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quinta-feira, 18 de junho de 2015

8 HABILIDADES QUE TODO ESTUDANTE DEVERIA TER NO FUTURO


Todos sabemos e já discutimos bastante como a educação e os modos de ensino são diferentes hoje em dia. Com o advento da internet, a globalização e um mundo em desenvolvimento cada vez mais rápido, é tarefa dos professores e educadores passarem esse novo tipo de conhecimento aos seus alunos. Aqui, falaremos das 8 habilidades que os estudantes devem ter nos dias atuais para se dar bem no futuro.
Pearson, uma das maiores empresas de educação e editora de livros do mundo, publica todo ano o estudo “The Learning Curve” com dados sobre educação e métodos de ensino no mundo inteiro. Combinando ranking educacionais de vários países, ele mostra um panorama do que já foi feito, de como tudo está sendo feito agora e de como pode melhorar no futuro. O relatório é como um guia para os governos melhorarem a educação em geral e formarem cidadãos mais preparados para enfrentar as dificuldades e competitividade da vida profissional e social.
Resultados
Este ano, um dos principais resultados que o “The Learning Curve” traz é o ranking dos sistemas educacionais mundiais, sendo um dos principais focos em quais habilidades os estudantes devem ter para atender às necessidades em constante mudança do mercado global, e algumas maneiras possíveis de identificar as deficiências desses sistemas educacionais coletivos.
Então, a pergunta é: quais são essas habilidades que estão se tornando tão importantes quanto os tradicionais “leitura, escrita e matemática”? Ou seja, hoje em dia, não adianta mais só saber o básico, não adianta só ensinar o básico. O aluno deve aprender em sala de aula proficiências não tão teóricas que vão usar para a vida toda.
Esse é o resultado do “The Learning Curve” para as habilidades necessárias para o futuro:
  1. Liderança
  2. Alfabetização Digital
  3. Comunicação
  4. Inteligência Emocional
  5. Empreendedorismo
  6. Cidadania Global
  7. Habilidade para Resolução de Problemas
  8. Trabalho em Equipe
Agora, educador, pergunte-se: você já incorporou essas ideias nas suas aulas? Ainda está em tempo de ajudar os seus alunos a se integrarem melhor no mundo globalizado. Tente fazer planos de aula que englobem não só as matérias tradicionais, mas também essas novas diretrizes tão comentadas.
Mais lições:
  • A OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) estima que metade do crescimento econômico nos países desenvolvidos na última década veio de habilidades melhoradas. É como diz o vice-diretor para educação da OCDE, Andreas Schleicher: “A economia mundial não se importa mais tanto com o que as pessoas sabem, mas o que podem fazer com o que sabem”.
  • De uns anos para cá, tornou-se cada vez mais claro que a leitura básica, escrita e aritmética não são mais suficientes. A importância de habilidades não-cognitivas do século XXI, definidas como habilidades importantes para a interação social, é bem alta.
  • Fazer com que as habilidades certas sejam ensinadas às pessoas no início de sua infância é muito mais eficaz do que tentar melhorar essas habilidades na idade adulta de quem não teve um bom sistema escolar. Mas mesmo o ensino primário sendo de alta qualidade, as habilidades podem não ser desenvolvidas na idade adulta, se não forem usadas regularmente.
  • Os países em desenvolvimento devem ensinar habilidades básicas de forma mais eficaz, antes de começar a considerar as competências mais amplas. Não há razão para investir em pedagogias e tecnologias para promover as habilidades do século XXI, quando os conceitos básicos de matemática e alfabetização não estão bem aprendidos.
Esse é o novo mundo educacional do século XXI. É se atualizar e tornar sua sala de aula cada vez mais dinâmica e interligada com essas novas habilidades.

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