Orientações para o trabalho
Período previsto para a intervenção: 60 dias letivos
Nº máximo de alunos por período: até 15 alunos por grupos
Duração das aulas: 1h30min
Estrutura:
1- Ouvindo Histórias “Leitura Deleite” - 20 minutos
2- Consciência Fonológica - 15 minutos
3- Alfabeto - 15 minutos
4- Compreensão da natureza alfabética do sistema de escrita –
20 minutos
5- Leitura: 15 minutos
6- Fechamento da aula – 5 minutos
1- Ouvindo Histórias “Leitura Deleite”:
Esse momento deve seguir as orientações abaixo, para os 60 dias letivos.
Justificativa:
Ao ouvir a leitura do professor, a criança aprenderá a ouvir com atenção e compreensão, usar a expressividade e entonação adequadas quando for autônomo e puder ler textos diversos e desenvolver atitudes e disposições favoráveis à leitura.
Objetivos:
- Ouvir uma história com atenção;
- Aprender a fazer leitura oral, com expressividade e entonação adequada;
- Identificar os elementos da narrativa.
Material necessário:
O texto impresso, 1 envelope médio, ficha com o título do texto.
Desenvolvimento:
1º dia
a)- Apresentação.
b)- Escrever o nome no portfólio e envelope para comparação (hoje e final das atividades).
c)- Ø Apresentar o título do texto e levantar hipóteses sobre seu conteúdo.
( O Sapo Encantado)
d) 1- Ouvindo Histórias “Leitura Deleite”:
Ø Tornar a rotina de ouvir histórias em um momento de muito prazer. Falar com entusiasmo sobre a história a ser lida, esperar que todos olhem para a professora e ler com bastante expressividade e entonação.
Ø Leitura oral, do texto, pela professora. ( O Sapo Encantado)
Ø Confirmar ou não as hipóteses levantadas.
Ø Ouvir a opinião dos alunos sobre a história ouvida.
Ø Fazer perguntas que foquem: quem (personagens / narrador), onde (lugar), quando (tempo), porque e como.
Ø Entregar aos alunos, o título do texto escrito em uma ficha e um envelope.
Ø Propor aos alunos colecionar os títulos, guardando no envelope, para que possam saber, depois, quantas histórias ouviram.
e)- 2- Consciência Fonológica - 15 minutos
Objetivo: Identificar aliterações
Materiais: Xérox da parlenda - o sapo
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Atividades de leitura
Na delegacia, o telefone toca. O delegado atende e uma voz
desesperada diz:
_ Por favor! Mande a patrulha aqui em casa! Vai acontecer uma tragédia! O delegado pergunta: _ Mas o que foi? _ Tem um gato aqui em casa. Entrou pela porta dos fundos! _ Mas quem é que está falando? _ O papagaio. | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Lê com fluência – O aluno lê com entonação/ritmo e pontuação.
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Lê sem fluência – O aluno lê pausadamente as palavras do texto sem atentar
para as pontuações.........................................................................................
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Lê silabando – O aluno lê pausadamente as sílabas das palavras, comprometendo
o entendimento do texto.........................................................
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Não lê – O aluno não leu o texto.......................................................................
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Ø O diagnóstico de escrita:
• Definimos quatro palavras de um mesmo campo semântico Ditado livre.
• (borboleta, cavalo, zebra e rã);
Pré-silábico – garatujas, rabiscos, desenhos, letras sem
correspondência sonora.......................................................
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Silábico quantitativo – Uma letra para cada sílaba sem correspondência
com
a grafia da palavra...........................................................................
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Silábico qualitativo – Uma letra para cada sílaba com correspondência
com a
grafia da palavra.............................................................................
.....................................................................................................
......................................................................................................
Silábico alfabético – escreve numa mesma palavra uma sílaba completa
e uma
sílaba representada por apenas uma letra. .............
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......................................................................................................
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Alfabético – escreve a palavra com pequenos erros sem
comprometer o entendimento da palavra............................................
.......................................................................................................
.......................................................................................................
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Alfabético Ortográfico – escreve observando as convenções
ortográficas.................................................................................
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...................................................................................................
