Resgatando cantigas Dados
da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
- Desenvolver habilidades de leitura e de escrita;
- Interpretar informações;
- Reconhecer a estrutura do gênero textual cantiga;
- Cantar e representar cantigas de roda;
- Produzir uma paródia;
- Elaborar gráfico;
- Resolver situações problema;
- Desenvolver habilidades de escuta e respeito à fala de colegas;
- Desenvolver atitudes de interação, colaboração e troca de experiências em grupos.
Duração das atividades
Aproximadamente 300 minutos – cinco (5) aulas de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Professor, para a realização das atividades aqui propostas é necessário que o aluno esteja inserido no processo de alfabetização, e tenha desenvolvido noções básicas de leitura e de escrita.
Estratégias e recursos da aula
Professor, esta aula tem como objetivo orientar práticas docentes contemplando as ações e referências do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. O Pacto trata-se de um compromisso firmado pelo governo federal, com o Distrito Federal,os estados e os municípios, que visa assegurar o direito de todas as crianças se alfabetizarem até os oito anos de idade. As ações do Pacto se constituem em um conjunto integrado de materiais e referências curriculares e pedagógicas a serem disponibilizados pelo MEC, que contribuem para a alfabetização e o letramento, tendo como eixo principal a formação continuada de professores alfabetizadores.
1ª atividade – aproximadamente 60 minutos.
Introduzindo o tema: Caixa surpresa
Tendo em vista que esta é uma proposta interdisciplinar, em uma aula poderemos dialogar com diferentes áreas do conhecimento: Língua Portuguesa, Matemática, Ética dentre outras.Professor, os alunos adoram recitar canções e textos fáceis de serem memorizados, e demonstram muito interesse por rimas. Nesse sentido o trabalho com cantigas de roda é pertinente por fazer parte do interesse das crianças, bem como, por proporcionar o desenvolvimento de diversas habilidades e conhecimentos no processo de alfabetização e letramento. Nesse sentido, propomos o trabalho com cantigas populares para explorar as rimas e possibilitar a abordagem de alguns direitos de aprendizagem dos alunos, como, por exemplo:
- Participar de interações orais em sala de aula;
- Identificar semelhanças sonoras em sílabas e em rimas;
- Localizar informações explícitas em textos de diferentes gêneros, lidos pelo professor;
- Perceber que as vogais estão em todas as sílabas;
- Dominar as correspondências entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro, de modo a ler e escrever palavras e textos.
Fonte: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: currículo na alfabetização: concepções e princípios. Brasília: MEC, SEB, 2012, p. 32-37.
Para motivar os alunos, nossa sugestão é que providencie anteriormente uma caixa surpresa e coloque dentro dela, fichas com palavras/imagens contidas em cantigas populares que fazem parte do universo infantil, como por exemplo: sapo, barata, canoa, anel, pirulito, boi, dentre outras. Veja abaixo uma sugestão de como podem ser feitas as fichas:
SAPO |
CANOA |
Leve a caixa surpresa com as fichas dentro, para a sala de aula. Organize seus alunos em roda de conversa, e apresente a caixa questionando-os:
- O que vocês acham que tem dentro dessa caixa?
- Passem a caixa uns para os outros e usem seus sentidos para tentar adivinhar (como tato, audição e olfato).
Depois que levantarem várias hipóteses, revele que dentro da caixa há algumas palavras que você irá mostrar. Retire uma palavra de cada vez, e solicite que eles tentem fazer a leitura da mesma. Em seguida, pergunte se eles se lembram de alguma cantiga que tem essa palavra.
Cante com eles. Caso seus alunos não se lembrem, você poderá dar pistas, cantando o início da cantiga.
Após explorar todas as palavras, converse com eles na rodinha questionando-os sobre:
- Qual tipo de músicas são essas que cantamos?
- Porque elas são chamadas de cantigas de roda?
- Vocês gostam desse tipo de canção?
- Qual é a sua cantiga preferida?
- Você conhece alguma cantiga que não cantamos? Cante-a para a turma.
Para finalizar esse momento, aproveite as fichas que você construiu e transforme em um jogo da memória relacionando palavra/imagem, para que explore com seus alunos. Para tanto, basta recortar as fichas separando a imagem da palavra. Divida seus alunos em grupos de 4 elementos, separe 7 fichas para cada grupo e ensine-os a brincar.
Regras do jogo: sorteia-se quem irá começar a jogar, cada jogador vira duas cartas por vez; caso a palavra seja correspondente à imagem ele pontua e joga novamente; se errar passa a vez de jogar para o próximo colega; ganha quem fizer mais pares (palavra/imagem).
Caso ache pertinente, explore-o com seus alunos. Uma sugestão de atividade para esse momento é copiar o conceito no caderno de Língua Portuguesa e em seguida representá-lo por meio de desenhos.
Pesquisa com familiares:
Proponha aos alunos que realizem uma pesquisa com seus familiares sobre o tema “Cantigas de Roda”. Essa atividade além de possibilitar a interação das crianças e seus familiares, também permitirá que o adulto entrevistado resgate aspectos de sua infância por meio da recordação de cantigas que faziam parte de sua infância.
Veja uma sugestão de roteiro para a pesquisa:
PESQUISA COM FAMILIARESESCOLHA UMA PESSOA DE SUA FAMÍLIA E REALIZE UMA PESQUISA SOBRE A TEMÁTICA CANTIGAS DE RODA. PARA TANTO SIGA O ROTEIRO ABAIXO:NOME DO ENTREVISTADOS:________________________________________GRAU DE PARENTESCO COM O ENTREVISTADOR:_____________PERGUNTAS:1) O QUE SÃO CANTIGAS DE RODA?2) VOCÊ CONHECE ALGUMA CANTIGA?3) ESCOLHA UMA CANTIGA DE RODA QUE VOCÊ CANTAVA QUANDO ERA CRIANÇA E ESCREVA-A ABAIXO:______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________4) VOCÊ PODE ME ENSINAR ESSA CANTIGA PARA QUE EU CANTE COM MEUS COLEGAS NA PRÓXIMA AULA?5) FAÇA UM DESENHO REPRESENTANDO A CANTIGA QUE VOCÊ ME ENSINOU?6) O QUE VOCÊ ACHOU DESSE MOMENTO? |
2ª atividade – aproximadamente 60 minutos.
Socialização da entrevista: confecção do varal de cantigas
Professor, reserve uma aula para os alunos apresentarem os resultados da pesquisa realizada com seus familiares. Eles poderão levar os registros para a rodinha e socializá-los com seus colegas. Em seguida, solicite que eles cantem a cantiga escolhida pelo familiar.
Monte um varal de cantigas em sua sala de aula, com as cantigas escritas e os desenhos feitos pelos familiares representando-as.
3ª atividade – aproximadamente 60 minutos.
Explorando cantigas... desvendando a escrita
Professor, selecione algumas cantigas para trabalhar com seus alunos. Por meio delas você poderá abordar diversos direitos de aprendizagem necessários para o processo de alfabetização e letramento.
A BARATA DIZ QUE TEM (CANTIGAS POPULARES)
A BARATA DIZ QUE TEM SETE SAIAS DE FILÓ
|
Em seguida proponha algumas atividades a partir da letra da cantiga. Essas atividades possibilitarão o trabalho com rimas, também a interpretação de texto.
- Sobre qual animal a cantiga falava?
2. A barata retratada na cantiga era:
( ) honesta ( ) brava ( ) mentirosa
3. Escreva uma palavra que rima com cada palavra da música no quadro a seguir. Veja o exemplo:
PALAVRA | RIMA |
FILÓ | SÓ |
VELUDO | |
MARFIM | |
FORMATURA | |
CACHEADO |
Texto lacunado:
Inicie esta atividade abordando o vídeo sobre a cantiga “Peixe Vivo – Palavra Cantada”. Cante e dance com seus alunos. Após eles terem memorizado a cantiga, proponha uma atividade na qual eles poderão perceber que o que é falado pode ser representado por meio da escrita. Nossa sugestão é trabalhar a letra da cantiga de forma lacunada, para que eles preencham com as palavras que estão faltando. Nessa atividade, os alunos poderão exercer suas hipóteses de escrita, após esse momento realize o papel de mediador para auxiliá-los na escrita convencional.Veja um exemplo:
PEIXE VIVO -PALAVRA CANTADA
COMO PODE UM _______ VIVO
|
Trabalhando de forma interdisciplinar:
Professor, após o trabalho com o texto lacunando, você também poderá aproveitar essa cantiga, para trabalhar questões sobre o modo de vida dos peixes. Para tanto, converse com seus alunos sobre:
- Onde esse animal vive?
- Porque ele não pode viver fora da água?
- Como vocês acham que o peixe respira?
- Que tal convidarmos um professor de Ciências para dar uma palestra para nossa turma e falar sobre esse animal?
Cantiga fatiada:
Explore com seus alunos a cantiga popular “Alecrim Dourado”.Reproduza a cantiga para seus alunos, cante e dance com eles. Veja a letra da cantiga abaixo:Alecrim Dourado -Cantigas Populares
ALECRIM, ALECRIM DOURADO
|
Reescreva o trecho da cantiga abaixo na ordem correta:
SEM SER SEMEADO
ALECRIM, ALECRIM DOURADO
QUE NASCEU NO CAMPO
QUE ME DISSE ASSIM
FOI MEU AMOR
QUE A FLOR DO CAMPO É O ALECRIM
Vamos parodiar com cantigas:
Professor, escreva algumas cantigas em papel Kraft e fixe na lousa de sua sala de aula. Cante-as com seus alunos, explore oralmente palavras que rimam, aspectos desse tipo de texto.
Posteriormente, solicite que eles se agrupem em grupos de quatro alunos, escolham uma das cantigas coladas na lousa para recriar uma cantiga a partir da melodia da cantiga escolhida, ou seja, eles irão construir uma paródia.
Oriente-os nesse processo, intervindo e mediando quando for necessário. Lembre-se que o papel do mediador é fundamental para o desenvolvimento do aluno em processo de alfabetização, já que o professor deve estar questionando o aluno sobre suas hipóteses de escrita, possibilitando o conflito cognitivo do mesmo, em escritas de palavras de maneira não convencional.
Veja um exemplo de paródia criada a partir da cantiga "Ciranda, cirandinha" pela professora Laís:
Crianças, criancinhas
Vamos todos estudar,
Vamos ser todos amigos
E uns aos outros ajudar!
A escola é um lugar de convivência e união
O professor é um amigo que nos tem no coração!
Você poderá abordar várias cantigas com seus alunos, e explorar diversos conteúdos por meio delas.
É importante que você disponibilize todas as letras das cantigas trabalhadas com seus alunos para que eles colem em seus cadernos e em seguida resolvam atividades. Pois, dessa maneira, eles registrarão todas as cantigas abordadas em sala de aula, ampliando seu repertório.
4ª atividade – aproximadamente 60 minutos.
Cantigas preferidas da turma: confeccionando gráficos e tabelas
Após o trabalho com diversas cantigas, você poderá fazer uma votação com os alunos, para decidir qual é a cantiga preferida pela turma. Para tanto, monte uma tabela na lousa e registre as cantigas sugeridas por seus alunos. Anote na frente de cada cantiga a quantidade de votos que ela recebeu.
Em seguida, faça um gráfico representando o resultado da votação. Você poderá entregar para seus alunos uma folha de papel quadriculada para que eles coloram de acordo com o resultado da votação. Veja o exemplo de uma tabela com os dados coletados com os alunos do 2º ano.
Cantigas | Quantidade de votos recebidos |
1- A barata diz que tem | 6 |
2 – Alecrim | 9 |
3 – Peixe vivo | 3 |
4 – Pirulito que bate bate | 3 |
5 – Sapo Jururu | 1 |
a) Qual é a cantiga preferida de nossa turma?
b) Quantos votos ela recebeu?
c) Qual foi a cantiga menos votada?
d) Quantos votos ela recebeu?
e) Quais cantigas receberam a mesma quantidade de votos?
f) Em qual cantiga você votou? Por quê?
Professor, proponha estas atividades por escrito, no caderno de Matemática, para que os alunos façam suas descobertas buscando a solução das situações problema da forma que conseguirem, depois, faça correção coletiva.
Confeccionando um livro de cantigas da turma...
Outra sugestão é confeccionar um livro de cantigas de roda da turma. Para tanto, cada aluno deverá escolher uma cantiga, escrevê-la em uma folha de papel e ilustrá-la utilizando diferentes recursos tais como: pintura com tinta, colagem, recortes, desenhos, dentre outros.Depois de pronta, reúna as cantigas registradas pelos alunos e encaderne. Monte com os alunos uma capa coletiva.
Vocês poderão organizar uma mostra para os familiares, na qual eles poderão cantar e dramatizar as cantigas do livro.
Outra hipótese é organizar uma tarde de autógrafos nas quais eles serão os artistas e assinarão o livro confeccionado.
Recursos Complementares
Sítio: "Qdivertido". Nesse sitio você encontra diversas cantigas populares que fazem parte do folclore brasileiro. Disponível em:
AVALIÇÃO:
Professor, a avaliação deverá ser um processo contínuo de reflexão, em todas as atividades propostas. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa nos aponta para a necessidade de uma avaliação formativa que leve em consideração todo o processo de construção do conhecimento pelos alunos. Fonte: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: currículo na alfabetização: concepções e princípios: ano 1: unidade 1, Brasília: MEC, SEB, 2012. Observe a participação e o envolvimento dos alunos ao longo do trabalho, analise se eles: ampliaram seu repertório de cantigas de roda; compreenderam a estrutura desse tipo de texto; produziram tentativas de escrita de textos e palavras aproximando-se da escrita convencional; resolveram situações problema; cantaram e interagiram na abordagem das diversas cantigas exploradas; souberam organizar dados em gráficos; e desenvolveram habilidades de leitura. Registre suas observações para orientar seu planejamento.
Professor, a avaliação deverá ser um processo contínuo de reflexão, em todas as atividades propostas. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa nos aponta para a necessidade de uma avaliação formativa que leve em consideração todo o processo de construção do conhecimento pelos alunos. Fonte: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: currículo na alfabetização: concepções e princípios: ano 1: unidade 1, Brasília: MEC, SEB, 2012. Observe a participação e o envolvimento dos alunos ao longo do trabalho, analise se eles: ampliaram seu repertório de cantigas de roda; compreenderam a estrutura desse tipo de texto; produziram tentativas de escrita de textos e palavras aproximando-se da escrita convencional; resolveram situações problema; cantaram e interagiram na abordagem das diversas cantigas exploradas; souberam organizar dados em gráficos; e desenvolveram habilidades de leitura. Registre suas observações para orientar seu planejamento.
Opinião de quem
Nenhum comentário:
Postar um comentário