Páginas

terça-feira, 2 de junho de 2015

SUPERAÇÃO II

Você não é seus pensamentos e sentimentos

Blog de espacomistico :Espaço Holístico, Você não é seus pensamentos e sentimentos
Pensamos que as emoções negativas que sentimos fazem parte do nós. "Eu sou assim", "fulano é nervoso", "fulano é raivoso, triste...". Criamos uma identificação com os sentimentos negativos que carregamos. Observe que eu falei a palavra "carregamos". Sim, nós levamos os sentimentos negativos como uma bagagem extra, mas eles não fazem parte da nossa essência. São emoções guardadas, bloqueadas de eventos que vivemos no passado, muitos deles nem lembramos mais (desde o útero materno), traumas que vão sendo registrados  em nós: no nosso campo emocional, energético, células, meridianos , chakras, enfim, ficam impregnados no ser humano com um todo.

Sentimentos negativos podem ser eliminados. Eles podem estar presentes em você, mas eles não fazem parte de você.
Sentimentos de alegria, felicidade, paz interior, estes, sim, jamais podem ser removidos do ser humano. Mas esse estado feliz, que deveria ser o estado natural, fica encoberto com a sujeira, que são os sentimentos negativos que carregamos. Limpando a negatividade, os sentimentos bons sempre estão lá dentro prontos para aparecer novamente, é impossível destrui-los.

Por mais que alguém esteja mal emocionalmente, que pareça impossível a recuperação, o que está ocorrendo, na verdade, é que tem muito lixo emocional cobrindo a alegria e a paz interior que tem dentro dela, abafando os bons sentimentos. Encontre uma forma de limpar as emoções, e o estado natural de alegria retornará.

Se a pessoa não consegue ainda acessar os bons sentimentos, não significa que eles não estejam lá dentro. Eles nunca se acabam.
Em um passado recente existiam poucas ferramentas eficazes que davam condição ao ser humano limpar as emoções negativas. Os traumas eram carregados pela vida toda, sem muita possibilidade de dissolvê-los. Foi-se, então, criando a crença de que é impossível, que é assim mesmo, que faz parte do ser humano...

A identificação que desenvolvemos com a emoção negativa pode chegar ao ponto de nos levar a sentir medo de curar o sentimento  que tanto nos prejudica. A sensação é que ele  é parte de nós, e que se for dissolvido, uma parte nossa estará indo embora. Além do medo de curar o sentimento, pode surgir tristeza ou vazio após a eliminação do mesmo. Dessa forma, nos auto-sabotamos para proteger essa negatividade, como se protegêssemos a nós mesmos. O resultado disso é que uma parte de nós vai criar desculpas e resistências em se tratar.

Dentro da sua mente, você é capaz de observar os seus pensamentos e sentimentos, de fora. Faça a experiência. Pare, feche os olhos e comece prestar atenção nas sensações físicas do seu corpo, e em tudo que vier a mente.

Você é capaz de assistir aos pensamentos, sensações e sentimentos que passam.  Quem pratica meditação já deve estar mais familiarizado com a prática de observar os pensamentos. É como se houvesse uma terceira pessoa, observando tudo que vem a mente.

Então, se você consegue se dissociar e olhar de fora seus pensamentos e sentimentos, é porque você não "é" esses pensamentos e sentimentos. Eles apenas estão passando por você. Você é algo mais profundo, difícil de explicar, mas que não tem na essência essa negatividade e turbulência de pensamentos que passam pela sua cabeça.

Observe, então, se você vem se identificando com a negatividade que carrega, achando  que você e ela são uma coisa só. Passe a observar mais e se envolver menos com a negatividade. Sentimentos  são apenas sentimentos, e pensamentos são apenas pensamentos, eles não são quem você é na verdade.
   
  por: Andre Lima
 (Terapeuta Holístico)

Recomeçar, apesar dos desafios

Blog de espacomistico :Espaço Holístico, Recomeçar, apesar dos desafios
Resiliência:
Como uma palavra tão diferente pode ter um significado tão prático e um resultado tão poderoso?
 Modismos à parte, resiliência passa ser vista cada dia mais como um comportamento fundamental na vida de todo o ser humano que está disposto a experimentar um patamar superior em sua vida. Podemos entender isso simplesmente como melhorar de vida, padrão social, carro, casa, emprego, carreira e assim por diante, ou perceber o infinito de possibilidades que existem contidos nesse conceito. Afinal o que é resiliência?
Talvez um refrão musical que se tornou um ditado popular possa nos dar pistas importantes. Você com certeza se lembra destas palavras: "levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima". Falada e cantada nos ambientes mais variados, o grande compositor Paulo Vanzolini traduziu a essência desse comportamento. Resiliência é a arte de recomeçar a despeito dos desafios, insucessos ou adversidades. Para podermos ter uma dimensão de sua relevância, foi citada como uma das grandes capacidades que permitiria ao povo americano superar os desafios da crise de 2008. Durante o discurso de posse do presidente Barack Obama, ouvimos a seguinte afirmação: "Vamos superar os desafios, o povo americano é resiliente". Espero um dia poder dizer pessoalmente ao Obama que se o americano é resiliente, que palavra devemos usar para descrever o povo brasileiro? Quando disse isso recentemente em uma de minhas conferências corporativas, um engraçadinho disse brincando: acomodado, o brasileiro é acomodado. Contei até 10 e entrei na brincadeira: "Não sei onde você vive meu amigo, mas viajo os quatro cantos do país e vejo milhões de pessoas lutando todos os dias, para sobreviver, crescer, estudar seus filhos, construir seus negócios próprios mesmo com alto risco, trabalhar duro nas empresas, apesar de impostos injustos, educação muitas vezes precária, insegurança, corrupção, fraude, falta de reconhecimento e tantas outras coisas capazes de desanimar um ser humano".
 "Você se julga acomodado ou resiliente?", perguntei a uma platéia de centenas de pessoas. Em coro ouvi a resposta: "resiliente". "Não sei aonde você vive meu amigo, mas se é isso que você tem observado na sua roda social, tome muito cuidado com quem tem influenciado você no seu dia-a-dia".
Não entre no automático
Meu voluntarioso colaborador respirou profundamente e chegou a esboçar um pedido de desculpas pela brincadeira."Não meu amigo, eu tenho que agradecer a você. Ou melhor, todos aqui têm que agradecer a você, pois é muito comum em nossas vidas esquecermos de escolher ser resiliente e entramos no automático. Se todo mundo reclama, eu também vou reclamar e por aí vai. Hoje todas essas pessoas puderam pensar, decidir e fazer e escolher ser resilientes. O resultado dessa decisão na vida delas poderá transformar pequenos revezes, em desafios, tristezas em aprendizado e derrotas temporárias em vitórias permanentes".
Inteligência do sucesso é a inteligência do resultado. É ser capaz de atingir seus objetivos. Raramente uma pessoa que não é resiliente tem sucesso. Mais que superar uma situação difícil e recomeçar, a resiliência traz em si o conceito da fé e esperança. Isso realmente dá a cada um de nós um poder fascinante e grandioso. Na próxima vez que você cair, terá aprendido que a queda faz parte do caminho daquele que busca realizar seus sonhos, objetivos e metas.
"A vitória pertence não aquele que nunca cai, mas sim aquele que nunca desiste de levantar."
por: Jô Furlan

Sementes

Blog de espacomistico :Espaço Holístico, Sementes
Quando parecia que nada iria acontecer,
uma novidade aparece
E o mundo se transforma...
Este é o momento propício
para você aprender que sempre
é possível ir além do que pensaria poder.
Saber recomeçar na vida
é tão importante como saber viver.
Não desanime!
Se você transportar um punhado
de terra todos os dias,
logo terás uma montanha.
Não desanime se errou,
erga-se e recomece.
Talvez chegue ao fim da luta cheio de cicatrizes,
mas estas se transformarão em luzes.
Seja corajoso.
Reaja com firmeza porque
o auxílio lhe chegará na hora oportuna.
Você nunca será um velho enquanto tiver um ideal.
A rotina cansa e corrói a alma,
desalenta e carcome o entusiasmo.
Renove cada manhã seu armazenamento
de alegria de viver.
Preste atenção ao que está fazendo;
o ontem já lhe fugiu das mãos,
o amanhã não chegou.
Você já parou para pensar quanto tempo a gente
perde por não ter tempo de pensar?
Não perca tempo em olhar para trás
para ver o que já fez.
Olhe para frente e caminhe confiante e
alegre e veja que tem muito por fazer.

Você vencerá...

Blog de espacomistico :Espaço Holístico, Você vencerá...
Se independente da situação que atravessa, mantiver viva a sua fé.

Se cair e se machucar, esperar sim que o tempo cure a ferida, mas também cultivar dentro de ti a esperança necessária para voltar a caminhar.

Se diante da dor não preferir abandonar tudo, esquecendo-se que sempre haverá uma caravana de amigos espirituais a lhe acompanhar e proteger.

Se quando deparar com a ingratidão, não permitir que essa lhe bloqueie os gestos de fraternidade que pode oferecer a quem encontrar pelo caminho.

Você vencerá...

Se souber transformar o medo em confiança de que em seu destino haverá sempre uma luz a lhe guiar.

Quando o desentendimento surgir e não optar pelo afastamento, mas sim em compreender que cada qual possui o seu grau de evolução, porém nos encontramos todos com o mesmo objetivo de progredir e chegar ao nosso Pai.

