DICAS DE JOGOS PARA ALFABETIZAR
Silabário
Para jogar: Se não houver a possibilidade de construir um silabário
para cada criança, será necessário um para cada grupo de 3 ou
4 crianças.
4 crianças.
Formas de jogar:
1 - O professor leva as fichas e sorteia, as crianças montam as
palavras sorteadas, depois registram no caderno.
Pode-se, ainda, pedir que identifiquem a letra inicial/final, número de
letras, vogais e consoantes.
Dependendo do nível, pode-se solicitar que separem as sílabas.
palavras sorteadas, depois registram no caderno.
Pode-se, ainda, pedir que identifiquem a letra inicial/final, número de
letras, vogais e consoantes.
Dependendo do nível, pode-se solicitar que separem as sílabas.
2 - Em grupo, cada criança recebe um determinado número de tampinhas.
Um por vez deve tentar formar palavras colocando apenas uma tampa
no tabuleiro, sendo possível aproveitar as sílabas/letras dos demais integrantes.
no tabuleiro, sendo possível aproveitar as sílabas/letras dos demais integrantes.
3 - Cada criança forma 4 palavras no silabário, depois, preenche os espaços
com sílabas soltas e troca o silabário com o colega, que deverá localizar as
palavras formadas pelos amigos.
com sílabas soltas e troca o silabário com o colega, que deverá localizar as
palavras formadas pelos amigos.
Depois deverá ser feito um registro da atividade no caderno.
Memória 3D - figura e palavra
Jogo da memória com imagem e nome da palavra.
Podem ser usadas letras bastão ou cursiva, minúscula ou maiúscula,
dependendo do nível de escrita da turma.
dependendo do nível de escrita da turma.
Jogo do Talharim
Este jogo consiste em que cada participante, caso acerte, pode pegar
mais uma massa, desta vez sem nenhum fonema, para que assim consiga
montar no seu prato uma macarronada.
montar no seu prato uma macarronada.
Objetivo: Consciência fonêmica - Identificação do fonema inicial e
segmentação fonêmica.
segmentação fonêmica.
Material : 1 panela, 4 pratos, 4 garfos e macarrão em E.V.A.
Como jogar: Cada participante escolhe um pratinho e um garfo.
Um participante desafia o outro tirando de um recipiente uma palavra.
O jogador deverá olhar para dentro da panela de talharim e apenas com
o garfo mexer na massa tentando pegar a que tiver o fonema inicial
referente a palavra escolhida.
o garfo mexer na massa tentando pegar a que tiver o fonema inicial
referente a palavra escolhida.
Em seguida, o jogador deverá falar o som do fonema que encontrou.
Ganha o jogo quem conseguir colocar no prato o maior número de
massas.
massas.
Pescaria
Objetivo: Desenvolver a consciência silábica.
Materiais necessários : Caixa para pescaria, peixes com letras, anzol.
Modo de jogar: O jogador retira de um envelope uma ficha com uma figura.
O mesmo deverá encontrar o peixe que contém a letra que inicia a figura.
Deve dizer o nome da figura, segmentando-a silabicamente e
classificando-a pelo número de sílabas.
Em seguida, deverá colocar o peixe no aquário adequado ao número de
classificando-a pelo número de sílabas.
Em seguida, deverá colocar o peixe no aquário adequado ao número de
sílabas. Podem ser somados pontos por acerto.
Alfabeto móvel
Objetivo : Promover a construção de palavras utilizando o alfabeto móvel.
Materiais necessários: tampinhas, revistas, tesoura e cola.
Modo de jogar : formar palavras utilizando as tampinhas com o alfabeto.
Bingo das letras
O professor oferece uma cartela onde estão escritas as palavras faltando
uma letra.
De acordo com o sorteio, as crianças completam as palavras com o apoio
do alfabeto móvel.
do alfabeto móvel.
Caixas ilustradas
Objetivo : Desenvolver a percepção da linguagem escrita; promover a
associação da palavra com a figura e dos grafemas com os fonemas.
associação da palavra com a figura e dos grafemas com os fonemas.
Materiais necessários : Caixinhas de fósforo; figuras pequenas; letras
recortadas.
recortadas.
Modo de jogar : As professoras deverão formar as palavras de acordo
com a figura.
com a figura.
Jogo da memória das letras
Objetivo: Desenvolver a memória e identificar as letras que compõem o
alfabeto,relacionando-as com o fonema inicial de cada palavra.
alfabeto,relacionando-as com o fonema inicial de cada palavra.
Materiais necessários: Cartas com as letras do alfabeto.
Boliche do alfabeto - Jogo das argolas
Objetivos: Identificar as letras do alfabeto relacionando-as com o fonema
inicial de cada palavra; Desenvolver a coordenação ampla.
inicial de cada palavra; Desenvolver a coordenação ampla.
Materiais necessários: embalagens de refrigerante e bola.
Modo de jogar: Ao derrubar as garrafas, deverá identificar a letra e dizer
uma palavra que inicie com a mesma.
uma palavra que inicie com a mesma.
