Páginas

domingo, 27 de setembro de 2015

PASSEIOS ESCOLARES EDUCACIONAIS

Estudo do Meio, Atividades Extra-Classe,
Terminologia: Passeios Escolares, Turismo Pedagógico,

Tipos de Contratações de Serviços: -Agências Especializadas (Papel da Mídia)

Atores Sociais Envolvidos: Monitor Cultural Local X Aluno X Professor
Relação Importante: EDUCAÇÃO X LAZER X PASSEIOS ESCOLARES
3 Dimensões do Conhecimento: Conceituais; Procedimentais e Atitudinais
Reconhecer a responsabilidade de todos no processo de preservação da natureza e manutenção de valores culturais;
Valorizar as riquezas do Patrimônio Histórico e Cultural;
Estímulo à observação, socialização das idéias e interação com todos os membros do grupo;
Desenvolver compreensão crítica da realidade através do passado, presente e futuro;
Desenvolver atividades de pesquisa e iniciação científica de modo interdisciplinar e participativas;
Contribuir para o desenvolvimento integral do ser humano: Aprendizagem + Diversão!!!
“...o turismo pedagógico é uma forma de
propor ao aluno uma participação ativa no
processo de construção do conhecimento,
pois proporciona meios para que ele possa
tornar-se um cidadão criativo, dinâmico e
interessado em atuar, de forma efetiva,
na comunidade, contribuindo para o
desenvolvimento de uma sociedade mais



IV –DIFERENTES TIPOS DE PASSEIOS Meio Ambiente (Ecológico e Rural)
Arqueológico e Rupestre
Esportivos Lazer e Entretenimento
IV –DIFERENTES TIPOS DE PASSEIOS Histórico/Cultural/Artístico
Atividades de Aventura
IV –DIFERENTES TIPOS DE PASSEIOS Fauna e Flora em geral
Indústrias/Empresas
IV –DIFERENTES TIPOS DE PASSEIOS Planetário/Astronomia/Ciência
Cívico
1) Definir temas e objetivos pedagógicos: -Integrado à proposta curricular da escola
-Trabalho coletivo dos professores envolvidos / Agência Especializada
2) Escolha do local – “Preparar o Terreno”: -Adaptado aos objetivos//Questão socioeconômica
-Visita prévia (professores) Logística do passeio (alimentação, transportes, hospedagem,...)
3) Planejamento na Escola: -Alunos: Mapas, vídeos, fotos da região
-”Conhecimento” do local a ser explorado
4) Chegada ao Destino: -Aluno: Caderno anotações/ilustrações
-Vista da região (expectativa do que explorar)
-Professor + Monitor Local = +++ Conhecimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário