O Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa tem sido desenvolvido por meio de ações que estimulam a ação reflexiva do professor sobre o tempo e o espaço escolares. Cinco princípios centrais orientam a proposta:
- Currículo inclusivo, que defende os direitos de aprendizagem de todas as crianças, fortalecendo as identidades sociais e individuais;
- Integração entre os componentes curriculares;
- Foco na organização do trabalho pedagógico;
- Seleção e discussão de temáticas fundantes em cada área de conhecimento;
- Ênfase na alfabetização e letramento das crianças.
Começamos o PNAIC com a formação em Língua Portuguesa em 2013 e em 2014 inserimos a Matemática. Em 2015 a novidade será a ampliação para as demais áreas do conhecimento, de forma integrada, abrangendo todas as áreas de conhecimento de modo a promover a educação integral das crianças nesse início do processo de escolarização. Os cadernos de formação estão assim distribuídos:
- Caderno de apresentação
- Caderno para gestores e equipe pedagógica das secretarias de educação
- Cadernos de estudo a serem utilizados nos encontros de formação:
- Currículo na perspectiva da inclusão e da diversidade: as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica e o ciclo de alfabetização;
- A criança no ciclo de alfabetização;
- Interdisciplinaridade no ciclo de alfabetização;
- A organização do trabalho escolar e os recursos didáticos na alfabetização;
- Organização da ação docente: a oralidade, a leitura e a escrita no ciclo de alfabetização;
- Organização da ação docente: a arte no ciclo de alfabetização;
- Organização da ação docente: alfabetização matemática na perspectiva do letramento;
- Organização da ação docente: Ciências da Natureza no Ciclo de Alfabetização;
- Organização da ação docente: Ciências Humanas no Ciclo de Alfabetização;
- Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: integrando saberes
Secretaria de Educação Básica
Ministério da Educação
(18/06/2015)
Ministério da Educação
(18/06/2015)
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