A educação tem asas, flutua qual pássaro e se esgueira
Pulando por entre os galhos e folhas do ensinamento
Como na parábola da videira em que o mestre é a videira
E a sociedade, os ramos em uma plataforma de conhecimento.
Por certo, há de ter-se maior cuidado nesta concepção
Pois o educar vai para além da relação dialógica
Flui pela usina do pró letramento buscando vazão
Circular pelos entornos da linguagem pedagógica – epistemológica.
Revela ao homem qual deve ser o seu posicionamento
Na lógica da relação: vida, construção e sabedoria
Tornado o ser capaz de transformar este relacionamento
Apropriando-se conscientemente de sua própria autonomia.
Se tem asas é pássaro, sendo pássaro é vida - Quanta imaginação!
E voa – revelando novas asas através da educação a todo o ser
Educando, reeducando e sendo educado nesta imensa construção
Mestres são ramos fortes, alicerces fundamentais para o viver.
Devem circular livres entre a sociedade com a legitimidade
De quem tem um dever, neste processo continuo de transformação
Aonde a prática e a teoria devem fluir com sincronicidade
Sabendo que estes elementos estão sempre em mutação.
Einstein escreveu e me aproprio de seu saber com este discernimento;
Educação é o que fica depois que se esquece do que a escola ensinou.
Digo que educação é uma ideologia - e na reta deste pensamento
Afirmo que se leva vida a fora o que um mestre um dia nos apregoou.
Bem, talvez a educação more a sombra da grande videira
Tal qual oleiro a moldar a criança, o jovem, o idoso...
Reinventando com amor o olhar para a vida de tal maneira
Que torne o homem, discípulo do educar, um ser vitorioso.
(Poesia do meu colega da SME/Canoas, Hermínio Mino, escrita especialmente para o evento do Pró-Letramento)
Agradeço a contribuição para o blog, Mino!
Pulando por entre os galhos e folhas do ensinamento
Como na parábola da videira em que o mestre é a videira
E a sociedade, os ramos em uma plataforma de conhecimento.
Por certo, há de ter-se maior cuidado nesta concepção
Pois o educar vai para além da relação dialógica
Flui pela usina do pró letramento buscando vazão
Circular pelos entornos da linguagem pedagógica – epistemológica.
Revela ao homem qual deve ser o seu posicionamento
Na lógica da relação: vida, construção e sabedoria
Tornado o ser capaz de transformar este relacionamento
Apropriando-se conscientemente de sua própria autonomia.
Se tem asas é pássaro, sendo pássaro é vida - Quanta imaginação!
E voa – revelando novas asas através da educação a todo o ser
Educando, reeducando e sendo educado nesta imensa construção
Mestres são ramos fortes, alicerces fundamentais para o viver.
Devem circular livres entre a sociedade com a legitimidade
De quem tem um dever, neste processo continuo de transformação
Aonde a prática e a teoria devem fluir com sincronicidade
Sabendo que estes elementos estão sempre em mutação.
Einstein escreveu e me aproprio de seu saber com este discernimento;
Educação é o que fica depois que se esquece do que a escola ensinou.
Digo que educação é uma ideologia - e na reta deste pensamento
Afirmo que se leva vida a fora o que um mestre um dia nos apregoou.
Bem, talvez a educação more a sombra da grande videira
Tal qual oleiro a moldar a criança, o jovem, o idoso...
Reinventando com amor o olhar para a vida de tal maneira
Que torne o homem, discípulo do educar, um ser vitorioso.
(Poesia do meu colega da SME/Canoas, Hermínio Mino, escrita especialmente para o evento do Pró-Letramento)
Agradeço a contribuição para o blog, Mino!
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