Quebra-cabeça com palitos ou caixas
Objetivo: Familiarizar as crianças com a noção de palavras e sílabas.
Materiais necessários: fichas em forma de quebra-cabeça, palitos ou
caixas.
caixas.
Vence a equipe que formar o maior número de palavras.
Jogo das abelhas
Objetivo: Consciência fonêmica - identificação do fonema inicial e
segmentação fonêmica.
segmentação fonêmica.
Materiais necessários: Abelhas e mãozinhas em E.V.A.
Modo de jogar: O professor sorteia uma letra e produz o som da mesma.
Cada integrante da equipe ficará com uma mãozinha.
O aluno que identificar a letra deverá bater na abelha com a mãozinha,
ficando com a mesma caso esteja correto.
ficando com a mesma caso esteja correto.
Ganha quem tiver mais abelhas.
Trilha Alfabética
Objetivo: Consciência fonêmica
Materiais necessários: Placas de E.V.A. com as letras do alfabeto
e dado numérico.
e dado numérico.
Modo de jogar: O jogador joga o dado, anda as casas correspondentes
e executa a tarefa determinada pelo professor.
e executa a tarefa determinada pelo professor.
Mais perto do 10
Objetivos: Noção de quantidade; representação numérica, soma, subtração.
Materiais necessários: Caixa com 30 palitos ou mais; marcadores para
identificar os pontos de cada participante (fichas, tampinhas, botões...);
tabuleiro.
identificar os pontos de cada participante (fichas, tampinhas, botões...);
tabuleiro.
Como jogar: Cada participante tenta tirar um conjunto de 10 palitos sem
contar nem olhar.
contar nem olhar.
Cada um marca no tabuleiro a quantidade de palitos que tirou e devolve
à caixa.
à caixa.
Quem tirar 10 palitos ganha um ponto.
Se o número de palitos não estiver no tabuleiro o jogador perde a
rodada.
rodada.
Depois de 4 rodadas, ganha quem tiver mais pontos.
Varal das letras
Montar 4 alfabeto completos, incluindo K,Y, W.
Selecionar o mesmo número de imagens (que possuam 4 letras).
A criança escolhe uma imagem e procura no varal as letras que
formam seu nome.
formam seu nome.
Alfabeto concreto
Uma faixa com as letras do alfabeto.
Cada bolso recebe uma figura, cujo o nome inicia com a letra que está
no bolso.
Cada bolso recebe uma figura, cujo o nome inicia com a letra que está
no bolso.
Confeccionado em feltro.
Como jogar:
1 - Cada criança recebe um determinado número de figuras e deve organizar
dentro dos bolsos.
dentro dos bolsos.
2- Divididos em duas ou três equipes, cada uma recebe um número de
figuras, quem organizar primeiro ganha um ponto.
figuras, quem organizar primeiro ganha um ponto.
3- Organizar livremente, de acordo com a letra inicial.
Jogo dos antônimos
1 - Com as figuras viradas para baixo, uma criança por vez tenta formar pares.
É preciso achar o par para figuras como grande/pequeno - alegre/triste -
cheio/vazio.
cheio/vazio.
Jogo da velha
Jogo da velha tradicional, confeccionado em 3D, com papelão do meio do
papel higiênico e caixinhas de sabonete.
papel higiênico e caixinhas de sabonete.
O objetivo é colocar 3 figuras iguais na diagonal, horizontal ou vertical.
Bingo fonológico
Bingo inspirado no jogo tradicional, no entanto, o professor sorteia apenas
a sílaba inicial da figura.
a sílaba inicial da figura.
Painel de quantidades (hora do conto)
Inspirado no livro "Um amor de confusão" - A professora vai contando as
história (que é referente a quantidades), enquanto coloca os ovinhos nas
cestinhas, ao final, os alunos precisam organizar nas cestinhas, as
quantidades corretas de ovinhos.
história (que é referente a quantidades), enquanto coloca os ovinhos nas
cestinhas, ao final, os alunos precisam organizar nas cestinhas, as
quantidades corretas de ovinhos.
Jogo dos balões
Materiais necessários: Cartelas com figuras de balões numeradas e fichas
que somem até a quantidade desejada.
que somem até a quantidade desejada.
Modo de jogar: A criança sorteia duas fichas, faz o calculo mental e marca
o valor correspondente na cartela.
o valor correspondente na cartela.
Boneca das emoções
Em rodinha as crianças se comunicam com a boneca, usando apenas uma
palavra (sentimento).
Depois, cada criança a leva para casa e devolve no dia seguinte, relatando
aos colegas tudo o que a boneca fez durante a visita e porque gostou de
levá-la para casa.
palavra (sentimento).
Depois, cada criança a leva para casa e devolve no dia seguinte, relatando
aos colegas tudo o que a boneca fez durante a visita e porque gostou de
levá-la para casa.
É ideal para primeiros dias de aula ou turminhas com problemas de
relacionamento.
relacionamento.