Quando for chamado a se tornar obreiro na seara do Pai e por mais árdua possa parecer a tarefa, não desistir, mas sim, confiar que será sustentado pela Providência Divina em cada passo que der.

Se quando encontrar no próprio lar resistência ao seu trabalho de caridade e amor ao Mestre Jesus, ao invés de desanimar, buscar nesse mesmo Mestre o amparo para que possa prosseguir, tendo a certeza de que Ele não abandonará nem a você nem aqueles por quem seu coração agora se aflige.

Você vencerá...

Se trabalhar pelos bens materiais que fazem sim parte do seu progresso espiritual, todavia, souber mais ainda trabalhar pelas riquezas espirituais que serão a eterna herança de seu Espírito.

Quando sua alma for duramente atingida por atos daqueles que mais estima e ao invés de se render ao desespero ou semear a revolta em seu íntimo, buscar na prece o alívio de seu sofrimento.

Se quando estiver diante de uma situação que não consegue compreender, conservar tanto a paciência para aguardar pela resposta do Alto, como a firmeza para mesmo no meio das adversidades, não cruzar os próprios braços.

Você vencerá...

Quando envolto por tantos conflitos do dia a dia, separar alguns minutos para receber as inspirações dos benfeitores espirituais que a qualquer tempo estão ao nosso lado e tanto nos auxiliam.

Se quando a dúvida brotar em sua mente e parecer forte demais para ser vencida, sintonizar-se com a espiritualidade maior e coberto de sentimentos sinceros, expor os seus receios, confiando que sem respostas não ficará.

Se a cada passo falso que cometer ao invés de abraçar o remorso, fizer com que a coragem renasça e mais vigilante você passe a escolher novas estradas para trilhar.

Quando a desilusão se apresentar em sua vida e você conservar o amor no seu coração e com ele continuar a enxergar as belas paisagens existentes em sua jornada.

Você vencerá...

Se diante de qualquer ataque das sombras, ao invés de temor, adotar a certeza de que nessa batalha, o exército do bem é sempre superior.

Quando a tempestade se abater sobre a sua cabeça, mas você mantiver acesa em seu íntimo a chama da determinação e perceber que é através dela que começará a enxergar a luz que lhe conduzirá por qualquer escuridão.

Quando perceber que nenhum amigo irá trilhar ao seu lado o caminho que se abre e resistindo à tristeza, buscar respirar fundo, repor suas energias e serenamente compreender que sozinho jamais se encontrará, afinal as forças do bem caminham contigo.

E você sempre vencerá qualquer prova, quando no momento em que a agonia for profunda, rogar ao Mestre que venha ao seu encontro e assim abrir o seu coração para recebê-lo, porque Ele virá.

Sempre virá.
E juntos vocês vencerão!

por: Sonia Carvalhor

Tá achando pouco?

Blog de espacomistico :Espaço Holístico, Tá achando pouco?
Tem dia que a gente pensa que tudo de ruim está para acontecer e se chegarmos vivos ao final do dia é puro milagre. E, deve ser milagre mesmo, porque nesses dias malucos, nem nos lembramos de fazer uma prece agradecendo a vida, o dia, e a nossa própria existência, no máximo fazemos aquela oração básica que aprendemos desde crianças, só para ficar de bem com nossa consciência.
Olha que loucura que fazemos com nosso organismo, incendiamos nosso fígado com as piores emoções (negativas é claro) quando pensamos somente no pior, quando não acreditamos que somos capazes de sair desta ou daquela situação. Acabamos com milhares de neurônios com a nossa capacidade de ficar martelando uma mesma imagem , um mesmo assunto sem piedade.
Nosso coração e todo o sistema circulatório vai a loucura com o aumento dos batimentos cardíacos, com a elevação da pressão arterial e com o desarranjo que vai se propagando pelo corpo todo, o intestino fica pertubado e não sabe se solta tudo ou tranca de vez, e o acumulo de gases pode te transformar numa bomba humana.
Agressões desnecessárias porque de uma maneira ou outra você vai passar pela situação que te aflige, lembra da última vez em que você acreditou que estava ferrado e não iria ter salvação? É igual aquela cicatriz que temos no corpo, lembrança de um dia ruim, no dia doeu muito, mas hoje é apenas uma vaga lembrança.
Seja o que for que esteja acontecendo, mantenha a calma e a certeza de que você vai superar esse momento e se você acredita que não pode vencer sozinho, respire fundo, feche-se no silêncio de sua alma e diga para Deus que você sozinho não está conseguindo passar pela situação e humildemente peça ajuda. Com certeza milhares de anjos estarão muito perto de você , e se você permitir terá a ajuda que tanto precisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário