Páginas

sexta-feira, 24 de julho de 2015

MEIO DO ANO : UM MOMENTO ESPECIAL NA ESCOLA

Meio do ano: um momento especial na escola

 | Educação Infantil - Leninha Ruiz
Nessa época, os coordenadores pedagógicos já têm conhecimento dos pontos fortes e dos desafios dos professores e uma boa noção das necessidades dos alunos (Imagem: corund/Shutterstock)
Nessa época, os coordenadores pedagógicos já têm conhecimento dos pontos fortes e dos desafios dos professores e uma boa noção das necessidades dos alunos (Imagem: corund/Shutterstock)
Na escola, temos dois grandes marcos para o planejamento e a implantação de novos projetos. O primeiro é o início do ano, quando as crianças estão se adaptando e os professores estão conhecendo e diagnosticando as turmas. O segundo é o início do segundo semestre, momento em que temos um período de recesso e ainda vislumbramos cerca de quatro meses de trabalho pela frente. Em minha opinião, esse período é ainda mais especial!
A principal razão para eu considerar esse momento o “filé mignon” do trabalho pedagógico é porque nós, coordenadores pedagógicos, já sabemos quais são os pontos fortes, as fragilidades e os desafios dos professores e temos uma ideia melhor de quais são as necessidades das crianças. Dessa forma, temos como pensar em diversas ações para assegurar as aprendizagens, retomar alguns combinados, rever os planejamentos e avaliar se os projetos institucionais colocados em prática no primeiro semestre estão dando resultados. Além disso, sempre voltamos com mais energia depois de alguns dias de recesso. Resumidamente, é como se ganhássemos uma nova chance para atingir os nossos objetivos, mas com mais conhecimento do processo do que tínhamos no início.
Abaixo, listei algumas ações que podem ser feitas antes do recomeço das aulas. Não se esqueça de que é muito importante envolver cada professor e cada funcionário nessas tarefas.
Planejar reuniões por nível: marcar encontros apenas com os educadores que atuam nas mesmas turmas é importante para rever os planejamentos e identificar as aprendizagens conquistadas e aquelas que precisam ser retomadas ou asseguradas no segundo semestre. Os professores precisam ser informados com antecedência sobre a pauta e a meta dessas reuniões, pois, assim, poderão rever os registros, analisar algumas produções e visualizar os dados sobre o que cada turma aprendeu e o que precisa aprender, considerando o tempo até o final do ano. O trabalho do coordenador é fazer a mediação desse trabalho.
Elaborar um projeto de formação dos professores: a leitura dos relatórios de avaliação feito pelos professores ao final do primeiro semestre sempre foi uma grande oportunidade para conhecer melhor os saberes deles e quais conteúdos eu precisava investir mais. Com esses dados, é possível elaborar um mapa de trabalho para segundo semestre, considerando o grupo como um todo e as particularidades de cada docente. Digo isso porque houve um ano que, só após ler o relatório de uma professora, me dei conta de que ela confundia as fases de escrita, mesmo depois já ter tido uma formação sobre o processo de alfabetização, o que certamente comprometia suas intervenções junto às crianças.
Reorganizar as salas: é claro que a organização e o investimento em materiais e jogos devem ser constantes nas salas de Educação Infantil, afinal, a interação das crianças nesse local é um indicador da qualidade pedagógica. No entanto, dar uma bela revitalizada no espaço cai muito bem na metade do ano, pois, certamente, os materiais já estão muito usado. Alguns jogos e materiais podem ser trocados entre as salas, os cantos de faz de conta devem ser renovados, os lápis podem ser apontados, as caixas reorganizadas com diferentes papéis e os objetos que não estão em um bom estado de conservação precisam ser descartados. Para organizar esse trabalho, o coordenador pedagógico pode se reunir para formação com um nível de professores, enquanto os outros se empenham na arrumação das salas.
Avaliar os projetos institucionais: projeto institucional é o nome que recebem os documentos que preveem ações para resolver um problema identificado e que envolvem toda a comunidade escolar no trabalho (saiba mais sobre aqui). Nessa época do ano, é interessante avaliar e replanejar as ações previstas nas etapas dos projetos com todos os envolvidos, solicitando que eles apontem o que está bom, o que deve continuar e o que pode ser melhorado.  É surpreendente como, na análise coletiva, conseguimos ótimas sugestões. Se coubesse apenas à equipe gestora fazer isso, talvez não fosse tão produtivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário