Trabalhando o Folclore
Como trabalhar o folclore na alfabetização?
Trava-línguas, parlendas, quadrinhas, poemas, adivinhas e cantigas são textos da cultura oral apropriados para se trabalhar a aquisição da base alfabética e ortográfica; por serem de fácil memorização, geram atividades que favorecem a percepção de que é preciso corresponder ao falado ao escrito, além de brincar com o som, a forma gráfica e o significado das palavras.
Procedimentos:
EXEMPLO DE ATIVIDADE COM QUADRINHA:
Trava-línguas, parlendas, quadrinhas, poemas, adivinhas e cantigas são textos da cultura oral apropriados para se trabalhar a aquisição da base alfabética e ortográfica; por serem de fácil memorização, geram atividades que favorecem a percepção de que é preciso corresponder ao falado ao escrito, além de brincar com o som, a forma gráfica e o significado das palavras.
Procedimentos:
1) Anunciar que vai ler um trava-língua ou uma parlenda ou uma quadrinha ou um poema ou uma cantiga . O professor deverá criar expectativas nos alfabetizandos com relação ao texto que irá ser trabalhado, fazendo as seguintes perguntas:
- Qual o tipo de texto que vamos ler? Para que serve? Onde pode ser encontrado? Registrar na lousa as respostas e fazer a comparação no final do trabalho.
- Qual o tipo de texto que vamos ler? Para que serve? Onde pode ser encontrado? Registrar na lousa as respostas e fazer a comparação no final do trabalho.
2) Em seguida, perguntar aos alunos se eles sabem o que é uma --------. Explicar as características do texto escolhido.
3) Apresentar para os alunos numa cartolina o texto ou escrevê-lo na lousa.
4) Ler o texto em voz alta, pausadamente e com entonação adequada.
5) Reler o texto apontando palavra por palavra. Em seguida, fazer a leitura coletiva apontando para cada palavra.
6) Distribuir texto xerocopiado e explicar o que se pede na atividade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário