Caligrafia
A caligrafia é uma habilidade importante para as crianças em idade escolar. As dificuldades relacionadas à caligrafia podem ter consequências na participação bem sucedida da criança em atividades escolares e brincadeiras, podendo levar a problemas no desempenho escolar e a baixa autoestima.
Alguns estudos relacionados identificaram os componentes do desempenho
que estão associados com a caligrafia; são eles:
-planejamento motor
-coordenação olho-mão
-percepção visual
-integração visomotora
-percepção cinestésica
-manipulação com as mãos
A pega (preensão) do lápis, a posição do papel, a postura sentada para escrever, a estabilidade e a mobilidade dos membros superiores são fatores ergonômicos que devem ser analisados quando a criança começa a escrever. A qualidade da caligrafia:
-velocidade,
-legibilidade
-espaçamento
-alinhamento
-tamanho e forma.
A pega (preensão) do lápis é um aspecto da caligrafia que tem sido abordado
por terapeutas ocupacionais que trabalham com crianças com problemas de caligrafia.
Embora a pega (preensão) em tripé dinâmica seja geralmente estimulada por educadores e terapeutas, existem numerosas variações de pega (preensão). Essas variações têm sido frequentemente observadas em crianças com caligrafia deficiente. Contudo, não está claro até que ponto uma pega (preensão) atípica contribui para a caligrafia deficiente.
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