Projeto "FAMìLIA"
Justificativa:
A família é o primeiro ponto de referência para a criança, assim também a sua casa. A escola entra na vida dela ampliando sua noção de espaço e seu sentimento de integração ao mundo. Este tema visa promover a interação escola/família, a fim de estimular o desenvolvimento de sentimentos como carinho, amor e respeito ao próximo tanto em casa, como na escola este projeto será desenvolvido a fim de tentar identificar e superar os desafios, trabalhando na criança a afetividade e a importância deste sentimento no convívio familiar e escolar, buscando na interação entre ambas as partes, uma formação das crianças como seres cidadãos.
Objetivo Geral:
- Propiciar à criança a reflexão de sua estrutura familiar e o conhecimento da estrutura de outras famílias, e o relacionamento entre as pessoas de sua família e com as demais pessoas que a rodeiam, oportunizando atividade que despertem o respeito e o interesse pelos diferentes grupos familiares.
Objetivos específicos:
- Reconhecer e valorizar os membros da família;
- Dramatizar as famílias através de brincadeira de casinha;
- Identificar dados pessoais relacionados à sua pessoa;
- Identificar e registrar os dados sobre sua vida;
- Compreender a história de seus colegas a partir de sua própria história;
- Pesquisar a história do seu nome e contar para os colegas salientando que pessoas tem nome e sobrenome;
- Identificar as pessoas de sua família e a profissão de cada uma;
- Valorizar a família como um todo, principalmente os idosos fazendo entrevistas e passeios;
- Assistir desenhos de famílias em diferentes períodos históricos;
- Pesquisar a história do seu nome e contar para os colegas salientando que pessoas tem nome e sobrenome;
- Identificar as pessoas de sua família e a profissão de cada uma;
- Valorizar a família como um todo, principalmente os idosos fazendo entrevistas e passeios;
- Assistir desenhos de famílias em diferentes períodos históricos;
- Produzir desenhos e pinturas representando o papel de cada um na família;
- Construir gráficos com o número de membros de cada família e fazer as comparações com a turma;
- Aprender a resolver os conflitos por meio do diálogo e de situações problemas sabendo ouvir e respeitar os outros;
- Aprender a resolver os conflitos por meio do diálogo e de situações problemas sabendo ouvir e respeitar os outros;
- Orientar as crianças sobre os direitos e deveres de cada um (na família e na escola);
- Promover eventos entre as famílias e a escola para que os vínculos se fortaleçam;
-
CONTEÚDO:
- Eu e minha Família
- Números de membros na família
- Nome e sobrenome
- Noções de quantidade
- Referencias e vínculos da criança
- A história do nome e os significados
- Tipos de família;
- As profissões
- Vínculos afetivos
DESENVOLVIMENTO:
- Conversação; Conversar sobre as semelhanças e diferenças de cada um, se aprofundando no assunto eu e minha família. Levar as crianças a perceberem que não existe umMODELO de família. Ressaltar o respeito às diferenças existentes, os hábitos e comportamentos dos diversos tipos de família,
- Fazer uma pesquisa em casa sobre os dados da criança: dados de quando nasceu e dados atuais para serem utilizados e comparados durante as atividades;
- Faremos uma roda para discutirmos o resultado de nossas pesquisas em casa, e assim compararemos as semelhanças e diferenças entre eles.
- Ouvir e trabalhar a música “Gente tem Sobrenome” do TOQUINHO
- Construir um livro da história de cada um..”Eu sou assim”;
- Diálogos e debates: Quem sou eu? De onde vim? Para onde vou? O que quero para o meu futuro?
- Confecção de bonecos, representando o EU.
MATILDA, O JARDIM SECRETO, A FAMìLIA DO FUTURO, A FAMìLIA BUSCAPÉ, O REI LEÃO E OUTROS...
- Cantigas e musicas sobre a família;
- visitar a casa dos avós de uma criança;
- organizar espaços para brincarem de casinha, representando as diferentes famílias da turma;
- Propor as crianças que contem para os colegas como é o dia-a-dia de sua família, quais são os hábitos em casa, se ajudam em alguma tarefa caseira, se há tarefas que só os adultos realizam, se existe algo que querem fazer, mas não podem porque é perigoso, se há regras que devem ser obedecidas em casa como: colocar no lugar o que tirou, guardar os brinquedos, horário para assistir televisão etc..sugerir que comparem se há atividades comuns a todas as famílias. Ressaltar a importância da colaboração entre todos os membros da família nas tarefas diárias.
- Dramatizar as profissões dos pais, utilizando roupas e acessórios trazidos pelas crianças que represente a profissão, podendo fazer um desfile também;
- visitar a casa dos avós de uma criança;
- organizar espaços para brincarem de casinha, representando as diferentes famílias da turma;
- Propor as crianças que contem para os colegas como é o dia-a-dia de sua família, quais são os hábitos em casa, se ajudam em alguma tarefa caseira, se há tarefas que só os adultos realizam, se existe algo que querem fazer, mas não podem porque é perigoso, se há regras que devem ser obedecidas em casa como: colocar no lugar o que tirou, guardar os brinquedos, horário para assistir televisão etc..sugerir que comparem se há atividades comuns a todas as famílias. Ressaltar a importância da colaboração entre todos os membros da família nas tarefas diárias.
- Dramatizar as profissões dos pais, utilizando roupas e acessórios trazidos pelas crianças que represente a profissão, podendo fazer um desfile também;
- Conhecer os papéis desempenhados por pessoas que fazem parte da família;
- Resgatar através de histórias o valor da família;
- Discutir o desempenho de cada membro da família, as diferenças e semelhanças;fazendo um desenho;
- Fazer a arvore genealógica de cada criança a partir da pesquisa;
- Fazer a arvore genealógica de cada criança a partir da pesquisa;
- Construir painéis com gravuras dos diferentes tipos de família;
- Assistir filmes que retrata temas relevantes da atualidade com enfoque nas relações familiares;
- Elencar tipos variados de formação familiar a partir da pesquisa literária e leitura de imagem;
- Histórias; contadas com diversos recursos e em espaços diferentes como:
"As famílias do mundinho" você encontra exemplos de famílias diversificadas, ou seja de tamanhos diferentes, de cores diferentes, com manias diferentes e etc.
Ingrid Biesemeyer, autora mostra que cada família é de um jeito, mas o amor é sempre igual, e que respeitando as diferenças é possível ser feliz. As ilustrações são grandes, criativas e atrativas, vale a pena conferir.
Ingrid Biesemeyer, autora mostra que cada família é de um jeito, mas o amor é sempre igual, e que respeitando as diferenças é possível ser feliz. As ilustrações são grandes, criativas e atrativas, vale a pena conferir.
- Releitura do livro “Um Amor de Família” – Coleção Bichinho da Maçã, Autor: Ziraldo, Editora Melhoramentos. Contar a história de trás para frente, do fim para o começo, observar a reação dos alunos, incentivar suas manifestações.
-Contar a história ritmada, para cada página (cada bichinho de maçã), inventar uma voz diferente, com entonação bem variada (voz fina, voz grossa, voz alta, voz sussurrada, voz rouca, voz bem pausada, voz bem acelerada).
- Brincando com os nomes com BRINCADEIRAS E JOGOS;
- Confeccionar cartazes com tinta guache sobre a história " O livro da família"
- Filmes que represente tipos de famílias em diferente épocas como: Os Flintstones e os Jetsons, fazendo comparações de atitudes e valores de cada família nas diferentes época e contextos;
-Fazer uma exposição com os trabalhos realizados durante o projeto;
- Confeccionar cartazes com tinta guache sobre a história " O livro da família"
- Filmes que represente tipos de famílias em diferente épocas como: Os Flintstones e os Jetsons, fazendo comparações de atitudes e valores de cada família nas diferentes época e contextos;
Sugestões para iniciar
- Explicar que nascemos e com o tempo vamos crescendo. Não somos iguais, temos um jeito próprio de ser, características físicas, e um nome que é só nosso (cada um possui um registro que é a certidão de nascimento).
Vamos aprender um pouco sobre os membros da nossa família e identificar quem é quem:
Você nasceu da união dos seus pais, em outras palavras, do seu pai e da sua mãe.
Seus irmãos e irmãs também nasceram da união dos seus pais. Seus avós maternos, sua avó e seu avô, são os pais da sua mãe. Seus avós paternos, sua avó e seu avô, são os pais do seu pai.
E seu tios e tias quem são? São os irmãos da sua mãe, que nasceram da união dos seus avós maternos. Estes são seus tios maternos. Os tios paternos são os irmãos do seu pai, que nasceram da união dos seus avós paternos. E aí chegaram os primos e primas. Já sabem, são os filhos dos seus tios e tias. A esta altura a família já esta grande e animada.
Agora muita atenção, pois pode dar confusão. Para entender esta parte, vamos imaginar que o tempo passou e casais se formaram! Vamos começar por definir sogra e sogro, que são os pais do seu marido ou da sua esposa. Já cunhado é o marido da sua irmã e cunhada a esposa do seu irmão.
