Antes que o semestre acabe, replaneje
A rotina de sala de aula, o dia a dia na escola e as diferentes tarefas, tanto dos professores como dos coordenadores, nos impulsionam a realizar muitas atividades ao mesmo tempo. E, quando nos damos conta, o final do semestre já está bem próximo! Quantas vezes já não tivemos que deixar de efetuar algumas etapas de projetos e planos ou fazer tudo correndo, sem a qualidade ou a tranquilidade pretendida? Nesses momentos, o tempo e os imprevistos costumam ser os nossos maiores inimigos.
Como seria possível, então, assegurar os planejamentos e evitar atropelos?
Acredito que uma das ações que mais pode ajudar é garantir que o coordenador tenha um panorama do que está acontecendo em todas as turmas. Para mim, faz toda a diferença prever um momento coletivo antes do fim do semestre para retomar com os professores tudo o que já foi feito e socializar o andamento das situações didáticas e dos ajustes que foram necessários. Esse acompanhamento é uma ótima solução para um final de semestre tranquilo.
Como planejar esse encontro
A reunião com os professores pode acontecer com os grupos das diferentes faixas etárias separados, um a cada dia, ou com toda a equipe junta. A diferença entre cada opção é o tempo que o coordenador realmente poderá estar junto com os docentes. Eu, como coordenadora, quanto mais conheço meu grupo, mas sei identificar os pontos fortes e também os maiores desafios dos profissionais. Dessa forma, sei o quanto preciso intervir. Em alguns grupos, posso apenas prever tempo, pauta e espaço e, em outros, será mais pertinente estar junto o tempo todo para potencializar as discussões e, assim, efetivar os encaminhamentos.
A primeira medida é orientar os docentes a organizar um cronograma, marcando todos os eventos previstos (reunião de pais, fechamento de projetos, passeios ou alguma atividade extra) e contando quantos dias ainda faltam para o fim do semestre.
O próximo passo será adequar o planejamento de cada eixo, estimar quantos dias realmente se utiliza para cada atividade, elencar o que precisa acontecer e o que pode ser modificado ou até descartado. É muito melhor reestruturar um planejamento, deixando-o possível de acontecer, do que prever situações que, na verdade, não acontecerão com a tranquilidade e o tempo necessários.
Durante todo esse trabalho, é preciso que os professores tenham o protagonismo na tomada de decisões e na reorganização dos planejamentos. Só assim garantimos o envolvimento total no resultado esperado. O papel do coordenador é, então, dar sugestões, apontar caminhos e mediar as resoluções, sempre com o foco nas aprendizagens dos pequenos e na qualidade das intervenções pedagógicas.
E os seus planejamentos, estão ajustados ao tempo real que existe até o final do semestre?
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