Autoras:
Márcia de Oliveira Soares - Professora, atualmente, coordenadora pedagógica
Escola Infantil Toca dos Tocos, apaixonada pela educação e por crianças.
Escola Infantil Toca dos Tocos, apaixonada pela educação e por crianças.
Karina Thetinski Rodrigues – Pedagoga e Psicopedagoga Clínica e Institucional
Algumas considerações importantes:
- Por muito tempo a alfabetização era reduzida ao mero aprendizado do
sistema alfabético.
sistema alfabético.
Hoje sabemos que alfabetizar é muito mais que apenas codificar e
decodificar palavras, é inserir e garantir o acesso do educando ao mundo
letrado, é formar cidadãos autônomos e conscientes .
decodificar palavras, é inserir e garantir o acesso do educando ao mundo
letrado, é formar cidadãos autônomos e conscientes .
E para isso é necessário que os alunos sejam usuários da leitura e da
escrita, nas suas diferentes funções sociais.
escrita, nas suas diferentes funções sociais.
- A construção do processo da leitura e da escrita difere de aluno para
aluno, pois cada educando é único e possui seu próprio ritmo, sendo este
um ser que constrói e reconstrói, que é criativo e que busca compreender
o mundo que o cerca, criando para isso seus próprios critérios hipóteses
e justificativas.
aluno, pois cada educando é único e possui seu próprio ritmo, sendo este
um ser que constrói e reconstrói, que é criativo e que busca compreender
o mundo que o cerca, criando para isso seus próprios critérios hipóteses
e justificativas.
- Desde o início do trabalho de alfabetização deve-se propor a atividade
de produção de textos a princípio oral, com finalidade definida, registrados
pelo professor, que posteriormente poderá propor atividades de registro
de palavras retiradas dos textos as quais tenham significado para os alunos
com o objetivo de estudar as letras e sílabas.
de produção de textos a princípio oral, com finalidade definida, registrados
pelo professor, que posteriormente poderá propor atividades de registro
de palavras retiradas dos textos as quais tenham significado para os alunos
com o objetivo de estudar as letras e sílabas.
- Para a aquisição da leitura e da escrita é necessário um ambiente
alfabetizador em que a criança tenha contato com diferentes portadores
textuais (gibis, parlendas, musicas, contos, lendas, textos jornalísticos,
bulas, cartões, poesias, etc...)
Neste contexto, os jogos e suas regras são importantes e enriquecem o
ambiente.
alfabetizador em que a criança tenha contato com diferentes portadores
textuais (gibis, parlendas, musicas, contos, lendas, textos jornalísticos,
bulas, cartões, poesias, etc...)
Neste contexto, os jogos e suas regras são importantes e enriquecem o
ambiente.
- Para a construção do conhecimento é necessário que se leve em
conta as experiências vividas do educando, seus conhecimentos
prévios.
Sendo a escola um grande espaço de socialização, é preciso saber
conviver com as diferenças.
conta as experiências vividas do educando, seus conhecimentos
prévios.
Sendo a escola um grande espaço de socialização, é preciso saber
conviver com as diferenças.
- Valorizando e respeitando o conhecimento que o educando já possui,
o professor assume o papel de mediador a nortear o educando a
percorrer em caminho da sua própria construção,organizando um
ambiente rico em elementos de escrita utilizando diferentes materiais,
não apenas escolares, mas de uso social enriquecendo a cultura
o contexto da escrita que o educando já tem acesso.
o professor assume o papel de mediador a nortear o educando a
percorrer em caminho da sua própria construção,organizando um
ambiente rico em elementos de escrita utilizando diferentes materiais,
não apenas escolares, mas de uso social enriquecendo a cultura
o contexto da escrita que o educando já tem acesso.
- É preciso que o professor tenha conhecimento teórico sobre
os níveis de desenvolvimento da escrita da criança para poder
diagnosticar e avaliar os "documentos" com registros escritos de
suas produções espontâneas, certificando-se que esta(s) não
sejam cópias.
os níveis de desenvolvimento da escrita da criança para poder
diagnosticar e avaliar os "documentos" com registros escritos de
suas produções espontâneas, certificando-se que esta(s) não
sejam cópias.
A partir dessa avaliação diagnóstica o professor deverá
proporcionar dentro do âmbito da sala de aula exercícios que
assegurem um saber com um significado real para o aprendente.
proporcionar dentro do âmbito da sala de aula exercícios que
assegurem um saber com um significado real para o aprendente.
A escola neste processo de alfabetização deve proporcionar um
ambiente acolhedor para que o aluno se sinta seguro e possa colocar-se,
sabendo que sua opinião será respeitada desenvolvendo assim, sua
capacidade de produção oral e escrita.
ambiente acolhedor para que o aluno se sinta seguro e possa colocar-se,
sabendo que sua opinião será respeitada desenvolvendo assim, sua
capacidade de produção oral e escrita.
É a escola que deve ensinar ao aluno o uso e a forma de fala
adequadas as diversas situações na vida.
adequadas as diversas situações na vida.
Retirado do Blogger a A Arte de Educar
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