1. JUSTIFICATIVA:

A repetência e a evasão constituem dois dos maiores problemas do quadro educacional do país, uma vez que os alunos passam anos se avançar em seus estudos, e, muitas vezes, acabam desistindo da escola por esta razão ou por fatores socioeconômicos diversos que os obrigam a iniciar sua vida no trabalho precocemente.
A retenção acaba afastando os alunos da escola, penalizando principalmente os alunos de níveis de renda mais baixos. Para combater este problema, programas de aceleração do fluxo escolar e projetos de reforço escolar têm sido vivenciados nesta escola para combater os índices de reprovação e evasão.
Com o objetivo de promover a melhoria dos indicadores de rendimento escolar, além dos projetos citados na apresentação, foi criado este projeto, percebendo-se a necessidade de estabelecer um maior contato entre ESCOLA e FAMÍLIA para juntos combatermos as dificuldades e atingirmos um dos maiores objetivos propostos pela educação: “Ensinar para a vida”.

  1. PESSOAL ENVOLVIDO:

·         Equipe Gestora; Educadores de Apoio; Auxiliares de Secretaria; Coordenadoras de Biblioteca; Técnicas; Professores; Alunos; Pais e  Conselho Tutelar.

  1. OBJETIVOS:

GERAL:
·         Combater os níveis de repetência e evasão da Escola através de ações planejadas para motivar o educando na busca pela evolução de seus conhecimentos e habilidades.

ESPECÍFICOS:
* Estreitar os vínculos de comunicação entre escola e família;
* Trabalhar coletivamente na busca por objetivos comuns;
* Elevar a autoestima do educando;
* Estimular toda a comunidade escolar a envolver-se no projeto;
* Conscientizar o educando que ele é responsável pelo seu êxito escolar.
  1. META:

Pretende-se com este projeto resgatar estudantes do 6º ao 9º Anos, EJA ou Travessia que venham a abandonar seus estudos, através de visitas domiciliares e de atividades planejadas pelas Educadoras de Apoio e demais membros da comunidade escolar.

  1. RECURSOS EMPREGADOS:

Recursos materiais: formulários de visitações, computador, impressora, data-show; Recursos humanos: pessoal responsável pelo monitoramento das faltas e visitas domiciliares.

  1. AÇÕES DESENVOLVIDAS:

·         Acompanhamento da freqüência dos alunos em todos os níveis de ensino por diversos segmentos da escola;
·         Repasse das informações sobre alunos faltosos para toda a comunidade escolar, principalmente durante Conselhos de Classe e reuniões de pais;
·         Conversação com os alunos que estiverem apresentando número de faltas excessivo;
·         Realização de projetos que motivem a permanência do educando na escola;
·         Vivência de atividades que melhorem o desempenho escolar do estudante;
·         Visitas domiciliares às famílias dos alunos faltosos;
·         Socialização dos resultados obtidos nas visitações;
·         Comunicação ao Conselho Tutelar da situação de alunos faltosos, quando a escola não conseguir inverter a situação.

  1. AVALIAÇÃO:

A avaliação será contínua e realizada por toda a comunidade escolar, sendo valorizadas atividades estimulantes e enriquecedoras que contribuam com a permanência do aluno na escola e com seu pleno desenvolvimento. 

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