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quinta-feira, 11 de junho de 2015

SALA DE PROFESSOR/ EDUCADOR


  • 2. CELSO ANTUNES
  • 3. COMO DESENVOLVER AS COMPETÊNCIAS EM SALA DE AULA
  • 4. OS TEMPOS DE AGORA SÃO OUTROS.NÃO NECESSARIAMENTE MELHORES OU PIORES, MAS INDISCUTIVELMENTE DIFERENTES.
  • 5. PARA SER UM EDUCADOR DE VERDADE, UM VERDADEIROMESTRE, TODO PROFESSOR DEVE, ANTES, SER UMA GRANDE PESSOA.
  • 6. COM UM HUMILDE PEDIDO DE BÊNÇÃO A MANUEL BANDEIRA, POETA MAIOR• __ Bom -dia,São Pedro. O Senhor me dá licença? __ Pois não, minha filha! O que você deseja? __ É que morri lá na Terra, meu Santo, e aqui estou me candidatando a um lugarzinho no céu. Queria ver se posso entrar? __ Vamos ver, meu bem! Você foi boa menina, crédula e piedosa, não cometeu pecado capital algum?Foi moderada nos pecados veniais? Doou parte dos seus ganhos a outros, dividiu seu pão com irmãos famintos, acolheu em sua casa velhos e doentes? Sempre ofereceu ao outro tudo quanto a si mesma desejou? Foi caridosa em todos os instantes? Não se dobrou pela cobiça, não esmoreceu nas esperanças, jamais praguejou? __ Desculpe, meu Santo. Minha vida na Terra não foi como minha mãe ensinou. Pensando melhor, até acho mesmo muito grande a pretensão em procurá-lo. O Senhor me desculpe, penso que não mereço o céu.Afinal, lá na Terra, fui apenas uma professora. . . __ Uma professora? Interessante, minha filha; professores quase nunca reinvidicam o céu. Conte o que você fazia lá na Terra, fale de seu trabalho. . . __ Bem,São Pedro, lá na Terra eu procurava ensinar meus alunos a olhar e ver, eu refletia constantemente sobre o meu trabalho, buscava inová-lo sempre, derramava toda a ternura em minhas aulas. Aprendi a aprender com os outros, com meus alunos, com suas experiências. Busquei ensiná-los a decifrar símbolos, a resolver problemas, a se relacionar com outras pessoas, a trabalhar juntos. Creio, meu Santo,que fui uma pequena artesã que construía e reconstruía permanentemente meu saber profissional. Enfim, procurei ser uma fazedora de perguntas e uma construtora de sentidos. . . Acho que foi só isso, meu bom São Pedro. Peço desculpas, foi uma alegria descobri-lo, assim tão manso, tão branco. . . __ Calma, minha filha, não se vá. Entre. O céu é todo seu. . . __ Mas São Pedro???? O Senhor me dá, mesmo , licença para entrar? __ Entre, minha filha. Para entrar no céu um verdadeiro professor jamais precisa pedir licença. (Antunes, Celso- Como desenvolver competências em sala de aula,ed. Vozes .Petrópolis-2001)
  • 7. 1• EDUCAÇÃO-- UM TESOURO A DESCOBRIRCaberia assim ao professor um papel radicalmente diferentedo que anteriormente exercia: de agente transmissor deinformações, seu decodificador, mostrando como descobri-lase selecioná-las e de que maneira transformá-las em saberes.
  • 8. 2• OS QUATRO PILARES DA EDUCAÇÃOO educador deve organizar- se buscando quatroaprendizagens essenciais que, ao longo de toda vida, serão dealgum modo sua bússola segura: essas aprendizagens seriam:
  • 9. Aprender a conhecerEssa primeira aprendizagem, devem imperar habilidades parase construir conhecimentos, exercitando os pensamentos, aatenção e a memória, selecionando as informações queefetivamente possam ser contextualizadas com a realidadeque se vive e capazes de ser expressas através de linguagensdiferentes;
  • 10. Aprender a fazerDespertar e estimular a criatividade para que se descubra ovalor construtivo do trabalho, sua importância como formade comunicação entre o homem e a sociedade, seus meioscomo ferramentas de cooperação e para que transforme oprogresso do conhecimento em novos empreendimentos eem novos empregos;
  • 11. Aprender a viver juntos, a viver com os outrosAos poucos ir se transformando em um verdadeiro centro dedescoberta do outro e também um espaço estimulador deprojeto solidários e cooperativos, identificados pela busca deobjetivos comuns. Os caminhos do autoconhecimento e daautoestima são os mesmos da solidariedade e dacompreensão;
  • 12. Aprender a serAprender a ser retoma a ideia de que todo ser humano deveser preparado inteiramente – espírito e corpo, inteligência esolidariedade, sentido estético e responsabilidade pessoal,ética e espiritualidade- para elaborar pensamentosautônomos e críticos e também para formular os própriosjuízes de valores, de modo a poder decidir, por si mesmo,como agir em diferentes circunstâncias da vida.
  • 13. 3• MÚLTIPLAS COMPETÊNCIAS E INTELIGÊNCIAS MÚTIPLAS Segundo Philippe Perrenoud, sociólogo e educador suíço, competência em educação é a faculdade de mobilizar diversos recursos cognitivos – que inclui saberes, informações, habilidade operatórias e principalmente as inteligências – para, com eficácia e pertinência, enfrentar e solucionar uma série de situações ou de problemas.
  • 14. • MÚLTIPLAS COMPETÊNCIAS E INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS Nascemos com nossas inteligências que precisam ser “ acordadas” por estímulos significativos, mas não nascemos, entretanto, com qualquer competência. A escola e particularmente a ação do professor em sala de aula pode - e deve – despertar e ampliar as inteligências, mas precisa construir competências.
  • 15. 4• COMPETÊNCIAS INTELIÊNCIAS... E OS CONTEÚDOS?Estimular e desenvolver inteligências e competências, deforma alguma implica deixar de ensinar conteúdos. Nadapode ser ensinado, desvinculando-se de um certoconhecimento que se estrutura no que chamamos de“conteúdos”.
  • 16. 5• QUAIS AS COPETÊNCIAS SE PRETENDEM NOS ALUNOS E COMO DESENVOLVÊ – LAS? Apóia-se em consulta bibliográfica extensa, experiências de muitas décadas em sala de aula e nos critérios usados pelo Ministério da Educação e da Cultura para instrumentalizar o ENEM e outros sistemas de avaliação da aprendizagem. Considerado essas ressalvas, estaremos propondo que nossos alunos pudessem:
  • 17. 1. Dominar plenamente a leitura escrita, lidando com seus símbolos e signos e assim beneficiar-se das oportunidades oferecidas pela educação ao longo de toda vida;2. Perceber as múltiplas linguagens utilizadas pela humanidade;3. Perceber a matemática em suas relações com o mundo, “matematizar” suas relações com os saberes e resolver e problemas;4. Conhecer, compreender, interpretar, analisar, relacionar, comparar e sintetizar dados, fatos e situações do cotidiano e através dessa imersão adquirir não somente uma qualificação profissional, mas competências que a tornem apta a enfrentar inúmeras situações;5. Compreender as relações sociais e atuar sobre as mesmas como cidadãos;
  • 18. 6. Valorizar o diálogo, a negociação e as relações interpessoais;7. Descobrir o encanto e a beleza nas expressões culturais de sua gente e de seu entorno;8. Saber localizar , acessar, contextualizar e usar melhor as informações disponíveis;9. Saber selecionar e classificar as informações recebidas, perceber de maneira critica os diferentes meios de comunicação para melhor desenvolver sua personalidade e estar à altura de agir com cada vez maior capacidade de autonomia e discernimento;10. A prender o sentido da verdadeira cooperação desenvolvendo a compreensão do outro e descobrindo meios e processos para se trabalhar e respeitar os valores do pluralismo e da compreensão mútua.