ESCOLA: _____________________________________________________
MUNICÍPIO
FICHA DE ACOMPANHAMENTO DO ALUNO
ASSUNTO: Leitura
Turma: Turno: Data:
Professor(a):
Legenda: MB= muito bom B=bom PM- pode melhorar D= deficiente
Diagnóstico da turma:
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M
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Matriz de Referência – DIAGNÓSTICO 1
Capacidades
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Descritores
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Questões
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O que observar:
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Identificar finalidades e funções da leitura, em função do reconhecimento do suporte, do gênero e da contextualização do texto.
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Identificar o gênero piada
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Que gênero textual é esse?
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Se o aluno reconhece o texto piada.
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Construir compreensão global do texto lido, unificando e inter-relacionando informações explícitas e implícitas, produzindo inferências.
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Localizar informação explícita
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Por onde o gato entrou?
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Se o aluno precisa identificar, no texto lido, uma informação que se apresenta explicitamente.
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Inferir informações
em textos
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Qual a tragédia que poderia acontecer?
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Se o aluno relaciona informações presentes em um texto (verbal, não verbal ou verbal e não verbal), a fim de produzir sentido para o que foi lido.
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Por que o papagaio teve essa atitude?
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Desenvolver capacidades necessárias à leitura com fluência e compreensão.
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Identificar marcas linguísticas que evidenciam o enunciador do discurso direto e indireto
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No trecho: “Por favor! Mande uma patrulha aqui em casa!”, quem está falando?
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Se o aluno reconhece quem está com a fala.
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Matriz de Referência – DIAGNÓSTICO 2.
Capacidades
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Descritores
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Questões
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O que observar:
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Compreender diferenças entre a escrita e outras formas gráficas.
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Diferenciar letras de desenhos.
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Pedir que o aluno:
- aponte onde estão às letras.
-identifique os desenhos.
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O aluno diferencia rapidamente os desenhos das letras.
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Diferenciar sinais gráficos de letras/desenhos.
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Pedir que o aluno identifique a pontuação.
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O aluno diferencia os sinais de pontuação das letras.
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Dominar convenções gráficas.
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Conhecer/utilizar a direção e alinhamento da escrita.
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Pedir que o aluno escreva a frase.
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O aluno escreveu respeitando direção da escrita.
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Compreender a função de segmentação de espaços em branco na delimitação de palavras em textos escritos.
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O aluno escreve obedecendo a segmentação de espaços em branco.
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Iniciar frases com letra maiúscula.
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Escreve a frase iniciando com a letra maiúscula.
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Conhecer/ utilizar pontuação no final da frase.
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Coloca a pontuação no final da frase.
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Perceber a palavra como unidade gráfica.
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Substituir o desenho pela palavra e pedir que o aluno conte quantas palavras tem na frase.
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Observar se o aluno considera como palavras as sílabas como de, da, no etc e; vogais como A, O e É.
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Conhecer o alfabeto.
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Identificar pelo nome as letras do alfabeto.
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Escolher uma palavra da frase e questionar qual o nome das letras desta palavra.
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O aluno identifica o nome das letras da palavra escolhida.
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Reconhecer unidades fonológicas como silabas, rimas, terminações de palavras, etc.
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Identificar ao ouvir uma frase o número de palavras.
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Sem o apoio gráfico, falar a frase em voz alta para o aluno, pedir que ele diga quantas palavras tem essa frase.
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Ao ouvir uma frase, o aluno é capaz de identificar o número de palavras contidas nela.
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Identificar ao ouvir uma palavra o número de sílabas.
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Escolher um dos desenhos da frase e pedir que o aluno diga quantas sílabas tem essa palavra.
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O aluno identifica a quantidade de sílabas de uma palavra.
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Identificar sons de sílabas.
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Escolher um dos desenhos da frase e pedir que o aluno diga qual é o pedacinho inicial.
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Identifica sílaba inicial do nome do desenho.
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Escolher um dos desenhos da frase e pedir que o aluno diga qual é o pedacinho final.
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Identifica sílaba final do nome do desenho.
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Escolher um dos desenhos da frase e pedir que o aluno diga qual é o pedacinho do meio.
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Identifica sílaba mediana do nome do desenho.
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Compreender a natureza alfabética do sistema de escrita.
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Escrever palavras.
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Escreva o nome dos desenhos da frase.
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Em qual nível de escrita o aluno se encontra.
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Desenvolver capacidades relativas ao código escrito especificamente necessárias a leitura.
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Ler frases.
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Pedir para que o aluno leia a frase.
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Observar se o aluno lê com entonação conforme a pontuação.
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Ler palavras.
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Observar como o aluno lê
palavras não canônicas. |
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