3. COMO DESENVOLVER AS COMPETÊNCIAS EM SALA DE AULA
4. OS TEMPOS DE AGORA SÃO OUTROS.NÃO NECESSARIAMENTE MELHORES OU PIORES, MAS INDISCUTIVELMENTE DIFERENTES.
5. PARA SER UM EDUCADOR DE VERDADE, UM VERDADEIROMESTRE, TODO PROFESSOR DEVE, ANTES, SER UMA GRANDE PESSOA.
6. COM UM HUMILDE PEDIDO DE BÊNÇÃO A MANUEL BANDEIRA, POETA MAIOR• __ Bom -dia,São Pedro. O Senhor me dá licença? __ Pois não, minha filha! O que você deseja? __ É que morri lá na Terra, meu Santo, e aqui estou me candidatando a um lugarzinho no céu. Queria ver se posso entrar? __ Vamos ver, meu bem! Você foi boa menina, crédula e piedosa, não cometeu pecado capital algum?Foi moderada nos pecados veniais? Doou parte dos seus ganhos a outros, dividiu seu pão com irmãos famintos, acolheu em sua casa velhos e doentes? Sempre ofereceu ao outro tudo quanto a si mesma desejou? Foi caridosa em todos os instantes? Não se dobrou pela cobiça, não esmoreceu nas esperanças, jamais praguejou? __ Desculpe, meu Santo. Minha vida na Terra não foi como minha mãe ensinou. Pensando melhor, até acho mesmo muito grande a pretensão em procurá-lo. O Senhor me desculpe, penso que não mereço o céu.Afinal, lá na Terra, fui apenas uma professora. . . __ Uma professora? Interessante, minha filha; professores quase nunca reinvidicam o céu. Conte o que você fazia lá na Terra, fale de seu trabalho. . . __ Bem,São Pedro, lá na Terra eu procurava ensinar meus alunos a olhar e ver, eu refletia constantemente sobre o meu trabalho, buscava inová-lo sempre, derramava toda a ternura em minhas aulas. Aprendi a aprender com os outros, com meus alunos, com suas experiências. Busquei ensiná-los a decifrar símbolos, a resolver problemas, a se relacionar com outras pessoas, a trabalhar juntos. Creio, meu Santo,que fui uma pequena artesã que construía e reconstruía permanentemente meu saber profissional. Enfim, procurei ser uma fazedora de perguntas e uma construtora de sentidos. . . Acho que foi só isso, meu bom São Pedro. Peço desculpas, foi uma alegria descobri-lo, assim tão manso, tão branco. . . __ Calma, minha filha, não se vá. Entre. O céu é todo seu. . . __ Mas São Pedro???? O Senhor me dá, mesmo , licença para entrar? __ Entre, minha filha. Para entrar no céu um verdadeiro professor jamais precisa pedir licença. (Antunes, Celso- Como desenvolver competências em sala de aula,ed. Vozes .Petrópolis-2001)
7. 1• EDUCAÇÃO-- UM TESOURO A DESCOBRIRCaberia assim ao professor um papel radicalmente diferentedo que anteriormente exercia: de agente transmissor deinformações, seu decodificador, mostrando como descobri-lase selecioná-las e de que maneira transformá-las em saberes.
8. 2• OS QUATRO PILARES DA EDUCAÇÃOO educador deve organizar- se buscando quatroaprendizagens essenciais que, ao longo de toda vida, serão dealgum modo sua bússola segura: essas aprendizagens seriam:
9. Aprender a conhecerEssa primeira aprendizagem, devem imperar habilidades parase construir conhecimentos, exercitando os pensamentos, aatenção e a memória, selecionando as informações queefetivamente possam ser contextualizadas com a realidadeque se vive e capazes de ser expressas através de linguagensdiferentes;
10. Aprender a fazerDespertar e estimular a criatividade para que se descubra ovalor construtivo do trabalho, sua importância como formade comunicação entre o homem e a sociedade, seus meioscomo ferramentas de cooperação e para que transforme oprogresso do conhecimento em novos empreendimentos eem novos empregos;
11. Aprender a viver juntos, a viver com os outrosAos poucos ir se transformando em um verdadeiro centro dedescoberta do outro e também um espaço estimulador deprojeto solidários e cooperativos, identificados pela busca deobjetivos comuns. Os caminhos do autoconhecimento e daautoestima são os mesmos da solidariedade e dacompreensão;
12. Aprender a serAprender a ser retoma a ideia de que todo ser humano deveser preparado inteiramente – espírito e corpo, inteligência esolidariedade, sentido estético e responsabilidade pessoal,ética e espiritualidade- para elaborar pensamentosautônomos e críticos e também para formular os própriosjuízes de valores, de modo a poder decidir, por si mesmo,como agir em diferentes circunstâncias da vida.
13. 3• MÚLTIPLAS COMPETÊNCIAS E INTELIGÊNCIAS MÚTIPLAS Segundo Philippe Perrenoud, sociólogo e educador suíço, competência em educação é a faculdade de mobilizar diversos recursos cognitivos – que inclui saberes, informações, habilidade operatórias e principalmente as inteligências – para, com eficácia e pertinência, enfrentar e solucionar uma série de situações ou de problemas.
14. • MÚLTIPLAS COMPETÊNCIAS E INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS Nascemos com nossas inteligências que precisam ser “ acordadas” por estímulos significativos, mas não nascemos, entretanto, com qualquer competência. A escola e particularmente a ação do professor em sala de aula pode - e deve – despertar e ampliar as inteligências, mas precisa construir competências.
15. 4• COMPETÊNCIAS INTELIÊNCIAS... E OS CONTEÚDOS?Estimular e desenvolver inteligências e competências, deforma alguma implica deixar de ensinar conteúdos. Nadapode ser ensinado, desvinculando-se de um certoconhecimento que se estrutura no que chamamos de“conteúdos”.
16. 5• QUAIS AS COPETÊNCIAS SE PRETENDEM NOS ALUNOS E COMO DESENVOLVÊ – LAS? Apóia-se em consulta bibliográfica extensa, experiências de muitas décadas em sala de aula e nos critérios usados pelo Ministério da Educação e da Cultura para instrumentalizar o ENEM e outros sistemas de avaliação da aprendizagem. Considerado essas ressalvas, estaremos propondo que nossos alunos pudessem:
17. 1. Dominar plenamente a leitura escrita, lidando com seus símbolos e signos e assim beneficiar-se das oportunidades oferecidas pela educação ao longo de toda vida;2. Perceber as múltiplas linguagens utilizadas pela humanidade;3. Perceber a matemática em suas relações com o mundo, “matematizar” suas relações com os saberes e resolver e problemas;4. Conhecer, compreender, interpretar, analisar, relacionar, comparar e sintetizar dados, fatos e situações do cotidiano e através dessa imersão adquirir não somente uma qualificação profissional, mas competências que a tornem apta a enfrentar inúmeras situações;5. Compreender as relações sociais e atuar sobre as mesmas como cidadãos;
18. 6. Valorizar o diálogo, a negociação e as relações interpessoais;7. Descobrir o encanto e a beleza nas expressões culturais de sua gente e de seu entorno;8. Saber localizar , acessar, contextualizar e usar melhor as informações disponíveis;9. Saber selecionar e classificar as informações recebidas, perceber de maneira critica os diferentes meios de comunicação para melhor desenvolver sua personalidade e estar à altura de agir com cada vez maior capacidade de autonomia e discernimento;10. A prender o sentido da verdadeira cooperação desenvolvendo a compreensão do outro e descobrindo meios e processos para se trabalhar e respeitar os valores do pluralismo e da compreensão mútua.
19. 6• QUAIS AS COMPETENCIAS SE PRETENTEM NOS PROFESSORES E COMO DESENVOLVÊ-LAS?1. Organizar e dirigir situações de aprendizagem Ser muito bom na seleção de conteúdos a serem ensinados, elegendo- os de acordo com os objetivos da aprendizagem; Trabalhar a partir das representações dos alunos; Trabalhar a partir dos erros e dos obstáculos da aprendizagem; Construir e planejar dispositivos e seqüência didática; Envolver os alunos em atividades de pesquisa, em projetos de conhecimento;
20. 2. Administrar a progressão das aprendizagens Conceber e administra situações-problema ajustadas ao nível e às possibilidades dos alunos; Adquirir uma visão longitudinal dos objetivos do ensino; Estabelecer laços com as teorias subjacentes às atividades de aprendizagem; Observar e avaliar os alunos tendo em mente sua “formação”; Fazer permanente balanço de competências e tomar decisões de progressão.
21. 3. Conceber e fazer evoluir os dispositivos de diferenciação Ampliar a gestão da classe visando trabalhar-se a heterogeneidade; Fornecer apoio integrado, organizar em cada sala de aula uma UTI ( Unidade de Terapia Intensiva); Desenvolver a cooperação entre os alunos;
22. 4. Envolver os alunos na aprendizagem e, portanto, na sua reestruturação de compreensão do mundo Entusiasmar-se pelo que ensina, suscitar no aluno o desejo de aprender; Explicitar a relação entre a aprendizagem e o saber, organizar as etapas que se busca desenvolver, convidar o aluno ao desafiante jogo da transformação e antecipar a alegria em sua conquistas; Organizar um Conselho de alunos, fazê-los se sentir agentes de um processo e não meros receptores de conteúdos e habilidades; Oferecer estratégias diferentes, atividades opcionais.
23. 5. Aprender e ensinar a trabalhar juntos e a se trabalhar com equipes Elaborar projetos pedagógicos verdadeiramente em equipes; Buscar referências para entender como funciona a “dinâmica dos grupos” como se aprende a conduzir reuniões, exercitar essas tarefas em encontros com a equipe docente e ensinar nossos alunos a empreendê- las; Analisar em conjunto situações complexas e confiar na equipe para administrar crises de relacionamento interpessoais.
24. 6. Dominar e fazer uso de novas tecnologias Usar e ensinar os alunos a usarem editores de texto; Explorar as potencialidades didáticas dos CD’ROMS e de outros programas; Usar a internet como “ ferramenta” de pesquisa e também para estimular a comunicação a distancia por meio da telemática.
25. 7. Vivenciar e superar os conflitos éticos da profissão e administrar sua formação contínua e permanente Prevenir na escola toda forma de violência; Lutar contra todas as formas de preconceitos e discriminações; Participar da criação de regras de conduta quanto a disciplina e à comunicação em aula; Desenvolver a consciência de sua profissão e o sentido de responsabilidade, solidariedade e justiça.
26. 8. Administrar sua própria formação e enriquecimento contínuo O uso das competências torna-se mais vivo e mais completo quando são enriquecida por estudos, pesquisas, leituras, debates, por cursos que se assiste, por programas que se vê, por experiências que se troca; Perrenoud simplesmente alertou-nos para a essencialidade de se aprender a conhecer, se aprender a fazer, se aprender a viver juntos, enfim, se aprender a ser.
27. BUSCAR NOVAS ESTRATEGIAS DE ENSINO• Reconhecer os limites pessoais mas jamais renunciar ao objetivo de fazer de sua pratica pedagógica e de sua escola “um novo país, uma nova cidade” um lugar onde ainda se acredita na integridade, na justiça, na beleza e na bondade.
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