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quinta-feira, 13 de agosto de 2015

É PRECISO ACREDITAR NA : INCLUSÃO

É PRECISO ACREDITAR NA:

É PRECISO ACREDITAR NA:
ORIENTAÇÕES AOS PROFESSORES COM ALUNOS ESPECIAIS DA SALA DE AULA COMUM:

Quanto ao cognitivo:
• Desenvolver atividades que possibilitem a livre expressão do aluno, participação oral durante as aulas;
• Relatos dos fatos ocorridos em seu ambiente escolar e familiar;
• Trabalhar com temas que estão relacionados à sua vivência;
• Jogos diversificados conforme a necessidade do aluno;

Quanto à aprendizagem:
• Promover a participação do aluno nos trabalhos em grupo e nas discussões durante as aulas;
• Criar diferentes estratégias de ensino para que o aluno compreenda os temas estudados;
• Utilizar recursos concretos, sonoros e visuais para melhorar a capacidade de concentração e desenvolver as habilidades e potencialidades do aluno.
• Uso de diferentes formas de registro para apreensão dos conceitos e avaliação diferenciada do processo de aprendizagem;
• Propiciar atividades contextualizadas que tenha significado para o aluno, confrontando-se com as suas experiências cotidianas.
• Posicionar o aluno na primeira fila na sala de aula.
• Ofertar um tempo extra para desenvolver as atividades, geralmente necessitando de intervenções constantes.
• Diversificar as situações de aprendizagem, adaptando-as às especificidades dos alunos, é uma forma de responder ao problema didático da heterogeneidade das aprendizagens, que muitas vezes é rotulada como dificuldade de aprendizagem. Deve-se refletir sobre os percursos educativos, às diferentes características, às possibilidades, podendo assim abranger todos os alunos.
• Evitar que os objetivos educativos sejam inatingíveis, mas que favoreça ao máximo o desenvolvimento das suas potencialidades.
• Disponibilizar um tempo para o atendimento individual deste aluno, enquanto os demais realizam outras atividades para este melhor acompanhar a atividade proposta pela professora.

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