Seus irmãos e irmãs também nasceram da união dos seus pais. Seus avós maternos, sua avó e seu avô, são os pais da sua mãe. Seus avós paternos, sua avó e seu avô, são os pais do seu pai.
E seu tios e tias quem são? São os irmãos da sua mãe, que nasceram da união dos seus avós maternos. Estes são seus tios maternos. Os tios paternos são os irmãos do seu pai, que nasceram da união dos seus avós paternos. E aí chegaram os primos e primas. Já sabem, são os filhos dos seus tios e tias. A esta altura a família já esta grande e animada.
Agora muita atenção, pois pode dar confusão. Para entender esta parte, vamos imaginar que o tempo passou e casais se formaram! Vamos começar por definir sogra e sogro, que são os pais do seu marido ou da sua esposa. Já cunhado é o marido da sua irmã e cunhada a esposa do seu irmão.
HISTÓRIA “O LIVRO DA FAMILIA”
Livrinho de apresentação das diferentes famílias, vários tipos de familias e várias tipos de composição familiar: família só com pai, família só com mãe, família com 2 pais, família com 2 mães, famílias só com avós e netos e muito mais.
Gente Tem Sobrenome
Todas as coisas têm nome,
Casa, janela e jardim.
Coisas não têm sobrenome,
Mas a gente sim.
Todas as flores têm nome:
Rosa, camélia e jasmim.
Flores não têm sobrenome,
Mas a gente sim.
O Jô é Soares, Caetano é Veloso,
O Ary foi Barroso também.
Entre os que são Jorge
Tem um Jorge Amado
E um outro que é o Jorge Ben.
Quem tem apelido,
Dedé, Zacharias, Mussum e a Fafá de Belém.
Tem sempre um nome e depois do nome
Tem sobrenome também.
Todo brinquedo tem nome:
Bola, boneca e patins.
Brinquedos não têm sobrenome,
Mas a gente sim.
Coisas gostosas têm nome:
Bolo, mingau e pudim.
Doces não têm sobrenome,
Mas a gente sim.
Renato é Aragão, o que faz confusão,
Carlitos é o Charles Chaplin.
E tem o Vinícius, que era de Moraes,
E o Tom Brasileiro é Jobim.
Quem tem apelido, Zico, Maguila, Xuxa,
Pelé e He-man.
Tem sempre um nome e depois do nome
Tem sobrenome também.
Casa, janela e jardim.
Coisas não têm sobrenome,
Mas a gente sim.
Todas as flores têm nome:
Rosa, camélia e jasmim.
Flores não têm sobrenome,
Mas a gente sim.
O Jô é Soares, Caetano é Veloso,
O Ary foi Barroso também.
Entre os que são Jorge
Tem um Jorge Amado
E um outro que é o Jorge Ben.
Quem tem apelido,
Dedé, Zacharias, Mussum e a Fafá de Belém.
Tem sempre um nome e depois do nome
Tem sobrenome também.
Todo brinquedo tem nome:
Bola, boneca e patins.
Brinquedos não têm sobrenome,
Mas a gente sim.
Coisas gostosas têm nome:
Bolo, mingau e pudim.
Doces não têm sobrenome,
Mas a gente sim.
Renato é Aragão, o que faz confusão,
Carlitos é o Charles Chaplin.
E tem o Vinícius, que era de Moraes,
E o Tom Brasileiro é Jobim.
Quem tem apelido, Zico, Maguila, Xuxa,
Pelé e He-man.
Tem sempre um nome e depois do nome
Tem sobrenome também.
AVALIAÇÃO:
Ao praticar o registro das observações e trocando experiências com seus colegas, o professor descobrirá a forma de avaliar mais adequada às suas condições de trabalho. Mais é muito importante que a avaliação identifique o que deu certo e o que deixou a desejar, propondo ações para que realmente a aprendizagem seja o alvo.
A avaliação não se restringe, apenas às crianças, mas deve atingir também aos professores, especialistas e demais profissionais envolvidos na ação pedagógica, e também a família, deverá ser feita de forma sistemática através de auto-avaliação, discussão em grupo e análise dos resultados obtidos, visando o replanejamento e avaliação da prática pedagógica. Onde todos estão envolvidos a educação dá certo.
ACREDITO QUE AS CRIANÇAS NÃO SÃO SÓ DA PROFESSORA DA TURMA SÃO DO COLETIVO DA ESCOLA, NESTE PRINCIPIO TODOS SÃO CO-RESPONSÁVEL PELO DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA CRIANÇA NO MOMENTO EM QUE FAZ PARTE DO COLETIVO DA ESCOLA.
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