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domingo, 16 de agosto de 2015

ORIENTAÇÕES PARA O TRABALHO

Orientações para o trabalho


Período previsto para a intervenção60 dias letivos
Nº máximo de alunos por período: até 15 alunos por grupos
Duração das aulas: 1h30min
Estrutura:

1- Ouvindo Histórias “Leitura Deleite” - 20 minutos
2- Consciência Fonológica 15 minutos
3- Alfabeto - 15 minutos
4- Compreensão da natureza alfabética do sistema de escrita 
20 minutos
5- Leitura: 15 minutos
6- Fechamento da aula – 5 minutos


1-  Ouvindo Histórias “Leitura Deleite”:
Esse momento deve seguir as orientações abaixo, para os 60 dias letivos.

Justificativa:
Ao ouvir a leitura do professor, a criança aprenderá a ouvir com atenção e compreensão, usar a expressividade e entonação adequadas quando for autônomo e puder ler textos diversos e desenvolver atitudes e disposições favoráveis à leitura.

Objetivos:
- Ouvir uma história com atenção;
- Aprender a fazer leitura oral, com expressividade e entonação adequada;
- Identificar os elementos da narrativa.
Material necessário:
O texto impresso, 1 envelope médio, ficha com o título do texto.

Desenvolvimento:
1º dia
a)- Apresentação.

b)- Escrever o nome no portfólio e envelope para comparação (hoje e final das atividades).

c)- Ø Apresentar o título do texto e levantar hipóteses sobre seu conteúdo.
( O Sapo Encantado)

d) 1- Ouvindo Histórias “Leitura Deleite”:
Ø Tornar a rotina de ouvir histórias em um momento de muito prazer. Falar com entusiasmo sobre a história a ser lida, esperar que todos olhem para a professora e ler com bastante expressividade e entonação.
Ø Leitura oral, do texto, pela professora. ( O Sapo Encantado)
Ø Confirmar ou não as hipóteses levantadas.
Ø Ouvir a opinião dos alunos sobre a história ouvida.
Ø Fazer perguntas que foquem: quem (personagens / narrador), onde (lugar), quando (tempo), porque e como.
Ø Entregar aos alunos, o título do texto escrito em uma ficha e um envelope.
O Sapo Encantado

O Sapo Encantado
Ø Propor aos alunos colecionar os títulos, guardando no envelope, para que possam saber, depois, quantas histórias ouviram.

e)- 2- Consciência Fonológica - 15 minutos
Objetivo: Identificar aliterações
Materiais: Xérox da parlenda -  o sapo

Ø Desafiar os alunos a falar rapidamente o trava-língua:

E era o sapo dentro do saco
E o saco com o sapo dentro
E o sapo fazendo papo
E o papo soltando vento!
Ø Depois que os alunos brincarem com a sonoridade, perguntar: qual a palavra que repete mais vezes? Sapo
Ø Quantos pedaços (sílabas) tem a palavra sapo?
Ø Qual a primeira sílaba? E a segunda?
Ø Que outra palavra do trava-língua tem a sílaba SASaco
Ø Que outra palavra se repete no trava-língua? Papo
Ø Que silaba é comum em sapo e papo?
Ø Recortar as palavras e organizá-las de acordo com a parlenda.
 Ø Recortar as frases da parlenda e organizá-la; (xérox)
 Ø  Circule a sílaba inicial de cada figura (xérox)
Ø  Pinte as sílabas das figuras e escreva o nome delas (xérox)
Ø Preencha a tabela, juntando a letra S com as vogais e leia; (xérox).
f)- 3- Alfabeto - 15 minutos
Objetivo: Identificar o alfabeto como um conjunto estável de símbolos.
Materiais: - ficha com o nome da escola, livros, revistas, jornais e outros materiais escritos. - Anexo 13

Xerox papel 40kg – Escrever o alfabeto com letra cursiva



 Mostrar aos alunos, através da análise de materiais escritos diversos, que escrevemos qualquer texto, utilizando somente as 26 letras do alfabeto.
 Dar um exemplo: escrevemos a palavra sapo usando 4 letras do alfabeto: S – A – P – O. Mostrar a letra e falar o nome de cada uma e seu respectivo som.
 Escrevemos o nome da escola - EM... Usando somente as 26 letras (mostrar a ficha com o nome da escola)

(g)- 4- Compreensão da natureza alfabética do sistema de escrita
20 minutos

Objetivo: Compreender que é necessário conhecer o sistema de escrita para entender a mensagem.

Materiais: Texto O sapo encantado. –
Anexo 15  alfabeto

Entregar o texto “O sapo encantado” para os alunos e pedir que cada um deles leia o texto, oralmente. 

 Provavelmente eles dirão que não sabem ler.
Ø Conversar com os alunos sobre a necessidade de aprender o sistema de escrita para que possam ler o que eles quiserem.
Ø Incentivá-los a tentar encontrar, no texto, a palavrasapo. (Se o aluno não conseguir, realize com ele a próxima atividade e incentive-o novamente a localizar a palavra no texto).
Ø Vamos montar a palavra sapo com o alfabeto móvel.
 A palavra sapo tem quantas letras?
 Vamos falar a palavra sapo bem devagar. Quantos pedacinhos tem a palavra?
 Se a palavra tem 4 letras, como ela pode ter só 2 pedaços? (Explicar que cada pedacinho dessa palavra é formado por 2 letras).
 Falar o fonema /s/ mostrar a letra S, falar o fonema /a/ mostrar a letra A.
Fazer a mesma coisa com a sílaba PO.
o sapo encantado
h)- 5- Leitura: 15 minutos

Objetivo:
 Decodificar palavras de estruturas silábicas c/v
Materiais: Texto O sapo encantado.
. Ditar as palavras abaixo e pedir para os alunos  montar as palavras utilizando o alfabeto móvel.
 em seguida Indicar as palavras no texto da história “O sapo encantado” para que os alunos tentem decodificá-las, com a ajuda do(a) professor(a):
Sapo – vovó - saco – papo – vida – cavalo - povo

Atividades de leitura
     Na delegacia, o telefone toca. O delegado atende e uma voz 
desesperada diz:
     _ Por favor! Mande a patrulha aqui em casa! Vai acontecer uma tragédia!
     O delegado pergunta:
     _ Mas o que foi?
     _ Tem um gato aqui em casa. Entrou pela porta dos fundos!
     _ Mas quem é que está falando?
     _ O papagaio.


Lê com fluência – O aluno lê com entonação/ritmo e pontuação.
__________________________________________
Lê sem fluência – O aluno lê pausadamente as palavras do texto sem atentar
 para as pontuações.........................................................................................
.............................................................................................................................
............................................................................................................................
Lê silabando – O aluno lê pausadamente as sílabas das palavras, comprometendo 
o entendimento do texto.........................................................
...............................................................................................................................
..............................................................................................................................
Não lê – O aluno não leu o texto.......................................................................
...............................................................................................................................

Ø O diagnóstico de escrita:
      Definimos quatro palavras de um mesmo campo semântico Ditado livre.
       (borboleta, cavalo, zebra e );
Pré-silábico – garatujas, rabiscos, desenhos, letras sem 
correspondência sonora.......................................................
.........................................................................................................
..........................................................................................................
Silábico quantitativo – Uma letra para cada sílaba sem correspondência
 com  
a grafia da palavra...........................................................................
.......................................................................................................
....................................................................................................
..................................................................................................
Silábico qualitativo – Uma letra para cada sílaba com correspondência 
com  a 
 grafia da palavra.............................................................................
.....................................................................................................
......................................................................................................
Silábico alfabético – escreve numa mesma palavra uma sílaba completa 
e uma 
sílaba representada por apenas uma letra. .............
.........................................................................................................
.........................................................................................................
......................................................................................................
......................................................................................
Alfabético – escreve a palavra com pequenos erros sem 
comprometer o entendimento da palavra............................................
.......................................................................................................
.......................................................................................................
.......................................................................................................
Alfabético Ortográfico – escreve observando as convenções 
ortográficas.................................................................................
....................................................................................................
...................................................................................................


ESCOLA: _____________________________________________________
MUNICÍPIO

FICHA DE ACOMPANHAMENTO DO ALUNO

ASSUNTO:    Leitura

             Turma:                   Turno:                                                                    Data:

Professor(a):
Nome do aluno
Domínio de Sílabas
Lê soletrando
Entonação
Pontuação
Rítmo
Faz inferências
Interpretação
Recomendações ao professor



























































































Legenda: MB= muito bom      B=bom       PM- pode melhorar      D= deficiente

Diagnóstico da turma:

Assinatura do Supervisor: 
M
                        Matriz de Referência – DIAGNÓSTICO 1                     
Capacidades
Descritores
Questões
O que observar:
Identificar finalidades e funções da leitura, em função do reconhecimento do suporte, do gênero e da contextualização do texto.
Identificar o gênero piada
Que gênero textual é esse?
Se o aluno reconhece o texto piada.
Construir compreensão global do texto lido, unificando e   inter-relacionando informações explícitas e implícitas, produzindo inferências.
Localizar informação explícita
Por onde o gato entrou?
Se o aluno precisa identificar, no texto lido, uma informação que se apresenta explicitamente.
Inferir informações
em textos
Qual a tragédia que poderia acontecer?
Se o aluno relaciona informações presentes em um texto (verbal, não verbal ou verbal e não verbal), a fim de produzir sentido para o que foi lido.
Por que o papagaio teve essa atitude?
Desenvolver capacidades necessárias à leitura com fluência e compreensão.
Identificar marcas linguísticas que evidenciam o enunciador do discurso direto e indireto
No trecho: “Por favor! Mande uma patrulha aqui em casa!”, quem está falando?
Se o aluno reconhece quem está com a fala.
_________________________________________________________________________________
Matriz de Referência – DIAGNÓSTICO 2.
                         
Capacidades
Descritores
Questões
O que observar:
Compreender diferenças entre a escrita e outras formas gráficas.
Diferenciar letras de desenhos.
Pedir que o aluno:
- aponte onde estão às letras.
-identifique os desenhos.
O aluno diferencia rapidamente os desenhos   das letras.
Diferenciar sinais gráficos de letras/desenhos.
Pedir que o aluno identifique a pontuação.
O aluno diferencia os sinais de pontuação das letras.
Dominar convenções gráficas.
Conhecer/utilizar a direção e alinhamento da escrita.
Pedir que o aluno escreva a frase.
O aluno escreveu respeitando direção da escrita.
Compreender a função de segmentação de espaços em branco na delimitação de palavras em textos escritos.
O aluno escreve obedecendo a segmentação de espaços em branco.
Iniciar frases com letra maiúscula.
Escreve a frase iniciando com a letra maiúscula.
Conhecer/ utilizar pontuação no final da frase.
Coloca a pontuação no final da frase.
Perceber a palavra como unidade gráfica.
Substituir o desenho pela palavra e pedir que o aluno conte quantas palavras tem na frase.
Observar se o aluno considera como palavras as sílabas como de, da, no etc e; vogais como A, O e É.
Conhecer o alfabeto.

Identificar pelo nome as letras do alfabeto.
Escolher uma palavra da frase e questionar qual o nome das letras desta palavra.
O aluno identifica o nome das letras da palavra escolhida.
Reconhecer unidades fonológicas como silabas, rimas, terminações de palavras, etc.
Identificar ao ouvir uma frase o número de palavras.
Sem o apoio gráfico, falar a frase em voz alta para o aluno, pedir que ele diga quantas palavras tem essa frase.
Ao ouvir uma frase, o aluno é capaz de identificar o número de palavras contidas nela.

Identificar ao ouvir uma palavra o número de sílabas.
Escolher um dos desenhos da frase e pedir que o aluno diga quantas sílabas tem essa palavra.
O aluno identifica a quantidade de sílabas de uma palavra.

Identificar sons de sílabas.
Escolher um dos desenhos da frase e pedir que o aluno diga qual é o pedacinho inicial.
Identifica sílaba inicial do nome do desenho.
Escolher um dos desenhos da frase e pedir que o aluno diga qual é o pedacinho final.
Identifica sílaba final do nome do desenho.
Escolher um dos desenhos da frase e pedir que o aluno diga qual é o pedacinho do meio.
Identifica sílaba mediana do nome do desenho.
Compreender a natureza alfabética do sistema de escrita.
Escrever palavras.
Escreva o nome dos desenhos da frase.
Em qual nível de escrita o aluno se encontra.
Desenvolver capacidades relativas ao código escrito especificamente necessárias a leitura.

Ler frases.
Pedir para que o aluno leia a frase.
Observar se o aluno lê com entonação conforme a pontuação.
Ler palavras.



Observar como o aluno lê 
palavras não canônicas.




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