  • 19. 6• QUAIS AS COMPETENCIAS SE PRETENTEM NOS PROFESSORES E COMO DESENVOLVÊ-LAS?1. Organizar e dirigir situações de aprendizagem Ser muito bom na seleção de conteúdos a serem ensinados, elegendo- os de acordo com os objetivos da aprendizagem; Trabalhar a partir das representações dos alunos; Trabalhar a partir dos erros e dos obstáculos da aprendizagem; Construir e planejar dispositivos e seqüência didática; Envolver os alunos em atividades de pesquisa, em projetos de conhecimento;
  • 20. 2. Administrar a progressão das aprendizagens Conceber e administra situações-problema ajustadas ao nível e às possibilidades dos alunos; Adquirir uma visão longitudinal dos objetivos do ensino; Estabelecer laços com as teorias subjacentes às atividades de aprendizagem; Observar e avaliar os alunos tendo em mente sua “formação”; Fazer permanente balanço de competências e tomar decisões de progressão.
  • 21. 3. Conceber e fazer evoluir os dispositivos de diferenciação Ampliar a gestão da classe visando trabalhar-se a heterogeneidade; Fornecer apoio integrado, organizar em cada sala de aula uma UTI ( Unidade de Terapia Intensiva); Desenvolver a cooperação entre os alunos;
  • 22. 4. Envolver os alunos na aprendizagem e, portanto, na sua reestruturação de compreensão do mundo Entusiasmar-se pelo que ensina, suscitar no aluno o desejo de aprender; Explicitar a relação entre a aprendizagem e o saber, organizar as etapas que se busca desenvolver, convidar o aluno ao desafiante jogo da transformação e antecipar a alegria em sua conquistas; Organizar um Conselho de alunos, fazê-los se sentir agentes de um processo e não meros receptores de conteúdos e habilidades; Oferecer estratégias diferentes, atividades opcionais.
  • 23. 5. Aprender e ensinar a trabalhar juntos e a se trabalhar com equipes Elaborar projetos pedagógicos verdadeiramente em equipes; Buscar referências para entender como funciona a “dinâmica dos grupos” como se aprende a conduzir reuniões, exercitar essas tarefas em encontros com a equipe docente e ensinar nossos alunos a empreendê- las; Analisar em conjunto situações complexas e confiar na equipe para administrar crises de relacionamento interpessoais.
  • 24. 6. Dominar e fazer uso de novas tecnologias Usar e ensinar os alunos a usarem editores de texto; Explorar as potencialidades didáticas dos CD’ROMS e de outros programas; Usar a internet como “ ferramenta” de pesquisa e também para estimular a comunicação a distancia por meio da telemática.
  • 25. 7. Vivenciar e superar os conflitos éticos da profissão e administrar sua formação contínua e permanente Prevenir na escola toda forma de violência; Lutar contra todas as formas de preconceitos e discriminações; Participar da criação de regras de conduta quanto a disciplina e à comunicação em aula; Desenvolver a consciência de sua profissão e o sentido de responsabilidade, solidariedade e justiça.
  • 26. 8. Administrar sua própria formação e enriquecimento contínuo O uso das competências torna-se mais vivo e mais completo quando são enriquecida por estudos, pesquisas, leituras, debates, por cursos que se assiste, por programas que se vê, por experiências que se troca; Perrenoud simplesmente alertou-nos para a essencialidade de se aprender a conhecer, se aprender a fazer, se aprender a viver juntos, enfim, se aprender a ser.
  • 27. BUSCAR NOVAS ESTRATEGIAS DE ENSINO• Reconhecer os limites pessoais mas jamais renunciar ao objetivo de fazer de sua pratica pedagógica e de sua escola “um novo país, uma nova cidade” um lugar onde ainda se acredita na integridade, na justiça, na beleza e na bondade.

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