ATIVIDADES PERMANENTES
|
SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS
|
PROJETOS DIDÁTICOS
| ||
1º ANO | 1º SEMESTRE | • Leitura diária de textos literários pelo professor. • Roda de conversa (escuta atenta e discussão sobre os assuntos tratados). • Roda de biblioteca (empréstimo de livros). • Leitura e escrita do próprio nome e dos colegas, de listas e de textos de memória (parlendas, cantigas e adivinhas). | • Escrita e leitura de textos de memória (ordenação, ajuste do falado ao escrito, análise de valores sonoros e outros indícios do sistema de escrita). • Reconto de contos conhecidos com o professor como escriba, preservando os elementos da linguagem escrita. | • Agenda de telefones e endereços dos alunos da turma. • Livro de parlendas preferidas pelo grupo. |
Objetivos Desenvolver comportamentos leitores e escritores, ler antes de saber ler e escrever sem saber escrever convencionalmente. Conteúdos Leitura, escrita e comportamentos leitores. | Objetivos Refletir sobre o funcionamento do sistema de escrita e apropriar-se das características da linguagem escrita. Conteúdos Leitura e escrita e produção de texto oral com destino escrito. | Objetivos Estabelecer um sentido para o uso do alfabeto, favorecer situações de escrita com base em textos de memória e refletir sobre o funcionamento do sistema de escrita. Conteúdos Ordem alfabética e leitura e escrita. | ||
2º SEMESTRE | • Leitura diária de textos literários e informativos pelo professor. • Roda de conversa (escuta do colega e emissão de opiniões). • Rodas de biblioteca (empréstimo de livros e apreciação da qualidade literária dos textos). • Leitura e escrita de textos de memória (parlendas, cantigas e adivinhas). | • Escrita e leitura de textos de memória, títulos de livros, listas diversas e rótulos. • Produção coletiva ou em dupla de bilhetes, convites, receitas, regras de jogos, propagandas e anúncios. • Reescrita coletiva de contos conhecidos. | • Coletânea de reescritas de contos ditados para o professor. | |
Objetivos Desenvolver comportamentos leitores e ler antes de saber ler convencionalmente, tentando estabelecer relações entre o oral e o escrito. Conteúdos Leitura, escrita e comportamentos leitores. | Objetivos Refletir sobre o funcionamento do sistema de escrita e produzir um texto em linguagem escrita, recuperando os principais elementos da narrativa. Conteúdos Leitura e escrita e produção de texto oral com destino escrito. | Objetivos Produzir um texto em linguagem escrita, recuperando os principais elementos da narrativa, e perceber a diferença entre a linguagem oral e escrita. Conteúdos Linguagem escrita. | ||
ATIVIDADES PERMANENTES
|
SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS
|
PROJETOS DIDÁTICOS
| ||
2º ANO | 1º SEMESTRE | • Leitura diária de contos e poemas pelo professor. • Roda de conversa com mediação do professor sobre temas diversificados. • Roda de biblioteca (empréstimo de livros e compartilhamento de impressões sobre eles). • Leitura e escrita de textos de memória (poesias, adivinhas, cantigas e trava-línguas). | • Leitura de várias versões do mesmo conto para apreciar e comparar textos de qualidade. • Reconto e reescrita de uma versão do conto escolhida pelos alunos. • Escrita em dupla de textos de memória. • Revisão coletiva dos textos produzidos em dupla. | • Livro de cantigas de roda preferidas pelos alunos. |
Objetivos Desenvolver comportamentos leitores e utilizar as estratégias de seleção, antecipação e verificação, considerando aquilo que já se sabe sobre o sistema de escrita. Conteúdos Leitura, escrita e comportamentos leitores. | Objetivos Conhecer e valorizar os recursos linguísticos utilizados pelo autor e considerar a importância da escrita correta para ser mais bem entendido pelos leitores. Conteúdos Leitura, produção de texto e revisão (ausência de marcas de nasalização, hipo e hipersegmentação, entre outros). | Objetivos Escrever alfabeticamente textos de memória e pôr em jogo os conhecimentos sobre a escrita. Conteúdos Ortografia. | ||
2º SEMESTRE | • Leitura diária de textos literários e informativos pelo professor. • Roda de conversa (emissão de opiniões pessoais). • Roda de biblioteca (empréstimo de livros com comentários, lembrança de trechos, indicação aos colegas e apreciação de textos literários). • Leitura e escrita de textos práticos (bilhetes, cartões, avisos, anúncios etc.). | • Reescrita em dupla de contos selecionados pela turma. • Revisão coletiva das reescritas. • Leitura, com a ajuda do professor, de textos de diferentes gêneros, apoiando-se em conhecimentos sobre o tema do texto, as características do seu portador e o gênero. | • Leitura de contos de própria autoria para outras turmas (após o reconto, a reescrita e a revisão). • Caderno de relatos de memórias da turma com fotos e registros escritos. | |
Objetivos Familiarizar-se com textos literários e informativos e desenvolver comportamento leitor. Conteúdos Leitura, produção de texto e comportamentos leitores. | Objetivos Participar de uma situação de revisão com a ajuda do professor, visando aprimorar a escrita e ler diferentes gêneros com mais fluência. Conteúdos Leitura, produção e revisão de textos (aspectos notacionais e discursivos, considerando as características linguísticas do gênero). | Objetivos Desenvolver comportamentos leitores e escritores e escrever relatos, considerando as características textuais e discursivas do gênero. Conteúdos Leitura, produção e revisão de textos (ortografia e aspectos relacionados à linguagem que se usa para escrever). | ||
ATIVIDADES PERMANENTES
|
SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS
|
PROJETOS DIDÁTICOS
| ||
3º ANO | 1º SEMESTRE | • Leitura diária de textos literários pelo professor. • Roda de conversa (escuta atenta e manifestação de opiniões). • Roda de biblioteca (empréstimo de livros e apreciação de textos literários). • Leitura compartilhada de textos informativos para estudar os temas tratados nas diferentes áreas de conhecimento. • Leitura pelo aluno de diferentes gêneros para localizar e selecionar informações. • Escrita de textos práticos (bilhetes, cartões, avisos, anúncios etc.) | • Reescrita coletiva de |
Páginas
▼
Nenhum comentário:
Postar um comentário