Sobre as relações de aprendizagem na educação infantil
A criança é um ser único e social, que tem uma história, necessidades e desejos distintos e estes devem ser respeitados, sem se esquecer da principal necessidade da criança que é a interação e trocas com o meio social. Essas trocas, sejam com adultos ou crianças, são indispensáveis para o desenvolvimento da criança.
Sobre a relação professor/aluno
Os alunos na educação infantil aprendem através da relação, das trocas que estabelecem com os outros e com os objetos do conhecimento, sendo a mediação do professor fundamental para que a aprendizagem ocorra e para que avance em suas hipóteses e forma de conhecer o mundo. A criança precisa estabelecer um bom vínculo, sendo considerado para isto seu desenvolvimento afetivo, cognitivo, social, através de desafios adequados aos mesmos
Sobre a família na escola
A interação entre família e escola, torna-se extremamente importante para o desenvolvimento integral da criança, já que muitas passam mais tempo na escola devido aos compromissos e obrigações diárias das famílias, mas apesar disto, é necessária a participação integral e intensa da família no que se relaciona ao filho.
Sobre a rotina
A rotina diária torna-se importante, já que a criança está construindo sua identidade, necessita sentir-se segura, em vista disso, a escola deve desenvolver a rotina conforme as necessidades e o desenvolvimento de cada faixa etária, buscando em primeiro lugar o prazer de estar na escola e as oportunidades de aprender brincando
Sobre os projetos
A escola deve preocupar-se com o sujeito como um ser único e especial conhecendo-os como tal, e utilizar-se disso na hora de ensinar as crianças. A partir deste conhecimento da cultura e história do aluno, a equipe da escola, juntamente com a família, são desenvolvidos projetos que tornem o processo de ensino e aprendizagem mais prazeroso.
Sobre a inclusão
Define-se inclusão como a oportunidade de inserção no âmbito escolar e de acompanhamento das atividades cotidianas da classe, sendo o sujeito integrado e ativo em todas as atividades e relações de uma sala de aula. Para tanto, é necessário um olhar que veja este sujeito e a escola como um todo, considerando seus processos e singularidades.
Sobre a Psicopedagogia na Educação Infantil
A Psicopedagogia, com a proposta de perceber o sujeito como ator de um processo, no qual tudo e todos a sua volta estão envolvidos, ajuda o professor a perceber essa criança e lançar a ela um olhar investigativo, com o intuito de descobrir suas necessidades, para assim auxiliá-la na superação das dificuldades de aprendizagem e, principalmente, na prevenção das mesmas. A ação do psicopedagogo na escola oportuniza um espaço de reflexões, onde o professor poderá através de diálogos e estudos com o psicopedagogo repensar e adequar a sua prática de maneira a suprir as necessidades coletivas e individuais das crianças. Com esse olhar psicopedagógico, é possível perceber as necessidades de cada criança, além de perceber a escola como um todo, incluindo todos os participantes dessa escola como atuantes nas construções das crianças.
Clarissa Paz de Menezes
larissapp@espacodomquixote.com.br
Psicopedagoga do Espaço Dom Quixote
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